TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multiculturalismo na escola

Por:   •  22/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.591 Palavras (7 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 7

FACCAMP – FACULDADE DE CAMPO LIMPO PAULISTA

Diversidade no Ensino

A Pluriculturalidade e o Caminho das Políticas Afirmativas.

Ubiratan Maia - RA: 17573

Renata Bezerra - RA: 17170

Regina Baviera - RA: 17401

Maria Antônia - RA: 17167

11/06/1978


[pic 1]

Introdução

A luta para que haja respeito às diferenças no âmbito escolar se arrasta no País ao longo das ultimas décadas. Para que possamos ver o ambiente escolar como lugar de real mudança no âmbito do reconhecimento da pluralidade cultural é de suma importância que consigamos desconstruir as descriminações de gênero, étnico-raciais e por orientação sexual, e este processo passa necessariamente pela informação, que instrumentalizada de maneira séria por professores e outros setores das unidades de ensino pode ampliar o respeito à pluralidade e enfrentamento a todo tipo de preconceito.

Justificativa

Um dos tipos de descriminação mais visível no ambiente escolar é a descriminação racial e para que possamos combater terminantemente este tipo de violência é necessária à desconstrução de certos conceitos culturais de natureza eurocêntrica e, que de tão arraigados na cultura nacional se entranham no currículo oculto das escolas aproveitando-se da falta de conhecimento e da omissão do próprio ambiente em explorar a pluriculturalidade de maneira mais efetiva, neste sentido é necessário trazer informações sobre a cultura nacional valorizando todos seus matizes. Este projeto tem como princípio um aprofundamento aos valores da cultura afro-brasileira demonstrando sua difícil jornada desde a libertação dos escravos em 1888 até as datas atuais, aproveitando-se de recortes educacionais e explorando de maneira pratica as politicas afirmativas como a lei de cotas para universidades, levando os alunos do terceiro ano do ensino a uma reflexão de qual a jornada que tornou esta polemica, porém necessária lei possível em nosso País.

Objetivos Gerais

A partir de praticas educacionais simples estre projeto pretende apresentar aos educandos uma perspectiva mais abrangente do como e porque a descriminação étnico-racial se desenvolve e como este processo que mesmo estando arraigado na sociedade pode ser combatido através de medidas afirmativas que visem à igualdade de oportunidades. Dando uma perspectiva clara para aqueles alunos que por ventura necessitem da utilização de politicas afirmativas o façam com pleno conhecimento de causa e de maneira a defenderem-se inclusive daqueles que no limite entre a má fé e a ignorância agem de maneira preconceituosa contra aqueles tentam valer-se destes direitos.

Objetivos Específicos

Promover ambiente de respeito na escola, para que a diferença não seja tratada na óptica da exclusão, do desrespeito e da violência.

Desenvolver, a partir dos conteúdos ministrados, atividades que primem pela equidade, respeito e valorização dos seres humanos.

Desenvolver atividades a respeito das leis 10.639/2003 e 11.645/20081

Debater com os alunos a lei de cotas nas universidades sua importância e utilização de maneira a diminuir barreiras sociais e ampliar a igualdade social.

 

Metodologia

Para que seja possível uma eficiente desconstrução de certos padrões preconceituosos em relação à conquista de igualdade étnico-racial será necessária a construção de alguns conceitos para que seja possível a desconstrução de outros. Para que possamos entender este processo é de extrema primazia que conceituemos inicialmente o que se espera por igualdade qual a diferença ideológica entre igualdade e igualitarismo, serão também trazidos ao foco os conceitos de liberalismo e meritocracia, para que a partir destes princípios possamos pontuar a luta pela igualdade ético-racial.

O projeto toma como inicio a apresentação destes conceitos em aulas expositivas em sala de maneira a acirrar a curiosidade e abrir a mente dos educandos às atividades posteriormente apresentadas, seguindo-se a apresentação de três documentários intervalados por discussões e debates, retornando a sala para apresentação da lei 10.639 abrindo um debate especifico sobre sua eficiência no âmbito escolar encerrando as atividades com palestra de esclarecimento sobre o tema e apresentação temática.

Este projeto tem como base de duração um bimestre letivo que preferencialmente tomará lugar no quarto bimestre aproveitando-se do dia da consciência negra como data de grande importância dentro do projeto e ainda levando em consideração a real utilização da politica de cotas por alunos participantes do projeto.

Atividades

Aulas expositivas

As aulas expositivas terão lugar nos intervalos entre as atividades extra classe serão distribuídas da seguinte maneira:

  • Inicio do projeto, apresentação da proposta e introdução ao tema, com a apresentação e discussão dos conceitos trabalhados de liberalismo econômico, meritocracia e igualde.
  • Apresentação do documentário “Alguém falou de racismo?”.
  • Discussão sobre o documentário e levantamentos sobre a árdua jornada dos negros desde a libertação até a sociedade atual, onde deve ser exposto e debatido as mazelas deixadas pela falta de politicas de apoio e a marginalização dos libertos como causador do abismo socioeconômico enfrentado pela grande maioria dos negros em nosso País.
  • Apresentação do documentário “Quanto vale ou é por quilo?”.
  • Nova rodada de discussões e levantamento de temas relativos a miséria e a exploração da situação dos pobres e miseráveis e afirmar a necessidade da construção de mudanças
  • Apresentação do documentário “Olhos Azuis”.
  • Debate sobre o preconceito racial e o mal causado pela aceitação deste preconceito por parte da sociedade.
  • Aula expositiva: apresentação da lei 10.639/03 e posterior lei 11645/08 sobre o ensino de cultura africana e afrodescendente nas escolas. Abertura para debate sobre a eficiência e necessidade da implementação de lei especifica para o ensino destes materiais nas escolas.
  • Aula expositiva: Desconstrução do conceito de meritocracia na sociedade atual e esclarecimentos a respeito do liberalismo econômico e utilização de politicas afirmativas em busca da igualdade tomando como base os levantamentos feitos nas etapas anteriores.
  • Apresentação de palestra.
  • Fechamento do projeto com exposição dos principais pontos observados, parecer dos alunos e solicitação de avaliação.

Documentários

Após primeira rodada de aulas expositivas dá-se inicio a primeira rodada de discussão com a apresentação dos documentários:

Alguém falou de racismo?

Dirigido por Claudius Ceccon e Daniel Caetano em 2002, mistura situações ficcionais e entrevistas para debater o problema da discriminação racial nas escolas. Filme produzido para a campanha "Direitos são para valer", que teve a parceria da Fundação Cultural Palmares e apoio da Fundação Ford. O objetivo é ajudar professores, alunos e seus familiares a reconhecer determinadas formas sutis de racismo e propor ações para superá-las.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (146.1 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com