TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Musica na Educação Infantil

Por:   •  5/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  3.269 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER

IDENTIFICAÇÃO

Francielle Araújo da Cruz – RU: 1075624

1.TEMA

A música como recurso facilitador da aprendizagem.

1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

A influência da música no aprendizado infantil com crianças de 0 a 5 anos.

2.PROBLEMATIZAÇÃO

Qual a capacidade da música e sua importância no desenvolvimento integral em suas múltiplas dimensões: Física, emocional, intelectual e social e como este recurso é capaz de facilitar a aprendizagem de crianças de 0 a 5 anos?

3.JUSTIFICATIVA

A música tem a capacidade de tranqüilizar as crianças quando ainda estão no ventre de suas mães. Por meio da música a criança aprende a linguagem das sensações e dos sentidos, que estão presentes em diversas situações; como na hora do café da manhã, do lanche, do soninho, das comemorações e no momento crucial de alfabetização.

Através da música a criança entra em contato com o mundo das letras e ao mesmo tempo não se distanciando do universo da diversão e entretenimento.

Seus conhecimentos se tornam mais amplos quando a música é inserida neste contexto, estimulando a criatividade, a percepção, a coordenação e o convívio social, e este contato faz com que elas conheçam o mundo a sua volta de forma agradável, facilitando o processo de ensino-aprendizagem.

Portanto a música é uma importante ferramenta que se for utilizada de maneira adequada pelo professor, trará grandes benefícios para o desenvolvimento infantil.

4.OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL:

Investigar por meio de referências bibliográficas as possibilidades de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo através da música na educação infantil na faixa etária de 0 a 5 anos.

4.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS:

- Investigar de que maneira a música favorece o desenvolvimento do potencial criativo, expressivo e da emotividade da criança, bem como a inspiração à sua concentração e autodisciplina;

- Apontar como o auxilio da música implica no desenvolvimento motor, cognitivo/lingüístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança;

- Apresentar as formas de interação da música com as estruturas de trabalho, ou seja, como a música pode contribuir em várias atividades pedagógicas na educação infantil.

5. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

O som, o ritmo, a melodia sempre fizeram parte das nossas vidas, nos envolvendo totalmente, as músicas das canções de ninar na voz da mãe, ensinando assim a formar as primeiras palavras, a voz dos familiares ao pronunciarem seus nomes, contarem histórias, ao ouvirem o latido do cachorro, o mugido da vaca, as batidas das mãos, o ruído do carro, a batida do tambor e tudo o que tem som.

A relevância da música no sistema educacional infantil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com