TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Musica na Educação Infantil

Por:   •  13/11/2018  •  Artigo  •  1.836 Palavras (8 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

POLO: GUARULHOS

PROJETO INTEGRADOR

ALESSANDRA ALVES SILVA – RA: 8742154181

MONICA ALENCAR DE ANDRADE – RA: 8982241474

VALERIA APARECIDA REPISO LORATO PEREIRA – RA: 9904000773

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

GUARULHOS/ SP

ABRIL/2017

Sumário

Tema.........................................................................................................................................3

Justificativa...............................................................................................................................4

Problema...................................................................................................................................5

Objetivos..................................................................................................................................6

Metodologia.............................................................................................................................7

Cronograma.............................................................................................................................8

Referências Bibliográficas.......................................................................................................9

[pic 3]

Tema

A musicalização está presente em todas as culturas sejam elas primitivas ou civilizadas, antigas ou atuais, a música sempre teve um papel importante para o desenvolvimento social, cognitivo, emocional e estético do ser humano.

A música por fazer parte em todas as culturas, nas mais diversas situações tais como em comemorações, rituais, festas, manifestações cívicas, políticas e etc. Como existe também música para dormir, para dançar, chorar os mortos, para incentivar o povo as guerras, o que traduz sua função ritualística. Em alguns povos a presença da música é diária, tocada e dançada por todos de acordo com os momentos de festividades e de cada manifestação musical. Nesses contextos, as crianças entram desde muito cedo em contato com a cultura musical e começam a aprender as tradições musicais de seu povo.

Na Grécia antiga a música era considerada fundamental para a formação dos futuros cidadãos, ao lado da matemática e filosofia. Presente em diversas situações da vida humana, ela proporciona integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos. Auxilia no desenvolvimento de competências, não só o campo dos sentimentos, como no campo de raciocínio lógico, da matemática, pois construir música é fazer combinações úteis, é discernir e selecionar. A música é uma das formas mais importantes de expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da educação.

Alguns elementos que constituem a música: Som - são as vibrações audíveis e regulares de corpos elásticos, que se repetem com a mesma velocidade. As vibrações irregulares são denominadas ruído. Ritmo - é o efeito que se origina da duração de diferentes sons, longos ou curtos. Melodia - é a sucessão rítmica e bem ordenada dos sons. Harmonia - é a combinação simultânea, melódica e harmoniosa dos sons.

Cada um desses elementos da música corresponde a um aspecto humano específico: o ritmo musical induz ao movimento corporal, a melodia estimula a afetividade; a ordem ou a estrutura musical (na harmonia ou na forma musical) contribui ativamente para a afirmação ou para a restauração da ordem mental no homem.

A música é uma das formas de arte existentes e pode ser definida como “uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio” (Referencial Curricular para Educação Infantil, vol. 3, p. 45).

Justificativa 

Este trabalho vem com objetivo de conscientizar as pessoas sobre o papel da música na educação e a sua importância no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança.

Vem mostrar a suma importância da música ser inserida na vida das crianças desde bebês, pois desde do útero materno eles já mantêm esse contato de afeto. Explica também como ela pode contribuir no processo de ensino aprendizagem, na ativação do cérebro (memória), na integração e formação do indivíduo no meio em que e a participação na construção do saber.

Expondo aos professores os benefícios que se podem obter ao inserir a música em suas aulas, sendo usada como linguagem, os bens que ela oferece para o desenvolvimento do saber, levando em consideração que seu uso como agente facilitador do processo ensino aprendizagem é de extrema importância para formação do indivíduo, além de proporcionar um ambiente prazeroso e estimulante de se aprender.

As crianças na fase da Educação Infantil têm muito o que aprender, e são muito curiosas o que é muito bom para o professor que pode se aproveitar dessa curiosidade para desenvolver através da música práticas pedagógicas muito mais interessantes e envolventes, onde os alunos terão a oportunidade de explorar cada vez mais, e se tornarem protagonistas no que diz respeito ao aprendizado.

“Ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos de mãos etc., são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, além de atenderem a necessidade de expressão que passam pela esfera afetiva, estética e cognitiva. Aprender música significa integrar experiências que envolvem a vivência, a percepção e a reflexão, encaminhando-as para níveis cada vez mais elaborados. ” (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, vol. 3, p.48).

A música traz um papel muito importante para os pequenos, além de contribuir de forma positiva na socialização dos pequenos, algumas crianças não conseguem se relacionar com outras logo de imediato, ou seja, quando estão na educação infantil, que são os primeiros anos deles na escola, e a música pode fazer com que eles interajam entre si, tornando-os mais próximos e amigáveis, além de melhorar o desenvolvimento e o aprendizado.

Para Vygotsky (1988), aprendizado e desenvolvimento estão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida. Assim, é fácil concluir que o aprendizado da criança começa muito antes de ela frequentar a escola. Todas as situações de aprendizado que são interpretadas pelas crianças na escola já têm uma história prévia, isto é, a criança já se deparou com algo relacionado do qual pode tirar experiências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (210.2 Kb)   docx (54.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com