TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Musica na Educação Infantil

Por:   •  30/10/2021  •  Monografia  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 5

                                       [pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

SÃO LUIS - MA

2021


 gleyciane lopes pavao[pic 6]

ludicidade e educação :

Música na educação infantil das escolas publicas

 

Projeto apresentado ao Curso de (Pedagogia) da Instituição (FACULDADE PITAGORAS ).

Orientador: (Ana Massambani)


SÃO LUIS - MA

2021

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        6

2 OBJETIVOS        6

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        6

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        7

3 JUSTIFICATIVA        8

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        9

5 METODOLOGIA        16

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        17

REFERÊNCIAS        19

               

1 INTRODUÇÃO

Neste estudo buscou- se pesquisar sobre o trabalho com a música na educação infantil, com o objetivo de investigar que concepções os docentes possuem sobre o papel da música e que práticas são realizadas.

De acordo com os Paramentos Curriculares Nacionais (PCN), o ensino da musica tem por objetivo gerais abrir espaços para que os alunos possam se expressar e s e comunicar através dela, bem como promover experiencias de apreciação e a abordagem em seus vários contextos culturais e históricos.

Através de um questionário aberto, coletamos dados que levam a reflexão sobre a pratica da educação musical, os resultados obtidos levam que os professores que tem conhecimento sobre a importância da musica nas atividades escolares tentam fazer o trabalho da forma que e possível.

No entanto não se percebeu a existência de uma ação pedagógica que envolva o trabalho interdisciplinar ou multidisciplinar envolvendo a música. Assim deduz que ela é pouco usada na pratica curricular.

Conclui-se que é necessário estruturar melhor a formação inicial docente, para que haja um melhor preparo com relação ao trabalho com a música na escola, em especial na educação infantil. Assim o profissional terá conhecimento de técnicas e metodologias adequadas aos contextos da educação, e assim terá condições de desenvolver melhor o seu trabalho com a música na educação infantil.

A introdução não é avaliada na Atividade 1.

1.1 O PROBLEMA

A musicalização contribui para o processo de ensino ?

Como a musicalização contribui na educação infantil tendo em vista o ensino lúdico[a]?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Compreender a importância do uso da música como um recurso educativo e lúdico na educação infantil.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

 

•        Descrever as causas que impede alcançar um ensino de aprendizagem significativo na educação musical das escolas públicas .[b]

•        Indagar sobre o grau de importância que os professores e familiares atribuem ao ensino da música [c]na infância no processo de desenvolvimento ensino e aprendizagem.

•        Identificar a necessidade de formação inicial e continuada dos professores de educação infantil em relação à música como recurso educativo.    

3 JUSTIFICATIVA

Infelizmente ,para[d] muitas escolas não existe a opção de ter um profissional da musica no seu quadro , não há espaços apropriados , ausência de materiais adequados para o desenvolvimento das atividades . além do desinteresse familiar, a falta de formação pedagógica dos professores .

Conclui-se que e necessário estruturar melhor a formação inicial docente , para que haja um melhor preparo com relação ao trabalho com a musica na escola , em especial na educação infantil . assim o profissional terá conhecimento de técnicas e metodologias adequadas os contextos da educação , e assim terá condições de desenvolver melhor o seu trabalho com a musica na educação infantil .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (102.4 Kb)   docx (35.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com