TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Musica na Educação infantil

Por:   •  2/9/2019  •  Monografia  •  6.381 Palavras (26 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1]

        

MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

EVELYN PAULO DA SILVA

SÃO JOÃO DE MERITI

2016

EVELYN PAULO DA SILVA

MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de conclusão de Curso apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá, como requisito parcial para obtenção do Grau de Licenciado em Pedagogia, sob orientação do Professor Marcos Vinícius Mendonça Andrade.

.

SÃO JOÃO DE MERITI

2016

EVELYN PAULO DA SILVA

MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 2]

BANCA EXAMINADORA

_____________________________________________________

Prof. Marcos Vinícius Mendonça Andrade, M.Sc.

Universidade Estácio de Sá

_____________________________________________________

Profª. Ana Paula S. Coutinho

Universidade Estácio de Sá

Dedico este trabalho a Professora Renata Dantas, que foi de fundamental importância para a minha escolha profissional.

“-Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntas melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Ai, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas dobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes”.

Ruben Alves

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo apresentar a música e a musicalização como elementos fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e social do ser, pois a música está presente na vida do ser humano desde o ventre de sua mãe. Na fundamentação teórica será apresentado um pouco da história da música, que já existia desde a pré-história. Pois a música está presente na vida do ser humano desde os primórdios da humanidade. No texto que fala da área de música dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais PCNs, mostra que houve um grande progresso na forma de se trabalhar a música e de como pensar sua prática pedagógica, se comparados a uma visão tradicional.Quando é inserida na rotina das crianças, contribui para o desenvolvimento neurológico, afetivo e motor da criança. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica, campo de análise observatório e questionário respondido pelos docentes.

Palavras-chaves: música, educação infantil, professor

        

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.................................................................................................8

  1. UM POUCO DA HISTÓRIA DA MÚSICA.................................................11

2.1 MÚSICA SEGUNDO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS...........................................................................................................13

  1. MÚSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL.............................................................15
  1. METODOLOGIA...........................................................................................20

3.1 COLETA SE DADOS.......................................................................................21

3.2 ANÁLISE DOS DADOS..................................................................................22

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................24

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................24

ANEXOS................................................................................................................25

  1. INTRODUÇÃO

Segundo Brito (2003), a música está presente no cotidiano de todo ser humano. E ela se apresenta de varias maneiras, ela é uma forma de expressão artística, tanto no campo popular como no erudito. Embora ela esteja presente em todos os continentes, ela se apresenta de diferentes maneiras, com diferentes funções nestes lugares.

Ela diz que a relação com a música muitas vezes se inicia no ventre materno e segue no decorrer de sua infância. Nas brincadeiras infantis, as crianças usam a música para estabelecer regras, como uma forma de expressão e para ter uma relação social.

Entender a importância e a contribuição da música para o desenvolvimento infantil é o tema central deste estudo. Pois através da minha experiência profissional junto a crianças da Educação Infantil, pude observar que a música usada de forma adequada ajuda muito no desenvolvimento social e cognitivo da criança.

A música está presente na vida da criança desde o ventre de sua mãe, nas batidas do coração até os sons externos. Na Educação Infantil trabalhar com música tem fundamental importância, já que a música se presente na vida da criança o tempo todo.

De acordo com Bellochio (2014), na escola esse instrumento tem sido usado na maioria das vezes de forma errada, sem nenhuma relação com os conteúdos dados em sala, apenas usado como instrumento de recreação para as crianças não dando a devida importância a esta ferramenta que pode ajudar muito no desenvolvimento social e cognitivo da criança.Dentro deste contexto, o objetivo do presente estudo é verificar se a música é trabalhada adequadamente na Educação infantil e de que maneira a musica contribui para o desenvolvimento cognitivo da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48 Kb)   pdf (493.5 Kb)   docx (126.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com