TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Por:   •  25/2/2020  •  Resenha  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE

ALEGRE

CURSO PEDAGOGIA

Ângela Helena de Oliveira Almeida

Atendimento Educacional Especializado

Autor: MIELENE FERREIRA MACEDO DAMÁZIO

Damázio, Mirlene Ferreira Macedo;. Atendimento Educacional Especializado. Brasília/DF-2007.

O texto mostrou as características de pessoas com surdez utilizando todo e qualquer recurso possível para a comunicação, a fim de potencializar as interações sociais, considerando as áreas cognitivas, linguísticas e afetivas dos alunos. Tendo a visão inovadora para beneficiar a participação do mesmo na sala de aula.

O atendimento Educacional especializado para surdos necessitam de profissionais que tenha conhecimento, organização e estrutura e uma metodologia de trabalho. As experiências escolares aqui no Brasil ainda são muito recentes e as propostas pedagógicas nessa abordagem ainda estão sendo sistematizadas. Pois, ainda há poucas publicações científicas sobre o assunto, os currículos são inadequados e faltam de professores, diante dessa necessidade a uma valorização desse profissional, o texto fala que a presença deste profissional é de extrema importância para a inserção das pessoas com surdez, que são usuárias da língua de sinais.  

A abordagem educacional visa à capacitação de pessoa com surdez para a utilização de duas línguas no cotidiano escolar e na vida social, quais sejam: a Língua de Sinais e a língua da comunidade ouvinte, por isso a texto fala da necessidade de  se iniciar  esse trabalho nos primeiros anos de  escolaridades pois uma vez que inicia tardiamente neste processo mais obstáculos encontrarão  na conquista de habilidades comunicativa e escrita . O ensino oferecido no atendimento educacional especializado é necessariamente diferente do ensino escolar e não pode caracterizar-se como um espaço de reforço escolar ou complementação das atividades escolares.

                                                     

ASPECTOS QUANTITATIVOS

O livro possui 45 paginas, 4 capítulos e o texto trata da experiência do Atendimento Educacional Especializado com das pessoas surdas.  

CRITICA

 O texto contribui com a formação de um profissional critica na área da EE porem é um  texto é muito repetitivo.

INDICAÇÃO DA OBRA

 É indicado para professores, estudantes que querem trabalhar com a AEE e para qualquer publico que interessa pelo assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com