TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Atendimento Educacional Especializado

Por:   •  18/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 3

ENTREVISTA

1-como acontece o atendimento educacional especializado?

O professor deve ter formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica na educação especial. O professor de AEE é o responsável por realizar o atendimento ao aluno com NEE que, dependendo do caso, tem função complementar ou suplementar, considerando sempre as necessidades específicas desses alunos.

2-Como deve ser realizado o atendimento ao aluno com necessidades?

Fica claro que o atendimento ao aluno com necessidades educacionais especiais deve ser ofertado em turno inverso ao da escolarização.

3-A modalidade de educação denominada educação especial é garantida a quem?

Aos alunos que apresentam TDH, Autismo, Deficiência Mental, Distúrbio de Conduta e hipercinético, distúrbio da linguagem e coordenação, baixa visão, perda auditiva neurossensorial, dificuldades cognitivas-diagnostica, atraso de desenvolvimento psicomotor e intelectual e neuropsicomotor, paralisia cerebral e libras. Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), altas habilidades/superdotação e deficiências física, visual, auditiva e intelectual. De acordo com os dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

4-Como é uso do computador como recurso pedagógico?

Considerando que a tecnologia facilita ultrapassar os limites dos livros, é válido considerar que o emprego adequado, intencional e planejado do computador pode tornar-se um poderoso recurso pedagógico nas ações educacionais. Para isso precisam ser utilizados como complementos de uma metodologia e devem ser previstos no planejamento de trabalho como forma de sistematizar e mediar o processo ensino-aprendizagem.

5-No contexto atual, em que a tecnologia nos mostra uma nova forma de viver, sentir e pensar o mundo que nos rodeia, como devemos ficar atentos e pensar sobre o reflexo dessas mudanças na área educacional?

Como em todo processo dinâmico, sabemos que a aprendizagem deve proporcionar a professores e alunos condições motivadoras para buscarem novos repertórios, novas representações e, assim, tendo acesso a novos conhecimentos, surgirão novos interesses e novas motivações no processo educativo.

6-No meio escolar, o uso pedagógico do computador é apontado como um fator que pode efetivamente contribuir para um avanço qualitativo dos processos de ensino e de aprendizagem?

O computador permite ao professor atender à diversidade de demandas dos seus alunos de forma individualizada, além de promover atividades coletivas que favorecem a cooperação entre eles, permitindo uma prática inclusiva, na qual todos podem aprender juntos.

7- Como ocorre a avaliação pedagógica do aluno?

Nesse caso, a avaliação pedagógica parte do princípio de que é necessário conhecer o sujeito para orientar a ação educativa. Ela se constitui como uma estratégia de investigação inicial fundamental que deve ser utilizada no sentido de auxiliar o aluno a conhecer a real condição de aprendizagem  para alcançar  as estratégias e objetivos ao elaborados  no seu Planejamento.

8-A proposta de avaliar o aluno é essencial?

É essencial para orientar o trabalho a ser desenvolvido com ele na sala de recursos, para identificar os avanços do aluno durante e após o desenvolvimento da proposta de trabalho de apoio realizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com