TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Atendimento Educacional Especializado

Por:   •  12/3/2021  •  Projeto de pesquisa  •  6.879 Palavras (28 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 28

INSTITUTO TECNOLÓGICO DO ESTADO DE GOIÁS

 GOVERNADOR OTÁVIO LAGE

CURSO TÉCNICO EM MULTIMEIOS DIDÁTICOS

ELOISA CRISTINA SILVA

NARA CÍNTIA DA SILVA MENDES

NORMA LÍDIA RIBEIRO DA SILVA

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

GOIANÉSIA-GOIÁS

2018

ELOISA CRISTINA SILVA

NARA CÍNTIA DA SILVA MENDES

NORMA LÍDIA RIBEIRO DA SILVA

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Trabalho de Conclusão de Curso, elaborado como requisito parcial para conclusão de Curso Técnico em Multimeios Didáticos pelo Instituto Tecnológico do Estado de Goiás Governador Otávio Lage.

 Orientador (a): Rosanna Jalily Falcão Miclos

                                     

GOIANÉSIA-GOIÁS

2018

ELOISA CRISTINA SILVA

NARA CÍNTIA DA SILVA MENDES

NORMA LÍDIA RIBEIRO DA SILVA

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Trabalho de Conclusão de Curso, elaborado como requisito parcial para conclusão de Curso Técnico em Multimeios Didáticos, pelo Instituto Tecnológico do Estado de Goiás – Governador Otávio Lage, orientado pelo (a) Prof. Rosanna Jalily Falcão Miclos.

BANCA EXAMINADORA

 ______________________________________

Rosanna Jalily Falcão Miclos

Prof.ª Orientadora: 

            _______________________________________

Ana Carolina Cardoso Poiatti

Supervisora de eixo

_______________________________________

Gilvania Aparecida de Andrade Gomes

Diretora

Nota: _________

Agradecemos a Deus pela sua infinita bondade, por ter nos dado a graça de concluir este trabalho.  A nossa família por sempre nos apoiar e acreditar que somos capazes de vencer os obstáculos, somos gratas também aos profissionais que nos incentivaram a permanecer firmes durante toda essa jornada.

1 INTRODUÇÃO

A educação consiste em um direito fundamental e indispensável para os indivíduos seja ele criança, jovem, adulto ou idoso, independentemente de suas características e condições sociais. É na escola que se constrói a base do conhecimento, a inter-relação, atitudes autônomas e também valores morais. Sendo a escola tão importante, o desafio da atualidade é promover um ensino de qualidade e acessível a todos. A partir disso originou-se a necessidade da inclusão dentro das escolas, visto que no passado os indivíduos com necessidades especiais eram rotulados de incapazes, sendo submetidos à prática de segregação.

As leis, a constituição, diretrizes, as políticas públicas estão voltadas para garantir o direito dos educandos com necessidades especiais à educação. E tais direitos regulamentam no ensino regular, a educação inclusiva como processo de atender as necessidades dos mesmos. Um exemplo viável dessa conquista constitucional é o Atendimento Educacional Especializado (AEE), ofertado no ensino regular para os alunos com necessidades especiais.

Diante disso foi abordada na análise crítica a importância das tecnologias assistivas (TA), para os educandos com necessidades especiais, a indispensabilidade de uma formação adequada por partes dos professores, visto que eles são responsáveis por mediar o conhecimento e instigar em seu aluno a aprendizagem. Tais abordagens se fizeram necessárias, uma vez que é impossível não falar da inclusão sem referir ao papel do professor. “É necessário que ele tenha condições de trabalhar com a inclusão e na inclusão”. (CUNHA, 2015, p.101).

O professor é peça fundamental para um ensino inclusivo, pois a partir deles, que se inicia todo o processo de aquisição dos saberes. Os professores necessitam de um olhar diferenciado tanto nas concepções, no fazer pedagógico, nas escolhas metodológicas, nas mediações e condições desse ensino. Diante do exposto, o educador do AEE desempenha funções primordiais na área inclusiva em se tratando da seleção dos recursos educacionais, identificar quais são as dificuldades e habilidades dos alunos, elaborar estratégias e executar o plano de ação para levar as condições reais de aprendizado dentro do atendimento educacional especializado. Desta maneira os docentes das salas multifuncionais são responsáveis em preparar o educando com necessidade para vida, ofertando tanto segurança, confiança quanto o estímulo à liberdade, a emancipação e conhecimento significativo. A inclusão não pode ser feita de qualquer maneira e nem deve ser gerida de forma superficial, de fato, embora se tenha clareza sobre a sua importância, existem várias adversidades que impedem de oferecer uma educação inclusiva de qualidade e verdadeira.

O objetivo dessa pesquisa é explanar sobre a presença dos multimeios didáticos nos atuais processos e instituições educativas, dando ênfase à contribuição desses recursos, para auxiliar o desenvolvimento dos alunos que necessitam de um atendimento educacional especializado para se desenvolverem tanto nos espaços sociais, como educacionais. Ao propor esta pesquisa, pretendemos ampliar o debate das questões que envolvem o ensino aprendizagem da pessoa com deficiência, levando – os a uma breve reflexão sobre a importância de um atendimento funcional onde aconteça a troca entre professores do AEE e professores da sala regular.

Durante a execução do nosso trabalho fizemos pesquisas bibliográficas inter-relacionando com os dados coletados na pesquisa de campo direcionado a escola pelo método de entrevista semi-estruturada, a fim de poder relacionar a teoria com a prática. Pretendemos então, demostrar a todos sobre a relevância de um bom trabalho executado pelos professores do AEE dentro das salas multifuncionais, e como os materiais pedagógicos e recursos tecnológicos são indispensáveis para suprir as especificidades dos educandos com necessidades especiais, independente de qual seja sua deficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.4 Kb)   pdf (2 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com