TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COACHING COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR NO SÉCULO XXI

Por:   •  12/2/2018  •  Monografia  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

O COACHING COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR NO SÉCULO XXI

Thais Pires Amaro

Rio de Janeiro

2014/1

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE PEDAGOGIA

O COACHING COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR NO SÉCULO XXI

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Estácio de Sá, sob orientação da Professora Laélia Moreira como requisito parcial para a obtenção do grau de Licenciatura em Pedagogia.

Rio de Janeiro

2014/1

FOLHA DE APROVAÇÃO

Thais Pires Amaro

O COACHING COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR NO SÉCULO XXI

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Estácio de Sá, sob orientação da Professora Laélia Moreira como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciatura em Pedagogia.

Professor Orientador

Professora Maria Dylma

Rio de Janeiro

2014/1

AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar a Deus pelo dom da vida, pela fé que me fez vencer os desafios já superados e pelos demais que ainda encontrarei no decorrer da trajetória da vida acadêmica e profissional; pela perseverança que me faz continuar a lutar e trilhar um caminho de transformação.

À minha família e amigos por compreenderem a importância deste momento de aprendizado que é necessário para a minha formação nos momentos de ausência e renúncias.

Aos mestres que passaram por este caminho agregando conhecimento e vivências tão ricas, que são capazes de nos desconstruir e reconstruir, a cada dia, com um novo desafio e aprendizado.

À Escola Oga Mita que se fez celeiro de conhecimentos e aprendizados, sendo a fonte de inspiração e execução deste trabalho. Aos professores que, tão gentilmente, se colocaram à disposição para aprender, trocar e ensinar, fazendo com que este projeto se tornasse realidade e saísse do papel.

A todos, o meu muito obrigada!

EPÍGRAFE

A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.

Jean Piaget

RESUMO

        O presente trabalho traz como tema “O Coaching como ferramenta metodológica para o desenvolvimento de competências para ensinar no século XXI”. Amparado pelo conceito de competências de Philippe Perrenoud, visa testar e apresentar o coaching como processo de transformação, de mudança e facilitador para o desenvolvimento de pessoas e organizações. Da mesma forma, tem por objetivo, elucidar as competências necessárias para ensinar no século XXI, além das demais competências pertinentes ao processo ensino aprendizagem.

O objetivo deste TCC é disponibilizar ferramentas e referenciais teórico-metodológicos, viando a busca pela melhor prática pedagógica dos educadores junto a seus alunos. Assim, as referencias apresentadas são da corrente defensora da Pedagogia das Competências, originária do campo da educação, que é diferente, em muitos aspectos, da concepção do termo pelo mundo do trabalho.

Ao final, pretende comprovar a eficácia e eficiência do processo de coaching para o desenvolvimento das competências para ensinar, segundo a abordagem de Perrenoud (2000), frente às novas demandas da educação trazidas pela sociedade moderna, demonstrando os resultados coletados em campo. Destes resultados, foi possível diagnosticar o gap na formação do ensino superior, uma vez que a maioria dos participantes desconhecia tais informações; além de ser comprovada a eficácia e eficiência do coaching para o desenvolvimento das competências para ensinar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (181 Kb)   docx (48.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com