TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMEÇO DA VIDA

Por:   •  12/3/2021  •  Resenha  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 5

NOME: ERISLANE LIMA DE CASTRO                MATRÍCULA: UP20136220        

CURSO: PEDAGOGIA – TARDE

                                O COMEÇO DA VIDA

O documentário aborda o começo da vida, os elementos importantes nesse começo de jornada e como é o crescimento da criança. Cada criança que nasce é algo novo para a humanidade. A jornada começa pelo nascimento, esse é o primeiro desafio que a criança enfrenta, ela é tirada da barriga da mãe e passa a conhecer esse novo ambiente externo totalmente diferente do que estava acostumada. Os bebes são maquinas de aprender, foi comprovado que eles não são irracionais como pensavam. Eles não são como tabulas rasas são simplesmente os melhores alunos que o mundo poderia ter. As crianças são muito observadoras e ultra sensíveis a tudo que acontece ao seu redor, e utilizam disso para descobrir coisas novas e resolver problemas que possam vim. Os bebes estão em constante descoberta com o mundo ao seu redor.

No documentário é ressaltado a importância de a criança ter autoestima, pois crianças com autoestima elevada ajudam elas a sempre buscarem coisas novas, muitas vezes elas irão errar e os pais devem tentar entender elas e aumentar sua autoestima para que elas continuem tentando até conseguir, ensinar que errando é que se aprende. Os primeiros anos de vida são os anos de formação da criança, onde ela ainda está se conhecendo e conhecendo o mundo. As crianças precisam ser livres para conhecer o mundo, as coisas e ter suas próprias escolhas, cabe aos pais acompanhar e ajudar as crianças, as crianças constrói seu saber com os pais por isso a importância de os pais se mostrarem disposto e interessados no que seus filhos tendem a falar. O amor é uma construção diária entre pais e filhos e a criança quer estar o máximo de tempo com os pais. Os pais tem que incentivar crianças a explorar o mundo, a criança precisa o conhecer coisas novas, ao invés de ter brinquedos comprados deve ser investido na construção de brinquedos com o que já temos em casa. Crianças tem instinto nato para dominar as coisas, tudo que acontece ao seu redor elas aprendem.

O aprendizado começa quando a criança nasce e assim ela vai aprendendo espontaneamente com as coisas do cotidiano, elas estão constantemente inventando coisas novas e o ingrediente mais importante são os pais ou pessoas que estão acompanhando essas crianças na sua formação, essa relação entre pais e filhos é essencial para o desenvolvimento do cérebro. A mãe é a primeira pessoa da qual a criança tem contato e esse relação determina em qual ambiente a criança será inserida no mundo. Amor materno é muito importante porem o papel do pai é fundamental para mostrar para a criança que existe um mundo lá fora além da sua mãe. Filhos que crescem com o pai ausente vivem em uma situação desfavorável. Pais também podem exercer as funções de uma mãe e esse é um dilema da mulher que não deixa ou não acredita no potencial do homem, as mulheres acreditam que a sua forma de cuidar é a certa e a forma do homem é a errada e que só elas sabem fazer e não dão abertura para o pai, porém não existe forma certeza, existe diferentes formas. O certo seria passar por isso juntos com o mesmo proposito sem sobrecarregar nenhuma das partes envolvidas. Homens não devem ajudar devem assumir a responsabilidade e se fazer presente na vida dos filhos, a responsabilidade é de ambos.          

        Alimento é cultura, quando alimentamos uma criança estamos lhes dando um estilo de vida. Outro elemento importante é o ambiente do qual a criança está inserida e isso vai depender do valor que você dar as coisas, o ambiente estar na mente das pessoas. Esse ambiente deve ser seguro e livre. É importante uma interação da criança com a natureza pois assim aprendem a cuidar dela. Aos três anos a criança começa a sentir empatia, se colocar no lugar do outro, então começa a ter empatia com tudo ao seu redor, seja pessoas, bichos, natureza, coisas, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com