TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONHECIMENTO, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Por:   •  2/9/2018  •  Seminário  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 6

CONHECIMENTO, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Dayane Habitzreuter da Silva

Karin da Rosa Eliseu

Miria da Costa Petroski

Suzi Habitzreuter Hammer

Professora- Orientadora Francys Paulino

Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI

Pedagogia (Ped 1304) – Seminário Interdisciplinar V

13/06/2017

RESUMO

Os recursos tecnológicos que vão muito além de um laboratório de informática, sendo usado em sala de aula, poderá impactar o conhecimento e o aprendizado dos alunos. Recursos como tabletes, aplicativos e acesso à internet via wifi, permitem que as aulas de muitos professores ganhem vida nova, podendo apresentar conteúdos disciplinares muito atraentes. Podendo usar  essas ferramentas facilitara o processo de aprendizagem, e sendo um método adequado de satisfação e prazer a criança. Cada pedagogo usara um método adequado para sua realidade garantindo um aprendizado e desenvolvimento eficaz.

Palavras- chave: Recursos tecnológicos. Laboratório de informática. Aprendizado-desenvolvimento

1 INTRODUÇÃO

      Através dos recursos tecnológicos crianças desenvolvem suas potencialidades e é uma forma adequada de estimulação que pode ser oferecida a partir da infância.

      Em uma sala de aula com os recursos que as escolas possuem abriram caminhos do conhecimento que o aluno levara para avida.

      No desafio de educar corretamente o aluno, o professor enfrentara grandes desafios e que o mesmo faça parte do currículo escolar.


      O autor aponta a importância do professor ser muito bem preparado, para que a dificuldade de transformação tecnológica em oportunidades de aprendizagem.

2 Tecnologia na escola

      Estamos vivendo em uma sociedade em constante mudança, onde o conhecimento é atualizado e reelaborado a todo instante e a escola enquanto formadora do cidadão crítico, deverá oportunizar estratégias inovadoras utilizando as mais diversas ferramentas disponíveis a fim de torná-lo capaz de atuar de maneira a resolver situações e problemas nessa sociedade de mudanças. As modernas tecnologias estão cada vez mais invadindo os muros das escolas e universidades, levando o professor a um novo desafio: como incorporá-las em sua prática pedagógica de forma significativa e não apenas como mais uma ferramenta para motivar a sua aula ou transmitir conteúdo? Desafio este, que está levando as escolas a equiparem-se com recursos tecnológicos e os professores a buscarem capacitação e aperfeiçoamento na área das tecnologias quanto ao uso pedagógico desses novos recursos de ensinar e aprender, devido a constatação de que nos cursos de graduação, pouco, ou quase nada ainda, está sendo proposto aos futuros professores. As escolas e universidades já dispõem de tecnologias como TV, vídeo, DVD, retroprojetores, projetor de multimídia e laboratórios conectados à internet. E ao professor cabe, buscar e aprender a utilizar-se dessas tecnologias de maneira que vão de encontro à construção do conhecimento e levem os alunos a formular e buscar soluções para problemas.

      Daí a importância de uma boa preparação dos professores, já que como disse Demo,

 “Parece evidente a dificuldade de transformar as tecnologias em oportunidades de aprendizagem sem a mediação do professor. Qualquer artefato técnico implantado na escola só frutifica sob a mediação do professor” (2005, pg.12).

      Portanto, não é um simples desafio, mas uma situação real que está posta para todos àqueles que realmente pensam em uma educação para o futuro.

2.1 Papel do professor

       Embora as tecnologias tenham um papel importante no ensino-aprendizagem, sempre será necessário um professor para dar conhecimento científico aos alunos, propiciar aos alunos a mediação do conhecimento.

      Para que os recursos tecnológicos façam parte da vida escolar é preciso que alunos e professores o utilizem de forma correta, e um componente fundamental é a formação e atualização de professores, de forma que a tecnologia seja de fato incorporada no currículo escolar, e não vista apenas como um acessório ou aparato marginal. É preciso pensar como incorporá-la no dia a dia da educação de maneira definitiva. Depois, é preciso levar em conta a construção de conteúdos inovadores, que usem todo o potencial dessas tecnologias.

      Dessa forma, a mediação pedagógica se faz necessária para que o aluno saia da sala de aula com plena capacidade de usufruir das possibilidades que o universo digital oferece.

2.2 BLOG

       Um blog, blogue, weblog ou caderno digital é uma página da WEB, que permite o acréscimo de atualizações de tamanho variável chamados artigos ou posts. Estes podem ser organizados de forma cronológica inversa ou divididos em links sequenciais, que trazem a temática da página, podendo ser escritos por várias pessoas, dependendo das suas regras. A princípio foi usado, pelos jovens, como diário virtual, porém, na virada do século, o blog passou a ser utilizado como divulgador de temas e discursos variados num leque de possibilidades, tais como: o entretenimento, corporativismo e atividades de profissionais como jornalistas, empresários, políticos, escritores, professores e alunos que aos poucos estão descobrindo e explorando a principal de suas características, a interatividade, que pode levar à formação de redes colaborativas de aprendizagem. Os Blogs são espaços interativos, onde tudo pode ser publicado e dito, sem limites para o conteúdo, nem para quem pode ter um. Quaisquer pessoas ou comunidades, de qualquer idade ou região podem criar um blog e postar as informações que julgarem importantes para tal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (144.2 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com