TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CURRÍCULO ESCOLAR, FORMAL E COMO PRÁTICA

Por:   •  16/11/2018  •  Artigo  •  4.152 Palavras (17 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 17

O CURRÍCULO ESCOLAR, FORMAL E COMO PRÁTICA

RESUMO

Este artigo tem como objetivo os principais conceitos do currículo presente na literatura, sua trajetória histórica pontuando os principais autores que fundamentam esta área. O currículo educacional representa a síntese dos conhecimentos e valores que caracterizam um processo social expresso pelo trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas. Neste sentido, busca-se refletir sobre as questões de seleção e organização de conteúdos, pensando a ação do profissional da educação. Pensar o currículo e desenvolve-lo requer um enfrentamento, um desejo de mudança e uma vontade de realizar uma tarefa, onde o imprevisível nos acompanha diariamente, isso requer do profissional comprometimento com o que se está fazendo. Os professores devem analisar e definir a ação educativa, estabelecendo uma proposta curricular que considere as relações escola-comunidade, produzindo uma prática educativa, articuladora da teoria com a prática, tendo o educando como sujeito do processo ensino-aprendizagem. Este é um documento que precisa estar em permanente mudança para acompanhar os anseios da sociedade em relação à educação de nossas crianças que se modificam constantemente.

Palavras chave: Currículo educacional. Cultura. E Identidade.

ABSTRCT

This article aims to present the main concepts of the curriculum in literature, its historical trajectory punctuating the main authors that support this area. The educational curriculum is the synthesis of knowledge and values ​​that characterize a social process expressed by the educational work in schools. In this sense, we try to reflect on the issues of selection and content organization, thinking the professional action of education. Thinking about the curriculum and develop it requires a confrontation, a desire for change and a willingness to perform a task, where unpredictable accompanies us daily, it requires the professional commitment to what you're doing. Teachers should analyze and define the educational action by establishing a curriculum proposal that considers the school-community relations, producing an educational practice, theory with practice articulator, with the student as the subject of teaching-learning process. This is a document that needs to be constantly changing to keep up with the aspirations of society regarding the education of our children that change constantly.

Keywords: Educational curriculum. Culture. And Identity.


1 INTRODUÇÃO

Este artigo apresenta algumas reflexões e resultados de um anteprojeto que busca identificar que tipo de currículo a Escola Municipal São Geraldo no município de Porto Alegre do Norte adota e qual a visão da comunidade escolar da mesma tem sobre currículo, buscando viabilizar a participação da comunidade escolar quanto à organização do currículo, visando melhorar o espaço escolar e social. Dentre os resultados obtidos, até o momento, enfatiza-se que entre professores, o conformismo e o comodismo alguns buscam o novo tentando alcançar novos horizontes, outros já não têm essa mesma expectativa. Mesmo assim pais, alunos e professores caminham lado a lado em busca de uma educação de qualidade.

A proposta curricular implica na elaboração e prática concretizada em processos educativos que correspondam às finalidades socioeducativos, derivadas da realidade social e das experiências extraescolar, e a vinculação da educação com o trabalho e as práticas sociais.

A palavra currículo é priorizada nas escolas desde os primeiros ensaios feitos para sua criação, no pensamento grego onde a educação deveria ser desenvolvida para formar o homem integral, já se pensava em quais conhecimentos os alunos deveriam aprender, abrangendo as áreas do conhecimento físico, intelectual e moral.

Entendendo que o currículo deve ser fonte de transformação no cotidiano escolar e observando que o mesmo é compreendido com lista de conteúdo, é que propomos essa pesquisa para compreender o conceito que os professores têm sobre o currículo, sua função e sua prática.

Pensar o currículo e desenvolvê-lo requer um enfrentamento, um desejo de mudança e uma vontade de realizar uma tarefa, onde o imprevisível nos acompanha diariamente, isso requer do profissional comprometimento com o que se está fazendo. Os professores devem analisar e definir a ação educativa, estabelecendo uma proposta curricular que considere as relações escola-comunidade, produzindo uma prática educativa, articuladora da teoria com a prática, tendo o educando como sujeito do processo ensino-aprendizagem.

Para realizar essa pesquisa nós recorremos às leituras bibliográficas e entrevistas.

2 CARACTERIZAÇÕES DA ESCOLA MUNICIPAL SÃO GERALDO.

A Escola Municipal São Geraldo localizada no município de Porto Alegre do Norte, foi fundada no ano de 1993 na administração de Luiz Carlos Machado para atender o público daquele setor, hoje a mesma conta com um quadro de nove professores efetivos e contratados, os quais nos ajudaram nesta pesquisa sobre “O currículo formal e o currículo como prática”.

De acordo com as entrevistas e feitas com os docentes da Escola São Geraldo apenas 50% tem conhecimento do currículo escolar da mesma os outros, ou seja, 50% não conhecem.

Quando perguntados sobre “o que é currículo para você” 80% responderam que é um conjunto de matéria e série de ensino que especifica o que se deve ensinar, quando ensinar, como ensinar e como se avaliar.

Ao perguntarmos se o currículo da escola atendia os interesses dos alunos e profissionais envolvidos, 50% acreditam que sim mais precisam de auxílio na parte pedagógica, 40% acha que não e 10% que sim.

Ao serem entrevistados sobre que tipo de metodologia a escola pode propor para despertar a conquista, o interesse dos alunos na busca do conhecimento e tivemos o seguinte resultado: 40% trabalham a interdisciplinaridade; 15% metodologia flexível para cada tipo de aluno; 15% projetos que envolva a participação da comunidade escolar; 15% trabalham com a parte teórica e concreta de uma forma formal e lúdica; 15% trabalham em grupos, pesquisas, debates, produções textuais.

Quando perguntamos se a escola respeita o processo de aprendizagem do aluno partindo do conhecimento que traz consigo 64% aproximadamente responderam que sim e 36% responderam que não.

De acordo com as entrevistas feitas com os pais de alunos ao serem perguntados sobre o que é currículo 33,3% aproximadamente não sabe o que é e 66,7% aproximadamente responderam que é um conjunto de matérias que a escola oferece aos alunos.

Ao serem perguntado se como participante da comunidade escolar, tinha conhecimento do currículo 100% não tinha conhecimento do currículo escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (172.7 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com