TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Curriculo escolar

Por:   •  16/5/2016  •  Dissertação  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 2

O sistema educacional brasileiro atualmente tem sofrido muito para se ajustar e progredir dentro das novas demandas sociais, culturais, tecnológicas, políticas e econômicas que surgiram na sociedade brasileira ao logo do tempo. E mais ainda para atender a exigência constitucional de democratização e universalização do ensino, basicamente o princípio de “escola para todos” (Art.205 C.F.1988). Dentro disso, surge a necessidade urgente de investigação e análise dos currículos educacionais que se mostram potencialmente como pilares não apenas da educação, mas também da própria sociedade, uma vez que deveriam definir quem somos e onde queremos chegar e não somente reproduzir as intenções das classes dominantes para os trabalhadores.

O objetivo desse artigo é explicitar as colaborações teóricas de pensadores progressistas que se debruçaram na busca de um currículo para todos, inclusivo, libertador, dinâmico e aplicável e, confrontar essas teorias com o cenário educacional atual, analisando o que já foi feito e os entraves na construção de um currículo democrático.

Para isso, esse artigo analisará contextos históricos e suas influências no cenário educacional brasileiro, bem como as bibliografias de caráter progressistas que influenciam até hoje a busca por um currículo que ajude na construção de um sistema educacional coerente, inclusivo e eficaz, e que consequentemente irá colaborar na construção de um país verdadeiramente democrático.

Por fim, este artigo irá observar as conjunturas e significados atribuídos ao currículo educacional ao longo da história, e também, propor soluções como uma forma de libertar essa sociedade que há tanto tempo sofre em silêncio, não podendo contar (ainda que sem saber) nem mesmo com uma instituição que já teve até uma conotação de instituição sagrada como a escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com