TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA

Por:   •  31/5/2017  •  Artigo  •  5.534 Palavras (23 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CURSO DE PEDAGOGIA

O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA

Adriana de Andrades – RA: 439446

Letícia Vicentin Ângelo – RA: 434584

Orientadora Profª Luciana Ramos Rodrigues de Carvalho

Nova Andradina-MS, junho de 2016.

SUMÁRIO[pic 3]

RESUMO...........................................................................................................

02

1

INTRODUÇÃO................................................................................................

02

2

REVISÃO DE LITERATURA.........................................................................

03

2.1

Jogos e Brincadeiras: conceito e diferenciação.....................................................

03

2.2

A Atividade Lúdica no Processo de Ensino/Aprendizagem.....................................

04

2.2.1

A utilização do lúdico no ensino da Matemática: o que dizem os especialistas.......

06

2.2.2

A adoção do lúdico no ensino da Matemática........................................................

10

2.2.3

Jogos que podem ser utilizados no ensino da Matemática.......................................

11

3

MATERIAIS E MÉTODOS..............................................................................

13

4

RESULTADOS E DISCUSSÃO........................................................................

14

5

CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................

14

REFERÊNCIAS.................................................................................................

15

O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA

ADRIANA DE ANDRADES[1]

LETÍCIA VICENTIN ÂNGELO [2]

RESUMO

O objetivo da presente pesquisa foi o de identificar a contribuição dos jogos e das brincadeiras na aprendizagem de conteúdos matemáticos através dos seguintes procedimentos: conceituar e estabelecer a diferença entre jogos e brincadeiras; descrever como a atividade lúdica contribui para o desenvolvimento e aprendizagem da criança; investigar, junto a uma escola no Município de Nova Andradina, como os professores do Ensino Fundamental I fazem uso desse recurso; identificar e sugerir jogos e brincadeiras que podem ser usados no ensino da matemática. Para tanto, foram realizadas consultas em livros e artigos científicos disponíveis em bibliotecas públicas (UEMS) e em material científico disponível na rede mundial de computadores e também uma entrevista semiestruturada com duas professoras do Ensino Fundamental de uma escola privada. Ao final, concluiu-se que os jogos e brincadeiras podem ser grandes facilitadores de aprendizagem da Matemática, porém, os jogos são os que mais se aplicam ao ensino dessa disciplina.

Palavras-chave: Jogos. Brincadeiras. Aprendizagem da Matemática.

1 INTRODUÇÃO

Para muitos alunos, aprender matemática se constitui em um verdadeiro pesadelo. Trata-se de uma disciplina complexa, onde, se não se aprender bem o conteúdo básico, torna-se quase impossível aprender os conteúdos subsequentes.

Quando se fala em séries iniciais, o bom aprendizado da matemática pressupõe o conhecimento dos números e sua progressão assim como a compreensão do funcionamento das operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão. O domínio desses conteúdos, quase sempre garante o aprendizado de outros mais complexos.

Com base nesses pressupostos, o presente artigo propõe identificar a contribuição dos jogos e das brincadeiras na aprendizagem de conteúdos matemáticos. Em termos específicos, a pesquisa propõe: conceituar e estabelecer a diferença entre jogos e brincadeiras; descrever, com base na literatura disponível, como a atividade lúdica contribui para o desenvolvimento e aprendizagem da criança; investigar, junto a uma escola no Município de Nova Andradina, como os professores do Ensino Fundamental I fazem uso desse recurso; identificar e sugerir jogos e brincadeiras que podem ser usados no ensino da matemática.

A presente pesquisa foi desenvolvida no período de agosto de 2015 a junho de 2016 e constou de três fases: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e análise/compilação dos dados coletados.

2 REVISÃO DE LITERATURA

2.1 Jogos e Brincadeiras: conceito e diferenciação

Cada vez mais educadores têm se mostrado predispostos à utilização do lúdico como prática pedagógica. O lúdico contempla os jogos e as brincadeiras. Contudo, apesar de serem atividades distintas, ainda há muita confusão no que se refere à semântica dessas duas palavras.

Brincar e jogar: dois termos distintos em português e fundidos nas línguas de cuja cultura somos devedores: o francês (jouer) e o inglês (play). Por causa disso, frequentemente desperdiçamos a diferenciação de ordem psicogenética que a nossa língua nos permite: brincar é anterior a jogar, conduta social que supõe regras. Brincar é forma mais livre e individual, que designa as formas mais primitivas de exercício funcional, como a lalação. (DANTAS, 2002, 111)

Nesse sentido, compreende-se que o ato de brincar ocorre primeiro. Embora se tratem de duas atividades comuns na infância, na concepção de Dantas (2002), a criança aprende a brincar antes de jogar. Mochiuti (2007), por sua vez, argumenta que a expressão difere de acordo com o contexto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.2 Kb)   pdf (252.8 Kb)   docx (41.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com