TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

Por:   •  24/10/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.603 Palavras (23 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

COMPETÊNCIAS AOS 2/3 ANOS

[pic 2]

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

  • Coordenação de Movimentos:
  • Salta do último degrau a pés juntos;
  • Equilibra-se num pé momentaneamente;
  • Atira a bola ao adulto com as pernas afastadas;
  • Apanha objectos grandes que lhe são atirados.

  • Motricidade Fina:
  • Desentrelaça pequenos objectos;
  • Dobra uma folha de papel, por imitação;
  • Desencaixa e torna a montar peças do mesmo brinquedo;
  • Desenrosca peças dos brinquedos;
  • Faz rolar a bola de plasticina/barro;
  • Segura o lápis entre o polegar e o indicador, contra o terceiro dedo;
  • Faz um puzzle de 3 peças;
  • Corta com a tesoura.
  • Anda sem apoio:
  • Sobe e desce escadas, um degrau de cada vez;
  • Anda na ponta dos pés;
  • Corre:
  • Corre para a frente.
  • Adquire noções de Esquema Corporal:
  • Aponta em si, várias partes do corpo.
  • Orienta-se no Espaço:
  • Orienta-se dentro do seu espaço habitual (sabe onde é a casa de banho, a sala).

LINGUAGEM

  • Comunica com o adulto:
  • Diferencia grande e pequeno.

  • Diz palavras:
  • Usa palavras para as suas necessidades de casa de banho.
  • Constrói frases:
  • Faz combinações de substantivos e adjectivos em 2 palavras chave (cão grande);
  • Faz combinações de sujeito e predicado com 2 palavra chave (pai saiu);
  • Combina o verbo e o substantivo com “aqui” e “lá”;
  • Combina 2 palavras para expressar posse;
  • Faz uso do “não” no discurso;
  • Responde a perguntas “O que é que estás a fazer?, nas actividades em conjunto;
  • Responde à pergunta “Onde?”;
  • Refere-se a si próprio pelo seu nome, na conversação;
  • Diz se é menino ou menina;
  • Usa o plural na forma regular;
  • Usa formas irregulares do pretérito.
  • Estrutura frases:
  • Faz perguntas “O que é isto?”;
  • Usa “este” e “aquele” na conversação;
  • Usa “é” nas afirmações;
  • Usa “eu”, “me”, “meu”, em vez do seu nome;
  • Utiliza a expressão “Isto não é”;
  • Responde à pergunta “Quem?”;
  • Faz uso dos artigos;
  • Usa nomes e classes.
  • Tem memória visual:
  • Procura visualmente pessoas ou objectos desaparecidos;
  • Diferencia 2 ou 3 formas diferentes.
  • Tem memória táctil:
  • Reconhece objectos familiares, tocando ou manuseando.
  • Estabelece relações:
  • Estabelece relações entre causa/efeito.
  • Faz leitura de imagens:
  • Enumera figuras numa imagem;
  • Faz distinção entre imagens idênticas e diferentes.

INDEPENDÊNCIA PESSOAL

  • Despe-se:
  • Tira peças simples de vestuário, não abotoadas;
  • Desaperta um colchete grande.

  • Veste-se:
  • Calça as meias;
  • Veste o casaco, camisa ou pulóver.
  • Descalça-se e calça-se:
  • Calça os sapatos, sem os atar.
  • Cuida da sua roupa:
  • Nota que está sujo.
  • Lava e limpa as mãos:
  • Nota quando tem as mãos sujas;
  • Lava as mãos a pedido de um adulto;
  • Dirige-se para o lavatório.
  • Lava e limpa a cara:
  • Lava a cara quando é lembrado.
  • Penteia-se:
  • Nota que está despenteado.
  • Assoa-se:
  • Limpa o nariz quando lembrado.
  • Lava os dentes:
  • Imita o lavar dos dentes;
  • Lava os dentes com instruções verbais.
  • Controla os esfíncteres:
  • Usa a casa de banho, embora com um ou outro acidente;
  • Vai quando o adulto sugere;
  • Controla-se durante a sesta.
  • Alimenta-se sozinho:
  • Bebe usando a palhinha;
  • Junta a comida com o garfo;
  • Controla a baba;
  • Usa o guardanapo quando avisado;
  • Pica a comida com o garfo e leva à boca;
  • Deita água num copo, sem ajuda.
  • Tem hábitos de arrumação:
  • Sabe onde estão as suas coisas.

SOCIALIZAÇÃO

  • Relaciona-se com o adulto:
  • Agradece aos amigos e às pessoas adultas, quando lembrado;
  • Mostra entender os sentimentos, expressando alegria, amor, tristeza,...
  • Relaciona-se com o objecto:
  • Utiliza o objecto com o seu fim específico (a vassoura para varrer, o pente para pentear,...).
  • Relaciona-se com outras crianças:
  • Pede para usar o brinquedo com o qual a outra criança está a brincar;
  • Segue as regras em jogos orientados por outras crianças.

JOGO SIMBÓLICO

  • Identifica-se e imita papéis do adulto:
  • Brinca aos vestidos, vestindo roupas dos pais;
  • Estrutura a brincadeira em termos de pais e filhos;
  • Utiliza os “cantinhos” da sala;
  • Utiliza o telefone de brincar.

  • Exterioriza sentimentos:
  • Utiliza os brinquedos e as situações de brincadeira para exprimir sentimentos que não pode exprimir de outro modo;
  • Liberta conflitos e transfere agressividade.
  • É desinibido:
  • Canta e dança ao som da música.
  • Coopera com os companheiros:
  • Participa nos mesmos tipos de jogos, embora os papéis sejam paralelos.
  • Associa situações de jogo:
  • Explora cada “cantinho” separadamente.
  • Relaciona-se com o mundo pelo jogo:
  • Projecta as suas próprias vivências nas situações que cria.

EXPRESSÃO PLÁSTICA

  • Pintura:
  • Pinta com pincel grosso;
  • Pinta em diversos planos (parede e mesa).

  • Digitinta:
  • Explora a digitinta com os dedos.
  • Modelagem:
  • Manipula o barro;
  • Dá  formas simples à massa (bolas, salchichas, ...).
  • Recorte:
  • Explora a tesoura;
  • Utiliza a tesoura no papel, esgaçando-o (esfarrapando-o);
  • Corta com a tesoura sem seguir qualquer linha definida.
  • Colagem:
  • Faz aderir papel a papel;
  • Utiliza a cola com o dedo (podendo fazer aderir à folha o lado do papel que não tem cola, este fica virado para os seus dedos).
  • Constrói com materiais de desperdício:
  • Explora os materiais.
  • Desenho:
  • Rabisca em formas celulares;
  • Aplica formas  indiferenciadas (o mesmo desenho pode servir a diferentes interpretações).

EXPRESSÃO MUSICAL

  • Explora sons:
  • Explora sons dos instrumentos musicais;
  • Explora sons do próprio corpo.

  • Imita sons:
  • Reproduz sons do meio ambiente.

AQUISISIÇÕES PRÉ-CONCEPTUAIS

  • Faz associações:
  • Associa o objecto à sua figura;
  • Aponta para a figura designada;
  • Encontra o livro que se lhe pede.

[pic 3]

COMPETÊNCIAS AOS 3/4 ANOS

[pic 4]

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

  • Coordenação de Movimentos:
  • Salta nos bicos dos pés, a pés juntos.

  • Motricidade Fina:
  • Agarra a bola com as duas mãos;
  • Faz uso de moldes;
  • Corta, seguindo uma linha recta, 1/4 mesma;
  • Faz bonecos com barro/plasticina, juntando 2 ou mais bocados.
  • Anda sem apoio:
  • Anda de triciclo;
  • Alterna os pés ao subir a escada;
  • Anda para trás.

ADQUIRE NOÇÕES DE ESQUEMA CORPORAL

  • Identifica partes do corpo em si próprio:
  • Nomeia em si próprio, todas as partes do corpo.

  • Identifica partes do corpo, noutras pessoas:
  • Aponta nas outras pessoas, várias partes do corpo.
  • Identifica partes do corpo, numa boneca ou em imagens:
  • Aponta numa boneca ou em imagens, partes do corpo.

LINGUAGEM

  • Comunica com o adulto:
  • Dá mais do que um objecto, quando pedido no plural;
  • Segue ordens de 2 etapas, não relacionadas.

  • Estrutura frases:
  • Diz o seu nome todo;
  • Responde a perguntas simples “Como?”;
  • Usa as formas regulares do pretérito;
  • Conta vivências imediatas;
  • Usa alguns plurais irregulares;
  • Narra 2 acontecimentos, por ordem de ocorrência.
  • Tem memória auditiva:
  • Discrimina sons.
  • Tem memória visual:
  • Diferencia objectos pela cor;
  • Identifica o objecto com o desenho desse objecto.
  • Tem memória táctil:
  • Associa texturas diferentes, através do tacto;
  • Reconhece substâncias, através do tacto.
  • Tem memória olfactiva e gustativa:
  • Discrimina cheiros;
  • Reconhece cheiros;
  • Discrimina paladares.
  • Estabelece relações:
  • Relaciona objectos pelo uso, tamanho, forma, cor, utilidade;
  • Distingue entre objectos iguais e diferentes.
  • Faz leitura de imagens:
  • Descreve imagens.

INDEPENDÊNCIA PESSOAL

  • Veste-se:
  • Inicia e completa o vestir e despir à excepção dos botões, ganchos, etc.;
  • Desabotoa botões grandes, com a peça de roupa em cima da mesa;
  • Abotoa botões grandes, com a roupa em cima da mesa.
  • Aperta um colchete grande.

  • Descalça-se e calça-se:
  • Calça os sapatos, sem os atar.
  • Cuida da sua roupa:
  • Evita sujar-se;
  • Usa avental ou bata nas actividades de expressão plástica.
  • Lava e limpa as mãos:
  • Toma a iniciativa de lavar as mãos quando estão sujas.
  • Lava e limpa a cara:
  • Lava a cara sozinho.
  • Penteia-se:
  • Penteia-se a pedido do adulto.
  • Assoa-se:
  • Pede para lhe limparem o nariz.
  • Lava os dentes:
  • Lava os dentes quando lembrado.
  • Controla os esfíncteres:
  • Acorda quase sempre limpo.
  • Alimenta-se sozinho:
  • Come sozinho, durante toda a refeição.
  • Conhece os hábitos das refeições.
  • Tem hábitos de arrumação:
  • Tem cuidado com as suas coisas;
  • Arruma as suas coisas quando lembrado;
  • Arruma os jogos e materiais, quando lembrado;
  • Sabe onde estão os jogos e os materiais da sala;
  • Sabe onde estão as suas coisas.

SOCIALIZAÇÃO

  • Relaciona-se com o adulto:
  • Faz agradecimentos às pessoas adultas da família sem ser lembrado;
  • Responde ao telefone, conversa com o adulto ou pessoas da família;
  • Pede ajuda quando está em dificuldades na casa de banho ou para pedir uma bebida.

  • Relaciona-se com o objecto:
  • Dá ao objecto funções alheias à sua finalidade (faz da vassoura um cavalo, duma escova um microfone,...).
  • Relaciona-se com outras crianças:
  • Repete uma canção ou dança para outros;
  • Espera a sua vez, com 8 ou 9 crianças;
  • Brinca em conjunto com 2 ou 3 crianças, durante 20 minutos.

JOGO SIMBÓLICO

  • Exterioriza sentimentos:
  • Utiliza os brinquedos e as situações de brincadeira para exprimir sentimentos que não pode exprimir de outro modo;
  • Liberta conflitos e transfere agressividade.

  • É desinibido:
  • Canta e dança ao som da música.
  • É imaginativo na brincadeira:
  • Usa o seu corpo para gestos e mímica;
  • Utiliza suportes materiais (fantoches, brinquedos, construções, roupas, objectos,...) criando situações sobre temas da vida quotidiana originais ou fantasistas.
  • Coopera com os companheiros:
  • Colabora com um companheiro, sendo os seus papéis, na situação de jogo, complementares.
  • Associa situações de jogo:
  • Começa a interligar 2 “cantinhos” (casinha e loja)..
  • Relaciona-se com o mundo pelo jogo:
  • Sabe qual o tipo de actividade a realizar em cada “cantinho”.

EXPRESSÃO PLÁSTICA

  • Pintura:
  • Pinta com pincel fino;
  • Utiliza 2 ou mais cores.

  • Digitinta:
  • Esboça formas na digitinta.
  • Modelagem:
  • Utiliza plasticina;
  • Dá  formas simples à massa (bolas, salchichas, ...).
  • Recorte:
  • Explora a tesoura;
  • Faz formas simples.
  • Rasgagem:
  • Rasga em bocados, papéis com os dedos em pinça.
  • Picotagem:
  • Pica com o pico no papel, sem seguir uma linha definida.
  • Recorte:
  • Corta com a tesoura, seguindo uma linha definida.
  • Colagem:
  • Cola com o pincel, embora possa utilizar a cola como se fosse tinta.
  • Carimbagem:
  • Pega no carimbo e carimbo no papel (podendo arrastar a tinta);
  • Molha o carimbo na tinta e carimba no papel.
  • Constrói com materiais de desperdício:
  • Faz montagens simples (rolhas com cascas em cima,...).
  • Desenho:
  • Copia modelos;
  • Risca dentro de um espaço limitado;
  • Expressa ideias próprias, graficamente;
  • Desenha a figura humana em forma celular acrescida de filamentos.

EXPRESSÃO MUSICAL

  • Identifica os sons:
  • Identifica alguns sons dos objectos;
  • Identifica sons do meio ambiente (combóio, ambulância, carro,...);
  • Identifica sons de instrumentos musicais.

  • Imita sons:
  • Imita batimentos simples.
  • Inventa sons:
  • Cria sons a partir dos objectos;
  • Inventa batimentos simples.
  • Memoriza músicas e textos:
  • Discrimina músicas diferentes;
  • Associa o texto à música;
  • Canta canções simples.

AQUISISIÇÕES PRÉ-CONCEPTUAIS

  • Faz associações:
  • Completa um puzzle de 3 peças;
  • Chama pelo respectivo nome as figuras;
  • Associa 3 cores;
  • Chama pelo nome os objectos que produzem sons;
  • Associa a forma geométrica à sua figura;
  • Diz quais os objectos que se podem associar uns aos outros.

  • Sabe o que é:
  • Dentro/fora;
  • À frente/atrás;
  • Em cima/em baixo;
  • Aqui/ali.
  • Adquire o conceito de número:
  • Sabe distinguir entre 1 ou mais elementos.

[pic 5]

COMPETÊNCIAS AOS 4/5 ANOS

[pic 6]

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

  • Coordenação de Movimentos:
  • Salta num só pé.

  • Motricidade Fina:
  • Corta seguindo uma linha curva;
  • Aparafusa objectos próprios;
  • Desenha casas, árvores, pessoas, facilmente identificáveis;
  • Desenha as letras maiúsculas;
  • Usa o martelo para pregar pregos.
  • Movimenta-se:
  • Desce escadas alternando os pés.
  • Corre:
  • Corre bem, dobrando esquinas, sem tropeçar, desviando-se dos obstáculos;
  • Chuta a bola.
  • Salta:
  • Saltita alternando os pés;
  • Salta para a frente num pé.

ADQUIRE NOÇÕES DE ESQUEMA CORPORAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (150.1 Kb)   docx (66.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com