TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Multiculturalismo

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.100 Palavras (9 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

2015

Academicas:

Bruna de Oliveira Rafael                                                                     RA:2847244154

Elisete Barreto Sales dos Reis                                                             RA:2846258501

Jhennifer Santos Martins                                                                    RA:1709135158

Marcia Pereira de Souza                                                                      RA:1707182244

Rosilene da Silva Maciel Campos                                                       RA:2856171604

Desafio Profissional, Apresentado no Polo de Apoio Presencial Centro Universitário da Anhanguera Uniderp, Centro de Educação á Distância, da cidade de Campo Grande - MS, Pólo Guaicuru, como requisito parcial à obtenção de nota no curso de Pedagogia, sob a orientação das professora tutora: Suely Cristina Soares da Gama 

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

2015

                                                        INTRODUÇÃO

O trabalho aborda um breve resumo aonde analisamos os principais pontos do multiculturalismo e Diversidade no Universo escolar bem como um esboço da estrutura da organização da Educação no Brasil e relações éticas raciais dentro das Leis de diretrizes de bases da Educação Nacional, Parâmetros Curriculares Nacional e também a Estrutura da Educação Brasileira atual.

                                    DESENVOLVIMENTO

Levantamos os principais pontos da cultura afro –brasileira, multiculturalismo e diversidade dentro das leis e diretrizes de base da Educação Nacional, Paramêtros Curriculares Nacionais, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnicos raciais para o ensino de história e cultura Afro-Brasileira e Africana e o Referencial Curricular Educacional para a Educação Infantil , e também maneiras de como se trabalhar com o multiculturalismo em salas de aula. As pesquisas encontram-se na tabela abaixo:

Levantamento dos principais pontos presentes na lei da educação nacional que tratem da necessidade de observar a diversidade e o multiculturalismo nas escolas.

Principais aspectos ‘abordados nos documentos relacionados ao respeito ás diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96)

A Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) por meio de seu artigo 26 estabeleceu a educação das relações étnico-raciais, uma legislação específica foi aprovada, e os direitos da população negra passaram a ser garantidos pela LDB. O respeito aos valores cultural na educação e ligado ao racismo, na medida em que determina o estudo das contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro. A importância da contribuição determina de modo categórico a inclusão, na formação educacional brasileira, do estudo das matrizes culturais próprias da população, incluindo no currículo do Ensino Fundamental e Médio o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

                           Parâmetro Curriculares Nacionais (PCN)

Segundo os PCN viver em uma sociedade democraticamente é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a formam. A sociedade brasileira é formada por diferentes etnias e também imigrantes de diferentes países. As regiões brasileiras têm características culturais bastante diferentes e essas diferenças muitas vezes é marcada pelo preconceito e pela discriminação. O dever da escola é investir na superação da discriminação e reconhecer a riqueza representada pela diversidade étnicocultural e sociocultural brasileiro. A escola deve ser local de diálogo, de aprender a conviver, conhecendo a própria cultura e respeitando as diferentes formas de expressão cultural.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico-Raciais e para o ensino de historia e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

O principio que deve conduzir e a consciência política e histórica da diversidade, à igualdade de pessoa que tem os seus direitos, com a compreensão de que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos diferentes, que possuem cultura e história próprias. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e à superação da indiferença, injustiça e desqualificação com que os negros, os povos indígenas e as classes populares.  A parte de professores não familiarizados com a análise das relações étnico-raciais e sociais com o estudo de história e cultura afro-brasileira e africana, de informações e subsídios que lhes permitam formular concepções não baseadas em preconceitos e construir ações respeitosas, o diálogo, via fundamental para entendimento entre diferentes, formando uma sociedade justa.

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil

De acordo com o Referencia Curricular Nacional para a Educação Infantil, o currículo da educação infantil, considera as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de zero a seis anos, o respeito à dignidade, os direitos das crianças, considerando as diferenças sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas,o direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil, o acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética; a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma, o atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (193.5 Kb)   docx (247.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com