TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvendo Valores Éticos, para uma boa convivência na escola

Por:   •  27/4/2018  •  Seminário  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

Tema

Desenvolvendo Valores Éticos, para uma boa convivência na escola.

Justificativa

Hoje a dimensão pedagógica da orientação educacional está muito mais ampla, existe a mediação entre educadores e demais atores da escola numa ação mais real. Tendo isso como base, se faz necessário tomar medidas para melhorar algumas ações, objetivando uma melhor relação entre os alunos, conscientizando-os da importância dos valores éticos.

É de extrema importância que o orientador educacional tendo parceria com o supervisor  e sua equipe escolar estejam engajados em um projeto com a finalidade, a valorização da vida, onde será abordado os valores éticos e morais, vida familiar e social, comportamento na escola, com os colegas e professores.

Objetivos

A Instituição de Ensino é composta de uma diversidade de cultura, personalidades e gostos.

O projeto visa incutir nesses indivíduos valores éticos, respeito pelas diversas culturas com o objetivo final de mostrar-lhes que mesmo convivendo com as diferenças é possível um ambiente acolhedor e amistoso.

Metodologia

O projeto abordará alguns temas específicos como o Bullying, o envolvimento da família no cumprimento de regras que a escola tem definidas, o papel de todos em manter um ambiente harmonioso, o dialogo como sendo a principal ferramenta para a melhoria em diversos sentidos e outros.

Sendo a Escola um lugar de aprendizado, não será difícil inserir esse tema. O Orientador Educacional tendo o auxilio do supervisor e dos docentes pode ter ótimos resultados advindos desse projeto.

Estão sendo planejados processos de reflexão sobre valores éticos e alguns temas morais. Acredita-se no processo de reflexão, sobre o ato de colocar-se na perspectiva do outro, o pensar, a aquisição de argumentos, contra-argumentos, chegando a consensos sobre determinados assuntos, o foco é na construção de saberes e não em metodologias que somente se baseiam na reprodução.

Avaliação

Um projeto que tenha como tema “Valores Éticos” é sempre bem quisto, tanto pelos pais, como alunos e equipe escolar. Todos ganham com isso.

É fundamental que os alunos estejam conscientes de seus deveres, porque o que se vê hoje são crianças e adolescentes carentes de valores, seja em casa, na escola. No final o que os autores do Projeto querem é mostrar que a existência de uma pessoa deve ser marcada pelos valores que levam consigo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com