TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento e Aprendizagem

Por:   •  15/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

A importância do conhecimento sobre aprendizagem e desenvolvimento.

Sílvia Vanderlise Rodrigues Pena

Estudar o desenvolvimento humano é fundamental para embasarmos nossa prática pedagógica. É através desse conhecimento que estamos aptos a analisar e intervir de forma correta na aprendizagem dos nossos alunos. principalmente os professores, que como eu, trabalham com a alfabetização. Precisamos saber as etapas do desenvolvimento da criança, perceber que cada um tem seu tempo e temos que dar os estímulos que ela precisa. Não podemos ter um olhar superficial para a criança, precisamos saber como ela se desenvolve, para saber o que ela precisa para o desenvolvimento de posteriores aprendizagens.

Piaget e Vigotsky sempre fizeram parte da minha prática, sabendo que não devemos nos apoiar apenas em um ou dois teóricos. Os principais pontos que gostaria de destacar são que mesmo que tenhamos diferentes autores falando deste assunto podemos ver que suas teorias se complementam e que vão evoluindo ao longo do tempo e que o processo de desenvolvimento humanos é contínuo, dinâmico e individual, e todos estas teorias são importantes na hora que vamos traçar objetivos de ensino para os nossos alunos e ainda mais na estimulação precoce.

Não conhecia os teóricos Bronfenbrenner e Sameroff e estou avançando ainda mais os meus horizontes acerca da inclusão, pois a educação deve contemplar e acolher todas as pessoas, vivenciando a diversidade humana, que é um fundamento para o desenvolvimento cognitivo, social e cultural. Inclusão é acolher, escutar, reconhecer, dar valor e saber que aquela criança, não é só uma criança, mas sim um indivíduo com uma história e sentimentos. Me sensibilizou muito quando foi colocado que a incapacidade não está atrelada à condição da deficiência, mas à falta de um recurso diante de uma barreira.

Quanto ao aprendizado me chamou muito atenção, quando se fala que as crianças estão em constante aprendizado desde da gestação da mãe. Os primeiros anos da vida da criança são fundamentais para seu desenvolvimento, e que precisam receber estímulos adequados.

Também considero relevante o conhecimento sobre que os brinquedos e o espaço físico não são tão importantes quanto as pessoas presentes na vida da criança, os pais são de suma importância para o desenvolvimento do filho. As pessoas são o a peça chave, mais importante e essa interação é fundamental para o desenvolvimento do cérebro. Os primeiros anos de vida da criança são muito importantes para o desenvolvimento intelectual, social e emocional da criança. Conforme os vídeos assistidos nessa disciplina, percebe-se que a estimulação precoce é importante para esse desenvolvimento também. Através das experiências que a criança vive, o cérebro consegue se modificar, chamando isso de neuroplasticidade.

Estudar o desenvolvimento humano é muito importante visto que, nós profissionais da educação, lidamos com pessoas que se encontram em diferentes idades e estágios e esse entendimento sobre o desenvolvimento humano nos ajuda a criar "estratégias" para que consigamos fazer com que esses indivíduos tenham uma aprendizagem significativa. O ponto principal, ao meu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (31.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com