TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnostico de Leitura e Escrita

Por:   •  2/9/2020  •  Exam  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 2

Como implantar na minha escola o conceito e a prática do clima organizacional escolar considerando que o Secretário Municipal de Educação é contra? Responda e justifique.

Na maioria das vezes fica complicado tanto implantar e como praticar o princípio do clima organizacional pois tem que ser da forma que compete ao secretário como também o gestor municipal pois ambos andam de lado a lado O clima se forma a partir de uma teia que envolve as concepções, os valores e as normas de uma determinada organização, cujos resultados podem ser traduzidos nas práticas escolares.

Quando falamos de uma escola com um bom clima organizacional, estamos falando de uma escola que reconhece e valoriza as diferenças — mas não a desigualdade. Essa sim, deve ser evitada, porque não gera potência. Ao contrário, fragmenta, interdita e silencia. Cria e alimenta distinções que inviabilizam o trabalho coletivo. Se há desigualdade, significa que a escola valoriza as posições ocupadas na hierarquia, em vez de perceber aquilo que é singular.

Assim pensando em implantar na escola o conceito e a pratica do clima organizacional, mesmo que a Secretaria Municipal de Educação seja contra que culminem na sua consecução, podemos destacar o principio da autonomia pedagógica e administrativa e de financeira estabelecidos na lei n° 9.394 de 20 de dezembro de 1996, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Quais mecanismos de descentralização da gestão democrática ocorrem na minha escola. Descreva 02 deles e comente como funcionam.

As escolas vivem ainda um desafio muito grande no que trata a Gestão Democrática nas escolas que ainda se faz necessários para sua consecução, a qual deve pautar-se em atitudes e ações que proponham a participação de todas as comunidades.

Podemos destacar algumas efetivações de gestão democrática:

  •  Atuação do Conselho de Classe, enquanto órgão consultivo e deliberativo em assuntos didático-pedagógicos.
  • Atuação do Conselho Escolar, enquanto mecanismo de aporte a gestão da escola.

Desta forma, compreendemos que a gestão democrática da educação está vinculada aos mecanismos legais e institucionais e à coordenação de atitudes que propõem a participação de todos os entes e segmentos que compõem o corpo social.

A descentralização, certamente, é um ponto crucial nas discussões em torno da reforma do Estado e das reformas educacionais nos últimos tempos. Com isso, faz-se necessário compreender como está se constitui, bem como seu significado tanto no que concerne ao processo de desconcentração e democratização, quanto em relação à gestão pública sob a intenção de melhorar sua eficiência. A descentralização, por sua vez, prevê a redistribuição de poder do governo para a 5 sociedade civil, da União para os estados e municípios,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (30.1 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com