TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DE JOVENS E ADULTOS E O MERCADO DE TRABALHO

Por:   •  10/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.671 Palavras (19 Páginas)  •  1.087 Visualizações

Página 1 de 19

EDUCAÇÃO E TRABALHO NO EJA

O ENSINO DE JOVENS E ADULTOS

E O MERCADO DE TRABALHO

Susana Bechtold

Tatiana Hardt

Tutora Externa Liane Koffke

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia – PED 0880

Seminário Interdisciplinar VI – Educação de Jovens e Adultos

16/03/2016

RESUMO

A presente pesquisa aborda o tema Educação e Trabalho na EJA, tendo como objetivo analisar as práticas e as etapas de aprendizagem que aborda a legislação federal para o ensino da EJA. A pesquisa foi realizada de forma real, utilizando métodos de observação e coleta de dados das atividades realizadas na EJA da cidade de Pomerode. Os objetivos desta pesquisa foram analisar a necessidade real do porque a grande maioria dos jovens e adultos volta às salas de aula e como através dela se conquista uma melhor qualidade de trabalho e de vida. Aprofundar os conhecimentos sobre a metodologia utilizada por Paulo Freire e seus desafios para a conquista desses objetivos. O método utilizado foi revisão de literatura, realizada por meio de pesquisa em capítulos de livros e artigos científicos que abordam as metodologias de Paulo Freire, entrevista e observação. Conclui-se que o ensino ministrado na EJA não é totalmente adequado para obtenção de qualificação para o trabalho, pois apenas viabiliza certificação de escolaridade, assim como também considera que o ensino não é adequado para preparação visando o Ensino Superior. Portanto, em muitos casos é uma oportunidade para recuperar o tempo em que deixaram as salas de aula por motivos variados.

Palavras-chave: EJA. Educação. Trabalho.

1 INTRODUÇÃO

A ideia central desta pesquisa refere-se analisar as etapas de metodologias que a EJA possui, e justifica-se a escolha do tema devido ao aumento de procura tanto de jovens como dos adultos nas EJAs, e se através dela, há uma melhor inserção no mercado de trabalho.

O objetivo geral dessa pesquisa é analisar a necessidade de se saber o porquê da maioria dos jovens e adultos estarem voltando às salas de aula, descrever a concepção da metodologia de Paulo Freire e aprofundar os conhecimentos sobre a prática de ensino da EJA.

Esta pesquisa é de natureza básica, pois busca o melhor entendimento na metodologia da EJA, e ter uma aplicação prática imediata desse assunto aqui realizado.

Em se tratando da abordagem do problema de pesquisa sobre a Educação e Trabalho na EJA, está se apresenta como uma investigação qualitativa, uma vez que não se tem o interesse de qualificar dados, informações, levantar ou coletar dados estatísticos, mas sim, ampliar saberes, aprofundar estudos com base cientifica e nas experiências acadêmicas.

Aprofundaremos os estudos por meio de uma pesquisa de caráter exploratório, ampliando nossos conhecimentos e estudos na construção de saberes.

Buscamos aprofundar nossos estudos por meio de Paulo Freire e suas metodologias.

A socialização dos estudos se dará no dia 08 de junho de 2016, por meio de Oficina Lúdica com apresentação e debate sobre os temas.

Dando sequência aos estudos trazemos na seção 2 a metodologia de ensino de Paulo Freire. Na seção 3 o ensino de jovens e adultos dentro do aspecto econômico, político e social. Na seção 4 EJA e a legislação federal. Na seção 5 entrevista na EJA. Finalizaremos este trabalho com as considerações finais, anexos e referências.  

2 METODOLOGIA DE PAULO FREIRE

Paulo Freire é Patrono da Educação Brasileira desde 2012 e o cidadão mais homenageado de toda nossa história. São 41 títulos Doutor Honoris Causa, isto é, 41 condecorações que reconhecem sua sabedoria, suas ações e seus méritos voltados à educação. Sua contribuição como educador não se deu por títulos e cerimonias, mas por sua reflexão e atuação concreta junto aos mais necessitados. Sua influência é reconhecida internacionalmente, mas infelizmente pouco se divulga, ou mesmo buscamos saber sobre suas obras. Em 1969 lança sua obra mais famosa, a Pedagogia do Oprimido, publicada somente em 1974 por causa da censura. A pedagogia freiriana é um suporte inestimável para pensarmos e agirmos para a superação das relações sociais de exploração. (SILVA et al, 2014, p.110).

A proposição pedagógica de Paulo Freire está baseada numa versão crítica e transformadora, nasce como uma forma de se contrapor à concepção alienadora e alienante de homem e de educação, propondo uma pedagogia dos homens, empenhando-se na luta por sua libertação. Pensou num método de educação construído em cima de ideia de diálogo entre educador e educando, onde há sempre partes de cada um no outro. Não poderia começar com o educador trazendo pronto, do seu mundo, do seu saber, o seu método e seu material da fala dele. “É um método que se constrói a cada vez que ele é coletivamente usados dentro de um círculo de cultura de educadores e educandos”. (FREIRE, 1983, p. 25 apud OLIVEIRA, 2013, p.131).

O método de Freire para alfabetizar adultos está embutida numa teoria de educação e de alfabetização, o qual compreende cinco etapas rigorosamente planejadas e desenvolvidas, permitindo que os alfabetizadores se juntem a especialistas e ao povo e vão a campo buscar elementos teóricos-empíricos para nortear sua ação alfabetizadora.

Segundo Oliveira (2013, p.131):

A primeira etapa de desenvolvimento do método constitui-se na preparação dos educadores para a investigação de campo, ou seja, os pesquisadores fazem a delimitação da área e iniciam a codificação ao vivo.

Na segunda fase, os investigadores selecionam algumas contradições, identificadas nos dados recolhidos, a partir das quais serão elaboradas as contradições que vão servir as investigações temáticas. Nesta segunda fase, os investigadores se debruçam sobre o planejamento e elaboração de situações codificadoras que serão apresentadas aos educandos.

A terceira fase da investigação constitui-se na volta dos investigadores para área de trabalho, para inaugurar os diálogos decodificadores, nos círculos de investigação temática, ou melhor, nessa fase oferecem os elementos fundamentais para sistematização dos conteúdos programáticos. Ela tem início quando, terminadas as decodificações nos círculos, os investigadores começam o estudo sistemático e interdisciplinar dos seus achados. Porém, esta fase e concluída com a devolução, ao povo, de forma sistematizada e ampliada, das temáticas que com eles serão decifradas, ampliadas e estudadas nos círculos de cultura, representadas por codificação que, pelo processo dialógico, serão decodificadas. Todo esse processo complexo de investigação culmina com a quinta fase, que consiste no trabalho de aquisição da leitura e escrita. É o momento em que Paulo Freire começa o trabalho efetivo de alfabetização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)   pdf (548.6 Kb)   docx (335.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com