TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESPAÇO FÍSICO E SUA RELAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Por:   •  28/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

FERNANDA MADEIRA JORGE NUNES MACHADO

 PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA INFÂNCIA – EEL0002

Rio de Janeiro

2021

SUMÁRIO

1 O espaço físico e sua relação no desenvolvimento e aprendizagem da criança        3

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        3

CONCLUSÃO        5

REFERÊNCIAS        7

1 O ESPAÇO FÍSICO E SUA RELAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento humano se faz, ao mesmo tempo, em função de estímulos internos, genéticos, fisiológicos e psicológicos, e de influências externas que informam e modificam a funcionalidade do comportamento, através de constantes reformulações, a fim de conseguir e manter uma boa adaptação ao ambiente.

Os espaços que se constituem dentro do contexto da educação infantil devem ser preparados para a criança e com a criança, respeitando o direito que toda criança tem de buscar construir a sua autonomia, sua identidade, bem como o seu próprio conhecimento. Ao educador infantil cabe o papel de alguém que reconhece a sua verdadeira e importante função dentro dos espaços, que por ser mais experiente tem muito a planejar, participar, mediar e proporcionar aos seus educandos.

DESENVOLVIMENTO

Desde que nasce, a criança precisa de espaços que ofereçam liberdade de movimentos, segurança e que acima de tudo possibilitem sua socialização com o mundo e com as pessoas que a rodeiam. Segundo Lima (2001, p.16): “o espaço é muito importante para a criança pequena, pois muitas das aprendizagens que ela realizará em seus primeiros anos de vida estão ligadas aos espaços disponíveis e/ou acessíveis a ela”.

Segundo Piaget citado por Kramer (2000, p. 29): “o desenvolvimento resulta de combinações entre aquilo que o organismo traz e as circunstâncias oferecidas pelo meio [...] e que os esquemas de assimilação vão se modificando progressivamente, considerando os estágios de desenvolvimento”. Todo ser humano traz desde sua concepção conhecimentos, e através da interação com o meio vai desenvolvendo estes conhecimentos. Piaget considera a interação indivíduo / meio apenas sem considerar as interações entre as crianças e suas diferentes culturas. Vygotsky já enfatiza a troca de conhecimentos que ocorrem através das interações entre individuo / meio / individuo.

Segundo Vygotsky: “o ser humano cresce num ambiente social e a interação com outras pessoas é essencial ao seu desenvolvimento”. (apud DAVIS e OLIVEIRA, 1993, p. 56). Portanto um ambiente estimulante para a criança é aquele em que ela se sente segura e ao mesmo tempo desafiada, onde ela sinta o prazer de pertencer àquele ambiente e se identifique com o mesmo, e principalmente um ambiente em que ela possa estabelecer relações com outras pessoas. Um ambiente que permite que o educador perceba a maneira como a criança passa a sua realidade, seus anseios, suas fantasias. Os ambientes devem ser planejados de forma a satisfazer as necessidades da criança, isto é, tudo deverá estar acessível à criança, desde objetos pessoais como também os brinquedos, pois só assim o desenvolvimento ocorrerá de forma a possibilitar sua autonomia, bem como sua socialização dentro das suas singularidades. As crianças aprendem o tempo todo e em qualquer lugar. Aquilo que observam e vivenciam tem potencial para impactar seu desenvolvimento de forma favorável ou não.

Personalizar o ambiente é muito importante para a construção da identidade pessoal da criança, tornar a criança competente é desenvolver nela a autonomia e a independência. Ao oferecer um ambiente rico e variado se estimulam os sentidos, e os sentidos são essenciais no desenvolvimento do ser humano. A sensação de segurança e confiança é indispensável visto que mexe com o aspecto emocional da criança. Oportunizando as crianças de interagirem e em certos momentos que desejarem ficarem sozinhas brincando. David & Weinstein citados por Carvalho e Rubiano (2001, p.109) afirmam que “Todos os ambientes construídos para crianças deveriam atender cinco funções relativas ao desenvolvimento infantil, no sentido de promover: identidade pessoal, desenvolvimento de competência, oportunidades para crescimento, sensação de segurança e confiança, bem como oportunidades para contato social e privacidade”.

        Buscando uma perspectiva de sucesso para o desenvolvimento e aprendizagem do educando no contexto da educação infantil o espaço físico torna-se um elemento indispensável a ser observado. A organização deste espaço deve ser pensada tendo como princípio oferecer um lugar acolhedor e prazeroso para a criança, isto é, um lugar onde as crianças possam brincar, criar e recriar suas brincadeiras sentindo-se assim estimuladas e independentes. Diferentes ambientes se constituem dentro de um espaço. De acordo com Horn (2004, p. 28): “É no espaço físico que a criança consegue estabelecer relações entre o mundo e as pessoas, transformando-o em um pano de fundo no qual se inserem emoções”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (129 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com