TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTAGIO ANOS INICIAIS

Por:   •  22/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.547 Palavras (11 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 11

faculdade Anhanguera

VIVIANE GOMES SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Osasco

2021

VIVIANE GOMES SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Relatório apresentado a Faculdade Anhanguera, como

requisito parcial para o aproveitamento da disciplina do

 Estágio do Ensino Fundamental anos iniciais curso de Pedagogia .

Osasco

2021

Sumário

Introdução        4

Atividade A: Leitura do texto proposto        5

ATIVIDADE B: B-1 O que è o Projeto Político Pedagógico e qual a sua importância para o ambiente escolar?

B-2 Com base na leitura como as competências gerais da educação Básica se interrelacionam com o PPP?

B-3 Processo de avaliação...................................................................................6 e 7

ATIVIDADE C: C-1. Quais os principais desafios da atuação do professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partis das regulamentações apresentadas na BNCC?

C-2. Explique de que maneira a equipe pedagógica pode orientar o professor tendo como referência a utilização do PPP e da proposta Curricular?

C-3. Qual a importância da relação da direção com a equipe pedagógica para a qualidade dos processos educativos no contexto escolar?..........................................8

ATIVIDADE D: D-1 Como podemos entender o termo Transversalidade?

D-2 Qual a importância de se trabalhar com os TCs na escola?

D-3 Como trabalhar de forma transversal no curso de graduação?

D-4 Quais os 4 pilares das TCTs?.........................................................................8 e 9

aTIVIDADE E: Resolução da situação problema        9

planlos de aula...........................................................................................10  11

conclusão............................................................................................................13

REFERÊNCIAS Bibliográficas.........................................................................14

Introdução

A elaboração deste estudo foi desenvolvida á partir da leitura dos textos propostos e experiências vivenciadas no campo de trabalho da autora.

A percepção do desenvolvimento do aluno no ensino fundamental nos anos iniciais, foi proposta e elaborada minuciosamente para que os leitores pudessem ver a importância do trabalho dos professores na vida das crianças, seu desenvolvimento psíquico e intelectual.

É importante que vejamos com clareza de que se trata de que a criança tenha meios e oportunidades de desenvolver suas habilidades e propiciar sua evolução desde os primeiros anos do ensino fundamental, pois será a base para toda a trajetória dele na vida acadêmica, mas como também como pessoa no meio social em que vive. Mencionamos também que a família tem papel importantíssimo na vida das crianças sem esse acompanhamento o trabalho do professor não terá sucesso.

Venho com este estudo promover a reflexão de vários pontos de vista, pois mudou minha visão do modo de ensinar e pude entender que o ensino fundamental dos anos iniciais é uma etapa de extrema importância na vida dos alunos e temos que ter consciência da responsabilidade que nos envolve na formação dos alunos.

Atividade A

  • Leitura do texto proposto

A partir da leitura do texto proposto pude analisar que trabalhar a interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem no contexto educacional, ajuda a desenvolver experiências e oportuniza o aprendizado dos alunos.

Para Luck (2001) estabelecer um trabalho interdisciplinar é promover uma ação em que o aluno não está habituado, ou seja, que pode sobrecarregá-lo. Mas tirar o aluno da zona de conforto e propor atividades que interajam com a realidade deles pode ajudar no desenvolvimento da aprendizagem nessa fase tão importante.

Para Gadotti (2004) a interdisciplinaridade já tem outra visão, pois garante a construção do conhecimento globalizado e que rompe as fronteiras das disciplinas.

No entanto para Pedro Demo (2001), no contexto que ele nos propõe, nos faz refletir que a interdisciplinaridade é uma parte fundamental no processo de aprendizagem vista de um princípio educativo e científico, pois para ele a disseminação da informação, do conhecimento e patrimônios culturais são extremamente importantes, mas raramente são transmitidos aos alunos.

Esses foram somente alguns dos autores que mencionamos como exemplo.

Podemos ver que temos uma abrangência de autores que nos ajudam com suas pesquisas a desenvolver a interdisciplinaridade no desenvolvimento educacional. Com esse estudo percebi que os autores nos mostram que essa ferramenta ajuda a construir e desenvolver um trabalho pedagógico amplo com vivências baseadas na realidade em sala de aula para que o processo de aprendizagem seja um instrumento que leve o conhecimento aos alunos de maneira que os faça entender o que é proposto.

Atividade B

B-1 O que è o Projeto Político Pedagógico e qual a sua importância para o ambiente escolar?

Criado na Constituição de 1988, o PPP é uma ferramenta de trabalho que mostra a proposta educacional de cada escola. É um documento que dá norte a base de metodologia e os objetivos a serem alcançados.

Na prática é o documento que nos dá as orientações ás práticas educacionais do ano letivo das escolas.

É uma ferramenta flexível, pois considera os conceitos envolvidos e observa a realidade da escola e da comunidade escolar para se adaptar as necessidades de cada aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (111.2 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com