TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTAGIO ANOS INICIAIS

Por:   •  19/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  7.715 Palavras (31 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 31

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        6

3        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        10

5.        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        15

6.        PLANOS DE AULA        22

CONSIDERAÇÕES FINAIS        28

REFERÊNCIAS        29

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada na matéria de estágio em Educação Infantil, onde será apresentado, observações em relação à leitura obrigatória sobre “O  PAPEL DO PROFESSOR E DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DE VYGOTSKY, LEONTIEV E ELKONINON”, a função e a estrutura do Projeto Político Pedagógico (PPP), a atuação do professor regente e sua inter-relação com a equipe pedagógica e administrativa, assim como a atuação da equipe pedagógica no acompanhamento do desenvolvimento da disciplina, a abordagem dos temas contemporâneos transversais da BNCC e metodologias ativas com uso de tecnologias digitais, será apresentado a resolução da situação problema sobre a Evasão Escolar e assim será apresentado dois planos de aula conforme o respectivo campo de estágio na educação infantil.

Sendo assim, a experiência do estágio em educação infantil é primordial para a formação integral do aluno, onde se pode considerar que cada vez mais são solicitados profissionais com habilidades e bem preparados. Por isso pode-se entender que o estágio é como uma atividade que traz os elementos da prática para serem objeto de reflexão, de discursão e, que propicia um conhecimento da realidade na qual irão atuar. Por isso, é extremamente necessário que o professor esteja em constante busca por aprender sobre o desenvolvimento das crianças e a forma como elas veem e sentem o mundo, criando oportunidades para elas manifestarem seus pensamentos, linguagem, criatividade, reações, imaginação, ideias e relações sociais.

Assim, concluindo o relatório de estágio, será apresentado dois planos de  aula, que foram elaborados conforme o campo de estágio na Educação Infantil, para ser desenvolvidos no nível IV, com os temas Identidade e Autonomia, com o objetivo de possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações, e trabalhando a literatura infantil com a história da a galinha ruiva com o objetivo de promover a socialização e o entrosamento, compreender o significado de amizade, desenvolver valores morais e éticos, ampliar a imaginação e criatividade ao ouvir histórias contadas e dramatizadas pelo professor, de forma interativa, estimulando a linguagem oral e percepção auditiva.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O PAPEL DO PROFESSOR E DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PERSPECTIVA DE VIGOTSKI, LEONTIEV E ELKONIN

Após ler e analisar o texto, observo que o texto procura entender o que é desenvolvimento infantil e em que aspectos a educação escolar pode atuar em seu auxílio, tendo como foco os papéis do educador e do ensino, esclarecidos por Vigotski, Leontiev e Elkonin. É analisada a literatura contemporânea sobre educação infantil e sua via anti- escolar e o que diz a psicologia histórico-cultural sobre desenvolvimento infantil e o ensino.

Primeiro é levantada a questão de que à educação para crianças pequenas eram vistas essencialmente como ferramenta de assistência ou para preparar o aluno para o ensino fundamental e não tinha um valor próprio. Então, cresceram os debates à cerca da função do ensino para crianças pequenas e chegou-se à conclusão que ela tem que ter como propósito cuidar e educar, tirando o ensino como objetivo e colocando as relações educativas dentro de um espaço de convívio coletivo.

Leontiev e Elkonin tem pensamentos parecidos ao concordarem que é preciso levar em consideração, principalmente, a relação da criança com o meio e que a mesma é exclusiva para cada situação. Leontiev e Vigotski concordam, então, que as aptidões exclusivamente humanas, são adquiridas pela criança após introdução de signos e apropriação cultural, não sendo transmitidas biologicamente. A apropriação cultural só é dada com a mediação de outro indivíduo, sendo caracterizada por Leontiev como educação. Logo, o ensino, como agente educador, não pode se basear na maturação espontânea da criança nem na hereditariedade das funções psíquicas superiores, mas na promoção de condições e signos para que as mesmas se formem.

Acredita se ter evidenciado o papel diretivo do adulto na promoção do desenvolvimento infantil e a conclusão de que, para a Psicologia Histórico-Cultural, não é possível se pensar o papel do educador como alguém que apenas estimula e acompanha a criança em seu desenvolvimento.

O estudo dos princípios que orientam o desenvolvimento infantil na perspectiva histórico-cultural mostra que o ensino, entendido como a intervenção intencional e consciente do educador que visa garantir a apropriação do patrimônio cultural humano pela criança, promovendo, assim, seu desenvolvimento psíquico, tem importância decisiva para que as características humanas historicamente conquistadas se tornem órgãos da individualidade de cada criança.

Nesse sentido, as relações entre psicologia do desenvolvimento e pedagogia passam a ser compreendidas segundo a fórmula proposta por Rubinstein, citado por Davidov o que para uma é objeto, para a outra é condição. Assim, se “o objeto da pedagogia são as leis específicas da educação e do ensino”, tendo em vista que tais processos intervêm sobre diferentes níveis do desenvolvimento psíquico da criança, o conhecimento dos princípios que regem o desenvolvimento infantil é condição para seu planejamento. Por sua vez, se “o objeto da psicologia são as leis do desenvolvimento do psiquismo da criança; desse ponto de vista, o processo pedagógico é sua condição”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52 Kb)   pdf (224.2 Kb)   docx (46.2 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com