TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO NÃO ESCOLAR

Por:   •  18/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO

JACQUELINE BALDEZ FERREIRA PAULA

3107423

RELATÓRIO

ESTÁGIO EM CONTEXTO NÃO ESCOLARES

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.

                                                                                                                                               Paulo Freire

DUQUE DE CAXIAS / 2019

TRAJETÓRIA DE ESTÁGIO

           No início do semestre, logo nas primeiras semanas de aula com a Supervisora de Estágio obrigatório em Espaço Não Escolar foi nos informado que teríamos um longo percurso a frente e que vivenciaríamos a realidade de um pedagogo em um espaço não escolar, de imediato a Professora pediu que procurássemos uma empresa, igreja, ong e etc. Depois de encontrado, teríamos toda documentação assinada e entregue na entidade, em seguida ela pediu para que descobríssemos qual seria a filosofia dessa unidade. Após toda essa explicação e assinatura de documentações começou minha busca por um local próximo e que tivesse um Pedagogo presente, em sequência liguei para algumas entidade em Duque de Caxias, mas sem sucesso pois não tinha o Pedagogo, a partir daí pensem em fazer esse estágio na Igreja onde eu congrego, mas não foi interessante para uma construção significativa, então agradeci ao Pastor da entidade e parti para uma nova busca, nesse instante me lembrei de uma outra congregação atrás da minha casa, entrei em contato com o Pastor da mesma, eles estavam à procura de um voluntário e que teriam o Pedagogo, amei, mas um problema no caminho, não tinha registro do local, tem uma história linda, um filosofia humana, liguei para o nucen para verificar a possibilidade de ainda sim conseguir fazer o estágio na entidade, mas sem sucesso, novamente continuei minha trajetória de busca por um local de enriquecimento profissional e pessoal, foi então que descobrir uma amiga em comum que era Pedagoga e secretaria do Projeto Há Esperança bem atrás da minha casa, foi a partir de então que me alegrei, conversei com a diretora do Projeto, ela adorou a ideia de uma estagiaria, nessa conversa, perguntei sobre a filosofia do mesmo e a mesma me contou como iniciou todo esse trabalho.

         A iniciativa foi através de atividades pontuais de natal, motivadas pelo amor ao próximo e a importância de compartilhar boas ações. A filosofia da entidade é baseada no amor, na construção de um mundo melhor, conscientização da realidade do próximo focando na transformação social e ofertando uma educação de qualidade para os indivíduos da comunidade. O projeto é localizado na Rua Gil de Queiroz,738 SJM-RJ o nome é Projeto Social Há Esperança e a Responsável e Diretora é Tayana Leoncio. Em seguida, com uma longa conversa com a Tayana me interessei e amei de imediato o Projeto, sendo atrás da minha casa, com facilidade e o amor gritando em meu coração, meus primeiros dias até os dias atuais no Projeto é excepcional, maravilhoso e muito gratificante, tenho aprendido e crescido gradualmente, no primeiro momento fiquei apreensiva, pois se tratava de um comunidade e o preconceito gritou em mim, mas o amor ao próximo fez quebrar todas essas barreiras, iniciei o trabalho juntamente com a pedagoga, com rodas de conversas e atividades referentes ao tema da conversa, são três dias riquíssimos e de muito valor, cada dia que passo nesse lugar é um aprendizado novo. As crianças e adolescentes amam atenção e ouvir.

         A perspectiva de estágio é excelente, as vivências que pude ter durante todo esse período foi excepcional, um crescimento pessoal e profissional de grande valia. No período que estava estagiando, fiz auto analise de todo meu comportamento irrelevante em relação a minha vida pessoal, cada dia com aquelas crianças e adolescentes foi um marco na minha vida. Diariamente era realizada rodas de conservas e atividades logo após, pois era notória o valor que aqueles indivíduos davam a pessoa que se disponibilizava apenas para conversas e simplesmente dar atenção que eles não recebiam em casa. Diante dessa triste realidade, o meu amor aumentava e intensifiquei conversas sobre amor, dinâmicas de auto feedback entre outras, mas a melhor parte era apenas falar e eles expressarem o que sentiam e muitas das vezes não sabiam, pois não recebiam. Bom, ressalto que esse estágio foi de grande valia para minha vida acadêmica e pessoal, pois num primeiro momento fui super preconceituosa, pois se tratava de uma comunidade e na minha mente dentro dessa localidade existiam apenas pessoas interesseiras, ladras e etc, ai que eu me enganei, nesse ambiente existem pessoas que valorizam o afeto, o carinho recebido, pois não costumam receber em suas casas e uma pessoa de fora geralmente são mais sinceras, isso me causou um conflito de realidade uma mudança de comportamento onde eu entendi que nem sempre o bem material não é tão importante quando a afetuosidade, empatia, amor e reciprocidade. Para aquelas crianças a atenção o amor são valores sem igual, isso me constrangeu tanto que cheguei mudar hábitos e atitudes que intensificava o valor material como prioridade. Depois de dois meses de intensas conversas, brincadeiras aprendi a valorizar mais o que tenho e passei a priorizar coisas que merecem prioridade. Esse estágio de todos que já vivenciei foi uma marco para minha vida como um todo, aprendi amar mais, a valorizar e a respeitar as diferenças. Professora Sônia, toda a sua dedicação em nos ensinar tem sido de grande valia para minha vida, agradeço cada experiência vivida durante esse período, não tenho palavras para intensificar como cresci nessa minha trajetória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com