TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino da arte na Educação Infantil

Por:   •  30/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 5

Aula-tema: O ensino da arte na Educação Infantil. Abordagens.

Diferentemente do ensino fundamental, o tempo dedicado à arte na educação infantil tem sido superior pela sua especificidade. A utilização de trabalhos manuais e a expressão criativa nos primeiros anos escolares sem dúvida apresentam-se como uma contribuição significativa, não somente para o desenvolvimento motor da criança, mas também para a manifestação e compreensão de suas emoções.

O “brincar” por meio do ensino da arte, conduz a criança a vivenciar-se, perceber-se e reconhecer-se, estimulando a sua natureza, elevando a autoestima, e fazendo com que reconheça o seu valor. O brincar e experimentar na arte, assim como experimentar vários materiais não estruturados – sucatas e outros elementos de composição – criam situações planejadas não fixas, alteradas em seu próprio movimento, criando possibilidades da emersão do talento artístico, tornando o espaço escolar.

O ensino da arte na educação infantil pode ser utilizado através de várias metodologias, como por exemplo: linguagem/linguagens; - oralidade, escrita e as linguagens não verbais: movimento, desenho, pintura, modelagem, colagem, música, dança, brincadeira, escultura, construção, fotografia, ilustração, dramatização. Metodologia da linguagem musical: o som e o silêncio, a altura (graves ou agudos), a duração (curtos ou longos), a intensidade (fracos ou fortes), o timbre “(característica que distingue e “personaliza” cada som)”, a linguagem visual: os elementos são: o ponto, a linha, a forma, a cor, o volume, o espaço, o contraste, a luz, as texturas etc. Modo de interação com o meio cultural contextualização = situar as criações no tempo e no espaço. Considerar o campo de forças: Políticas, Históricas, Culturais, Geográficas. (Presentes em cada época).

Temos as abordagens espontaneistas   e pragmáticas. A abordagem espontaneista, como já diz o próprio nome, é espontânea, é aquilo que é inato na criança e a abordagem pragmática, é atividade pré moldada aplicada à criança.

Atualmente a educação infantil reclama a construção de uma pedagogia da infância que valorize a criança, considerando-a em sua centralidade, tendo o brincar e a arte como atividade principal, entendendo que tal procedimento deve ser elaborado a partir da relação entre teoria e prática, utilizadas como propósito educativo.
Dialogando com tal temática, Ana Angélica Albano, em seu texto A arte como base epistemológica para uma pedagogia da infância, esclarece ser imprescindível o reconhecimento da arte enquanto linguagem, configurando-se em uma forma de representação e expressão.  Assim sendo, a autora propõe que devemos pensar a arte como "uma forma de comunicação que serve para dizer o que as palavras não dizem. Não deve, portanto, ser tratada como simples entretenimento, mas, sim, como uma área do conhecimento, com conteúdo próprios, que precisam ser aprendidos para que nos tornemos sujeitos falantes no desenho, na pintura, na construção, na modelagem" (ALBANO, 2004, p. 3).

Área do conhecimento com características próprias e indispensáveis, a arte é um campo da experiência humana que propicia ao aluno experimentar o novo, construir ideias, externa lizar pensamentos e refletir acerca do mundo ao seu redor. A partir disto, exige o sujeito completo, dotado de uma totalidade que abarca emoção e razão, afetividade e cognição, intuição e racionalidade. Mais do que isto, a arte exige do sujeito artístico uma subjetividade que não pode ser excluída, tendo em vista ser parte essencial do processo.

A postura do professor ao aplicar a arte é ter a sensibilidade, a observação, o conhecer e/ou buscar conhecer e desenvolver o interesse e a curiosidade dos alunos.

A arte promove o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos necessários a diversas áreas de estudo.

 Arte na educação infantil tem um papel fundamental, envolvendo os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96 veio garantir este espaço à educação infantil, bem como o da arte neste contexto.

O ensino da arte como uma das formas de linguagem e de contato com objetos de conhecimento importantes no desenvolvimento das capacidades de expressão e comunicação das crianças. Uma das principais atribuições da arte na educação infantil, é que ela possibilita que a criança amplie seu conhecimento, suas habilidades e a descoberta de suas potencialidades. Através da arte a criança expressa seus sentimentos, medos e frustrações.  Ao pintar uma tela, uma folha ou até mesmo uma parede.

O papel e a formação do professor É importante que o educador apresente obras de arte diferentes, mas sempre deixando a criança criar a sua própria obra. Oferecer a crianças bem pequenas um lápis de grafite para desenhar, cria um problema insolúvel, devido à falta de habilidade que ainda está por vir. Portanto, cabe ao professor ter o discernimento técnico procedimental na oferta de materiais e instrumentos, com base em sua experimentação prática. A questão não é o professor apresentar muitos materiais, mas diversificá-los e garantir que os alunos possam pesquisar e aprofundar-se em cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com