TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio Supervisionado Pedagogia

Por:   •  24/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.889 Palavras (8 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

 DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS II E

Lucia machado de jesus

O estágio supervisionado é requisito obrigatório na Formação Inicial de todos os futuros professores, é importante ressaltar que é nesse momento que o aluno tem a oportunidade de observar, pesquisar, acompanhar os planejamentos, a execução e a avaliação de diferentes atividades pedagógicas, é uma etapa muito importante na vida acadêmica dos alunos pois e através dele que o aluno terá a oportunidade de conhecer a realidade do professor em sala de aula.

Segundo Tardif (2002, p. 288) “a formação inicial visa a habituar os alunos – os futuros professores – à prática profissional dos professores de profissão e a fazer deles práticos ‘reflexivos’”.

Quando os alunos realizam o estágio curricular supervisionado eles passam a compreender que a formação inicial consiste em vivenciar e experimentar o aprendizado teórico‐prático, é que essa é uma da etapa importante na vida acadêmica dos alunos de pedagogia.

O presente estágio supervisionado tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas por alunos e professores pois diante do momento da pandemia da covid-19, o ensino sofreu uma grande mudança as aulas que eram presenciais mudaram pra aulas remotas. Esse novo método de ensino em tempos de pandemia, dará ao estagiário novas experiências, o estágio seguira as orientações do plano de trabalho adaptado nesse momento, sera realizado no modo remoto, mesmo assim o estagio continua sendo a entrada que o aluno tem para colocar em prática a teoria que estudou   em sala de aula, e assim ter suas primeiras experiencias em sala de aula. 

Devido essa mundanças no metodo de ensino por causa do isolamento social ouve grandes mudanças no senario da educação ate pra nos estagiorios esta sendo um desafio pois a tecnologia chegou mais rapito na vida do profissional da educação, com o novo modelo de ensino onlaine e as aulas remotas a equipe escolar se tornou a ferramenta exencial  para da suporte aos  professorese assim conseguirem  levar todo os conteudos a serem estudados para os  alunos e seus reponsaveis. Pois para ter acesso as aulas e aos professores os pais e resposaveis so conseguem atraves das novas tecnologias (celular,tablet, computador) resumindo atraves da internet , nao  esta sendo uma tarefa facil quanto para os professores ,pais e alunos , foi  preciso a uniao da familia junto a escola para possibilitar que as cianças tenham acesso a essas ferramentas  e assim realizarem as atividades escolares. É atraves dos recursos tecnológicos, que a escola e o professor estam acompanhando, monitorando  cada aluno.

Portanto nesse novo método de ensino o profissional da educação está atualmente, frente a transformações científicas, tecnológicas e culturais e a nova formação de professores bem como todo o processo educativo devem estar aptos a essas novas exigências do cenário atual que o mundo está vivenciado pelo motivo da pandemia da covid-19.

Para, Gallo, 2010, p. 149: 

 Educar, sob esse cenário, significa incentivar a autonomia individual e a solidariedade, prevenir insucessos e lutar contra as desigualdades, favorecer o ensino experimental e o espírito científico, abrir novos horizontes, aliando a compreensão das origens e raízes à identidade da inovação científica e tecnológica, condições essenciais à mudança orientada para um desenvolvimento humano integral. (Gallo, 2010, p. 149)

No entanto é de suma importnacia que a escola busque fortalecer o vinculo com os alunos e seus responsaveis assim descobrir a necessidade de cada um e assim  planejar o metodo adequado para serem desenvolvidos na alfabetização dos alunos no novo senario da sala de aula e assim  consegui alcançar os objetivos desejados , pois é através do planejamento e dos recursos didáticos que obtem um bom desenvolvimento do ensino na escola.

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) para melhorar a qualidade do estude em casa modernizou o site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br para da  suporte adequado aos profissionais da educação,  asim como também aos estudantes e pais/responsáveis durante o periodo de isolamento social devido a pandemia. Com esses novos aplicativos ficou mais acessar todos os materiais didaticos.Os PETs ficam disponibilizados no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br e como tambem se liga na educação ,sabados letivos e o reforço escolar  e  tambem as vídeoaulas  essa plataforma de navegação esta disponiveis para as escolas ,professores e estudantes da rede publica. O acolhimento  na  primeiras semana de aulas foi xencial para fortalecer esse vinculo nao so entre os alunos mas tambem entre as famílias.É essa primeira semana  de aula queo aluno  levara por toda sua vida academica, por isso o acolhimento é fundamental para que o ano letivo tenha muita  cuplicidade entre aluno e o seu professor. Com esse novo modelo de insino cada escola precisou criar uma forma de manter o contato direto com o aluno e assim acompanhar os alunos que estão participando ativamente das atividades remotas e os que nao estao.

Porem as aulas estao sendo transmitidas  em tempo real por meio da internet  pelo aplicativo Google Meet disponíveis para aparelhos celulares e tablet, e computador existe tambem o Conexão Escola que pode ser acessado direto no computador é dessa forma que o professor esta chega na casa  de cada aluno de forma segura podendo exercer sua profissao de alfabelizar. Para os  alunos  que nao tem acesso a intenet os diretores de cada unidade de ensino tera que organização a impressao dos PETs, de acordo com a realidade e necessidade de sua comunidade escolar e assim realizarem  as entregas dos mesmos  pois a maioria que ainda nao tem acesso a internet sao os  estudantes  que reside na zona rural.

A Secretaria Municipal de Educação  adotou nas escolas municipais  o mesmo padrao de  ensino do estado mas somente no ensino fundamental I e II e no ensino nivel medio segue o padrao das  aulas remotas sao  ministradas pelo professsor via internet os alunos realizam as atividade atraves  dos PET’s e as atividade complementaes que sao enviadas por email,conexao escola e formularios google  os pets da rede municipal sao oferecidos pela secretaria de educação muncipal.

 A Secretaria De Esducação do Estado tambem forneceu pets para educação infantil I e II   , entre as atividades dispostas nos PET’s da educação infantil I e II a primeira semana as escola seguiu o mesmo paramneto que foi  o fortalecimento de vinculo com  a familia falou um pouco da pandemia e explicando como iria ser as aulas  nesse periodo de isolamento social as ofereceu a atividade como e importante a presença da  família junto as  novas formas de aprendizagens, a rotina diária com os estudos e com os momentos de higiene e cuidados com o ambinte onde vive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (123.4 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com