TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PEDAGOGIA

Por:   •  19/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.295 Palavras (14 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

GRACILDA ELEUTERIO PEREIRA – RA-2859985463

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PEDAGOGIA 5◦PERÍODO

BELO HORIZONTE/MG

JUNHO /2017


[pic 2]

GRACILDA ELEUTERIO PEREIRA – RA-2859985463

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PEDAGOGIA 5◦PERÍODO

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de pedagogia do Centro de Educação a Distância pólo -Belo Horizonte - MG Unidade 2, - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado do 5◦período .

BELO HORIZONTE/MG

JUNHO /2017

Sumario

Ficha de apresentação _____________________________________4

Introdução _______________________________________________5

Desenvolvimento_________________________________________6-7

Entevista________________________________________________8

Regência  _______________________________________________9-10

Conclusão ______________________________________________11

Anexos_________________________________________________12

Roteiro para observação da escola__________________________13-14

Plano de aula___________________________________________15-16

Referencias bibliográficas___________________________________17

Ficha de apresentação

Nome do Estagiário: Gracilda Eleutério Pereira

RA: 2859985463

Curso:Pedagogia Semestre: 5◦semestre

Ano: 2017

Início do estágio: 10/04/2017

Término do Estágio: 29/04/2017

Tutor presencial: Lucilaine Borges Falcão 

Introdução

 

         Este relatório tem como objetivo realizar uma analise descritiva sobre a regência em sala de aula nos anos iniciais do ensino fundamental.Acredito que essa experiência permite uma visão mais ampla  referente ao ambiente de atuação do professor e sua pratica pedagógica. O estagio supervisionado consiste em um processo planejado,visando a integração entre conhecimentos práticos e teóricos que complementam a formação acadêmica do aluno,e uma experiência pratica vivida  e uma oportunidade para o estagiário experimentar a sua profissão na pratica.As informações para elaboração deste relatório foram coletadas da observação realizada no Instituto Educacional”Pingo de Gente” na turma dos 1◦ ano da professora Gesiane Portes Reis Santos ,com o total de 10 alunos matriculados na turma.A escola esta localizada no bairro Jardim da Gloria .e conta com turmas de educação infantil e  ensino fundamental I e II,totalizando 84 alunos matriculados.

A escola desenvolve vários projetos pedagógicos o que visa não só a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno como também a interação família /escola.

O PPP da escola e constantemente estudado pela escola em si, e quando necessário e revisto pela comunidade escolar.

Desenvolvimento

            Durante o estagio foi observado que as aulas sao  dinamicas e criativas ,as diversas atividades propostas pela professora , permiti as criancas criar, inventar,dispertar a curiosidade o senso critico ,responsabilidade,buscar solucoes para os desafios e desenvolver a capacidade de concentração.

             A sala de aula por conter um numero bem reduzido de alunos e pequena mas,bem iluminada e arejada.possue mobiliarios adequados e apropriados para os alunos.a decoração conta com cartazes educativos utilizados para visualização,como numerais e quantidade ,alfabeto,quantos somos,pequenos textos,cantinho de leitura,possuindo diversos livros,para leitura.

               As aulas sao iniciadas com rodas de conversa onde os alunos tem a oportunidade de se expressar.de acordo com godoy (2011) “ As conversas informais são comuns na rotina e contribuem para estabelecer afetividade no grupo, oferecendo importantes elementos e informações para que o professor possa conhecer melhor a sua turma e planejar novas situações a partir das necessidades e interesses das crianças”. Diante da roda de conversa, pude observar que a integração e a socialização entre as crianças, realmente acontecem, pois a professora passa a conhecer melhor o cotidiano de cada aluno.

          Nas aulas foram trabalhados os vários conteúdos propostos pela grade curricular: língua portuguesa - sendo trabalhado- leitura, interpretação oral e escrita, gramática e ortografia, produção de palavras. Matematica-sequencia numérica, quantidade, seriação, operações simples de adição e subtração. Geografia historia ciências, inglês, artes e culinária. sendo trabalhados todos esses conteúdos de acordo com um horário que foi feito para ser seguido por todos professores de forma que nenhum dos conteúdos seja deixado de ser trabalhado.

             O método de ensino adotado e o fônico, o qual parte do principio de que é necessário ensinar às crianças as relações entre Grafemas e fonemas (letras e sons), para que se relacione a palavra falada com a escrita. No método fônico sua unidade mínima é o Fonema. No método fônico ensina-se primeiro as vogais suas formas e seus sons. Depois as consoantes, começando pelas consoantes fricativas nas suas formas regulares, aqueles que podem ter seu som prolongado (F, G, J, Z, X e as nasais  M, N). E utiliza uma proposta construtivista, onde o aluno e valorizado e participa ativamente d do seu próprio aprendizado.

       O planejamento das aulas é feito semanalmente, o qual e avaliado pela supervisora, as atividades seguem uma seqüência didática, os planos de aula são realizados através do planejamento bimestral feito pela coordenação pedagógica, a qual orienta sobre o desenvolvimento observado nos testes de leitura e  atividades diagnosticas criando assim formas de intervenção para sanar as defasagens observadas, e realizado um projeto com atividades onde a professora avalia se alcançou os objetivos proposto para as atividades desenvolvidas.Quando não se alcança o estabelecido pela turma e feito um projeto com metas estabelecendo as dificuldades que serão trabalhadas em um tempo estabelecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (384 Kb)   docx (174.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com