TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Supervisionado Pedagogia

Por:   •  23/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.722 Palavras (19 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 19

FACULDADE INTEGRADAS DE ARIQUEMES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E GESTÃO EDUCACIONAL

RIO BRILHANTE/ 2023

02. APRESENTAÇÃO

Relatório de Estágio Supervisionado de Observação e Participação na Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, Educação Especial nos anos Iniciais do Ensino Fundamental I e Gestão Escolar, apresentado ao Curso de Formação Pedagógica em Pedagogia com Ênfase em Educação Especial e Inclusiva da Faculdade Dom Bosco, como um dos requisitos à obtenção de Conceito e Aprovação no Componente Curricular que corresponde ao mesmo nome do estágio.

Profª. Orientador do Estágio: Drª. Claudia Ramos de Souza Bonfim;

SUMÁRIO:

Introdução.....................................

Relatório da observação .........................

Apresentação ....................................

Considerações Finais ...........................

Referências Bibliográficas ...........................

Apêndices .....................................

Anexos ................................................

 

  1. INTRODUÇÃO


Este relatório tem a intenção de documentar minha experiência no
decorrer do período em que vivenciei na prática tudo que tenho aprendido na
teoria. Visa apresentar a descrição do local onde foi realizado o estágio, o
período de duração e as atividades desenvolvidas.

O Curso de Formação Pedagógica em Pedagogia com Ênfase em Educação Especial e Inclusiva da Faculdade Dom Bosco, tem como ponto essencial a formação do professor.
O estágio supervisionado é o que impulsiona a essa formação, pois a acadêmica (o) entra em contato com a realidade educacional. Portanto o estágio tem uma carga horária obrigatória de 300 horas, sendo distribuída em observação e participação em sala de aula em 50% para cada, com orientação do docente responsável. É o momento de aplicar alguns conceitos adquiridos no período do curso, sendo um momento de aprendizado, de tirar as dúvidas, de integrar-se ao novo ambiente em que iremos trabalhar, e que a partir da observação da atuação de outros profissionais da área, podermos formar o perfil de professor que queremos ser.

Desta forma o presente relatório mostra a prática do estágio obrigatório desenvolvido na Escola Municipal Professora Irmã de Lima Matos, nas turmas da Educação Infantil Pré II, com 15 alunos na faixa etária de cinco a seis anos; no 2º ano do Ensino fundamental, com alunos na faixa etária de oito a nove anos e na Coordenação, no município de Maracaju/MS, sob orientação da professora Drª. Claudia Ramos de Souza Bonfim, em concordância com a organização Curricular do Curso, elaborado pela acadêmica Cristiana de Oliveira Persi.

  1. RELATÓRIO DA OBSERVAÇÃO

O estágio é uma atividade curricular que existe para auxiliar na formação inicial dos alunos e que vai além de cumprir as exigências acadêmicas, possibilitando-nos uma ampliação no campo da formação enquanto professores, já que cada vez mais há a preocupação de que o profissional que trabalha com a educação infantil esteja em um patamar teórico-metodológico suficientemente capaz de ressignificar o processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Diante disso, o estágio serve-nos enquanto oportunidade de relacionarmos teoria e prática, constatando que as mesmas são indissociáveis, principalmente no que tange ao processo de mediação do conhecimento junto ao trabalho pedagógico na escola infantil. 

De acordo com o que observei e pesquisei essa escola é bem conceituada no
bairro, os profissionais são envolvidos e trabalham com o mesmo objetivo. Algumas salas são em Contêiner, ao total dez salas neste estilo, com ares condicionados, lousa, televisão, armários, mesas e cadeiras adequadas para a cada idade escolar, os contêineres estão como modo temporário, até a construção da nova escola ficar pronta, com
 aporte de R$ 7.808.799,06 (Sete milhões, oitocentos e oito mil, setecentos e noventa e nove reais e seis centavos), oriundos de recursos próprios do Programa Educação Maior, Futuro Melhor.   

Por meio de observação do método da professora, observei a interação dos
alunos com a professora, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano
escolar e o compromisso com a construção do conhecimento do aluno.
Segundo Comenius no livro a persistência da utopia em educação, citado por
Kulesza, Wojciech A. (1992), o método de ensino deve adequar-se aos
métodos de descoberta, e, portanto, a autonomia do educando, ao contrário do
que preconiza a escola ativa.

A escola não tem problemas como violência, raramente acontece brigas, os
profissionais estão sempre atentos a quaisquer desentendimentos e já intervém
em qualquer situação, não dando chance para que o problema cresça. Os pais
são sempre informados sobre os acontecimentos.

  1. APRESENTAÇÃO

O estágio foi realizado na Escola Municipal Professora Irmã de Lima Matos, com sede em Maracaju- MS, à Rua Travessa Dourados 75 – bairro BNH, a construção da nova escola ficara localizado na Avenida Anísio Azambuja, no Bairro Jardim Ipanema, Maracaju-MS.

Foi realizado no período de 03 de abril de 2023 a _______. No primeiro momento fiz o estágio na Educação infantil e no período da tarde na Educação Especial nos anos iniciais, e depois Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, logo depois na Gestão Escolar onde observei a rotina da escola, o comprometimento da direção e coordenação com os demais setores. Realizei a leitura dos documentos escolares do acervo pedagógico da escola, buscando compreende-los, como Plano de Trabalho Docente, Plano de Ação Pedagógica, Plano Gestor e Projeto Político Pedagógico. A gestão é o processo que rege o funcionamento da unidade escolar, compreendendo a tomada de decisão conjunta do planejamento na execução no acompanhamento e na avaliação das questões administrativas e pedagógicas, onde o gestor garante os objetivos educacionais da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (149.8 Kb)   docx (563.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com