TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Curricular Obrigatório I: Educação Infantil

Por:   •  11/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.810 Palavras (20 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 20

universidade anhanguera

pedagogia

schauane gomes dos santos

RELATÓRIO DO

Estágio Curricular Obrigatório I: Educação Infantil

Santa Rosa

2021

schauane gomes dos santos

RELATÓRIO DO

Estágio Curricular Obrigatório I: Educação Infantil

Relatório apresentado à Universidade Anhanguera, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estagio Curricular Obrigatório I do Curso de Pedagogia.

Santa Rosa

2021

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        7

2        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        9

3        PLANEJAMENTO ANUAL        11

4        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC.................................................................................................................12

4.1        Como entender o tema transversalidade?        12

4.2        Qual a importância de se trabalhar com os TCTs na escola?        12

4.3        Dos TCTs listados, quais podem ser trabalhados de forma transversal no seu curso de graduação?        12

5        PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        13

6        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        14

7        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS............................................................................................................15

8        O PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR        16

9        ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA        18

10        PLANOS DE AULA        20

10.1        Plano de aula 1        20

10.1.1        Conteúdo        20

10.1.2        Objetivos Específicos        20

10.1.3        Metodologia        20

10.1.4        4. Recursos        20

10.2        Plano de aula 2        21

10.2.1        Conteúdo        21

10.2.2        Objetivos Específicos        21

10.2.3        Metodologia        21

10.2.4        Recursos        21

11        REGIMENTO ESCOLAR        22

12         ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA        23

13         PLANO DE AÇÃO        24

CONSIDERAÇÕES FINAIS        25

14        REFERÊNCIAS        26

                INTRODUÇÃO

O presente relatório de estágio é de suma importância para o estudante de pedagogia, que por meio dos temas estudados, e conhecimentos alcançados é plausível que se tenha uma reflexão a respeito do fato do exercício do educador em diferentes campos escolares, no que se relaciona tanto a teoria e quanto a prática.

Este modelo adaptado Covid-19, dispõe de um material amplo, e obteve temas de grande importância, que corresponde com a atual realidade que se vive, tendo como modelo o texto sobre as metodologias ativas com uso de tecnologias digitais. Proporcionando entendimento de grande valor desse estudo, o pedagogo precisa pensar sobre os seus planejamentos de aula, conseguir que os educandos aprendam principalmente, a admirar todos os diversos modos de adquirir conhecimento nas diferentes áreas do estágio.        Entretanto, para isso é indispensável preparar suas aulas de modo prático e com diversas opções, para que possa traçar e atingir os objetivos propostos, esse período é o apoio primordial para se aprender de fato a contemplar o ganho de conhecimento através do estudo de diferentes temas, de forma positiva havendo real vinculação na vida atual e futura do estudante. Por meio das análises alcançadas através dos documentos e ensinos dados para a produção desse trabalho, é possível obter uma perspectiva em relação a todos os conteúdos e a conceito da atividade do pedagogo e a sua extensão.

  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

 A função do PPP, é mostrar ao professores e alunos, familiares e comunidade a visão da realidade educacional da escola, designando relações sociais democráticas de ensino, promovendo a ampliação das ações sociais autônomas no convívio diário, idealizando o desenvolvimento desde pequeno em cidadãos participativos da sociedade, com elevado grau de consciência social. Segundo o PPP, clareia a finalidade da escola, que é a edificação participativa abrangendo múltiplos segmentos escolares, e o grupo onde a escola se localiza. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar? O projeto político pedagógico (PPP), é um documento efetivo para todas as instituições de ensino, e se encontra na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Nele, são analisados todos os campos que unificam o ambiente escolar. É um documento que permite que a comunidade escolar a desenvolver um trabalho coletivo, para discutir sobre os propósitos da escola, e o que poderá ser feito para obtê-los. Sucessivamente cooperando para o avanço e desenvolvimento de seus alunos. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se adequar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas necessitam preparar seu currículo a partir desse documento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (136.1 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com