TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Gestão Escolar

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.848 Palavras (16 Páginas)  •  1.071 Visualizações

Página 1 de 16

SÚMARIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................4

2. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA.................................................6

3. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO..................................................6

4. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO............8 4.1 PLANO DE ESTÁGIO .........................................................................................12

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................16

REFERÊNCIAS..........................................................................................................18

1. INTRODUÇÃO

Este relatório de Estágio – Gestão Escolar tem como objetivo abordar os principais conceitos relacionados ao módulo de organização do trabalho pedagógico e gestão escolar.

Ainda que tenha havido um grande progresso nas últimas décadas, o que poderia possibilitar uma vida digna para todos, ainda hoje boa parte da população mundial está excluída do crescimento científico e tecnológico.

Pois esse conhecimento geralmente está sob o domínio das grandes potências, que ao invés de proporcionar o bem estar de todos, contribui para acentuar as diferenças e para destruir grande parte da natureza, causando danos irreparáveis no equilíbrio ecológico já tão frágil do nosso do planeta.

Embora que o conhecimento tenha se tornado uma necessidade vital, nem todos os cidadãos estão tendo a possibilidade de acesso às informações atualizadas e nem estão conseguindo organizá-las de maneira adequada. É necessário se construir uma relação com o contexto, a partir do uso do conhecimento que o indivíduo já possui sobre o mundo.

Mesmo com mudanças e avanços os valores tanto públicos, como pessoais, vem gerando quebra de consensos e a diversificação de princípios.

Com todas essas mudanças a família também assume novas formas de organização e identidades, ainda não aceitas totalmente pela sociedade.

Para novos tempos é necessária uma nova escola, inclusiva e identificada com o processo de construção de uma vida digna para todos e de uma sociedade mais justa.

Precisamos mais do que nunca de uma escola democrática e verdadeiramente comprometida com a aprendizagem significativa do educando, transformado informações em saberes necessários à vida de seus alunos.

Na escola só teremos um resultados positivos quando conseguirmos, um trabalho coletivo, coordenado pela equipe diretiva e que envolva a todos: corpo administrativo, funcionários, professores, estudantes, Conselho Escolar e outras instituições que mantenham relação direta ou indireta com a escola. Pois a escola exerce um importante, estratégico e fundamental papel social, pois a mesma deve ser um agente transformador, que leva em conta as necessidades e carências do meio em que estiver inserida, sendo uma fonte de conhecimentos e informações para todos que nela buscam uma melhoria na qualidade de vida e um aperfeiçoamento como indivíduo e ser humano consciente.

A Gestão Escolar compreende a Gestão Administrativa e Financeira, Gestão Pedagógica e de Recursos Humanos. A Gestão Administrativa deve incumbir-se da parte física e burocrática da escola, que compreende o prédio, equipamentos, materiais, legislação e atividades de secretaria. E também deve dar conta do financeiro da escola.

A Gestão Pedagógica define a linha de ensino, as metas a serem atingidas, levando em conta os objetivos e o perfil de seus alunos. Deve avaliar o rendimento das práticas adotadas, para detectar e corrigir eventuais erros se necessário, juntamente com a equipe de professores envolvidos.

A Gestão de Recursos Humanos é a mais delicada e de importância fundamental. O bom andamento das atividades escolares depende de manter as pessoas trabalhando satisfeitas e motivadas para que possam render o máximo em suas atividades.

Na verdade essa fragmentação é somente teórica, pois as ações devem ser afinadas e coerentes para que os resultados sejam os esperados.

2.IDENTIFICAÇÃO DO ESPAÇO

O Estágio Supervisionado de Gestão Escolar foi realizado na escola EMEIEF Professor Darci Ribeiro, situada na rua Tanganica, 381 – Parque Novo Oratório – CEP: 09260-070 Santo André – São Paulo. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (11) 4472-4819 é do email

A escola oferta atendimento nos níveis educação infantil, e os anos iniciais do ensino fundamental, nos períodos matutino e vespertino, e a Educação De Jovens E Adultos no período noturno.

A instituição atende a um número total de aluno, desse número são alunos de inclusão.

O estágio foi realizado no período de de de a de de , no turno noturno , sendo observados as turmas de apontar as turmas, etapas e modalidades

As atividades de gestão, observadas e analisadas no presente estágio, foram muito interessantes e instrutivas, pudemos perceber claramente a distância entre o que está escrito na Proposta Pedagógica da escola e o que acontece na instituição no seu dia a dia. O Regimento Escolar, no que se refere à documentação, atribuições de professores e funcionários, funciona de acordo, percebe-se, que os funcionários administrativos desempenham com competência e ética suas funções, referentes a documentação e escrituração escolar, matrículas, transferências, atestados, atendimento ao público e demais atribuições. A gestão financeira a princípio é equilibrada, a equipe diretiva administra os recursos financeiros, aplicando em melhorias para a escola e em material de expediente. Pode-se dizer que a gestão administrativa funciona a contento.

Os funcionários de manutenção e limpeza demonstram esforço e boa vontade em suas funções. Fazem um grande esforço para dar conta do seu trabalho, pois o número de funcionários é insuficiente e sempre acontecem licenças por motivos de saúde ou outros. Quanto às merendeiras, que desempenham suas funções onde as mesmas trabalham juntas coma direção e conselho escolar na compra e cardápio da merenda que é de grande qualidade para oferecer aos alunos.

Os professores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (138.6 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com