TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Supervisionado

Por:   •  19/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.596 Palavras (11 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Graziele Teles – RA 6952315425

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL II

Osasco - SP

2014

[pic 2]

Graziele Teles – RA 6952315425

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL II

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado Educação Infantil

Osasco - SP

2014

[pic 3]

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno.............................................................................04

Introdução.................................................................................................................05

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental II 

1 – Observação e Interação na Escola......................................................................06

2 – Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola.........................................................................................................................10

3 – Plano de Aula.......................................................................................................12

4 – Regência..............................................................................................................14

Considerações Finais..............................................................................................16

Referências Bibliográficas......................................................................................17

Anexos.......................................................................................................................18

IDENTIFICAÇÃO  

Nome do Estagiário: Graziele Teles

RA: 6952315425

Curso: Pedagogia

Semestre: 6º

Ano: 2015

Início do estágio: 21 / 10 / 2015

Término do Estágio: 27 / 10 / 2015

Instituição concedente do estágio

Nome da Instituição: EMEB Monteiro Lobato

Endereço: Rua Imirim nº323- Jardim Nossa senhora de Fátima, Jandira

Telefone: 4618-4498

Responsável: Guliver

I – INTRODUÇÃO

O presente relatório aqui apresentado foi realizado no colégio EMEB Monteiro Lobato situado na Rua Imirim nº 323, Jardim Nossa Senhora de Fátima- Jandira e tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas e experiências vivenciadas durante o estagio pedagógico, descrevendo aspectos relacionados às práticas pedagógicas, estrutura física e organizacional da instituição.

Durante o estagio supervisionado observou-se o trabalho do coordenador pedagógico tendo sempre o foco na observação do relacionamento entre a teoria e a prática vivenciada na Educação Infantil deste estabelecimento.

Na sala de aula foi registrada a prática docente assim como o relacionamento entre professor-aluno e diversas atividades que fazem parte da rotina diária da escola tais como: brincadeiras, roda de história, roda de conversas, desenhos, modelagem, músicas e atividades.

Após a observação foi possível elaborar planejamento de aula de acordo com a grade curricular presente no colégio e em seguida foram desenvolvidas as aulas conforme o plano de aula elaborado.

        

II – DESENVOLVIMENTO:

a-) Observação e Interação.

O Estágio Supervisionado teve início com a visita a escola EMEB Monteiro Lobato na Rua Imirim nº 323, Jardim Nossa Senhora de Fátima- Jandira.

A escola possui 115 alunos matriculados  possui uma estrutura física adequada com dois pátios, um refeitório, uma quadra, vinte salas, e 18 banheiros.

Tem como objetivo oferecer um ambiente físico, pedagógico, cultural de formação para um aprendizado que leve em busca de conhecimento de concreta valorização favorecendo uma postura viabilizadora dentro do contexto social e fora de seu convívio, tem como função principal oferecer ensino eficaz respeitar e valorizar as experiências de vida dos educandos e de suas famílias tendo como propósito fortalecer a postura humana e os valores aprendidos com a criticidade, a sensibilidade, a contestação social e a criatividade diante das situações difíceis e a esperança. Quanto ao diagnóstico da realidade a escola aponta a realidade que a comunidade escolar é afetada por vários fatores, mas  o principal deles é a falta de convivo escolar dos pais, pois a maioria trabalham fora e perdem a oportunidade de participar das atividades escolares, com isso muitas etapas das crianças vão se perdendo. Na visão da educação faz parte da formação humana ressaltar os direitos das crianças. Vê a escola como um ambiente que respeita e crê que todo cidadão já traz consigo seu mundo imaginário, proporcionando fatores que levam a valorizar esses conhecimentos e tem a visão de sociedade de construir um ambiente na qual os indivíduos desde cedo se sintam integrados e valorizados, podendo construir no seu natural suas ideias e costumes..

A escola tem como filosofia educar partindo do principio Ensino-prática, pois quando se tem um ensino praticante o aluno se torna o alvo por estar em um ambiente de plena construção, vivenciando, buscando e contextualizando sua própria realidade.

Concluído, por se tratar de alunos de Educação Infantil, a escola acredita que a avaliação esta ingressada num processo continuo, na qual vai se abrangendo superando etapas de acordo com sua maturidade, capacidade e competência, e considera o aluno como um todo, sua bagagem cultural e as diferenças individuais, que a avaliação se da de forma constante e continuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (192.1 Kb)   docx (289.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com