TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Supervisionado

Por:   •  19/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  13.576 Palavras (55 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 55

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES

INSTITUTO A VEZ DO MESTRE

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

Laços familiares x institucionalização de idosos: Uma breve análise no Abrigo

Cristo Redentor.

Autor (a): Rosana Alves da Cruz

Orientador (a): Prof. Maria Poppe

Niterói

Janeiro / 2007


2

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES

INSTITUTO A VEZ DO MESTRE

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

Laços familiares x institucionalização de idosos: Uma breve análise no Abrigo

Cristo Redentor.

Trabalho monográfico apresentado como requisito parcial para a obtenção do grau de especialista em Terapia de Família.

Curso: Terapia de Família

Autor (a): Rosana Alves da Cruz


3

AGRADECIMENTOS

Primeiramente agradeço a Deus por ter tornado mais este sonho uma realidade em minha vida. Obrigada senhor por este momento maravilhoso ao qual está me proporcionando!

Aos meus pais, Antônio e Rosemary, que sempre revestiram a minha existência de amor, carinho e dedicação. Cultivaram em mim valores que me transformaram na pessoa que sou hoje. Abriram as portas para o meu futuro, me dando o bem mais precioso que puderam: o estudo. Não foram apenas pais, mas amigos e companheiros. Obrigada pela força e pela garra durante os longos anos da faculdade!

Ao meu irmão, André, que mesmo no seu silêncio me dava ânimo para continuar!

Ao meu namorado, Bruno, que compartilhou dos meus ideais, compreendendo minha falta de tempo, os finais de semana dedicados aos estudos e o nervosismo no final de período e tinha sempre um sorriso e uma palavra de incentivo que ajudou em meu objetivo. O seu carinho, estímulo e amor foram às armas dessa vitória.

Aos familiares e amigos por compreender as ausências em momentos importantes e que mesmo de longe sempre tinham uma palavra para incentivar a prosseguir nas horas de desânimo.

Enfim, a todos que contribuíram direta ou indiretamente para a realização deste trabalho, meu sincero agradecimento.

Rosana.


4

DEDICO        ESTE  TRABALHO  A

TODOS  OS  IDOSOS  INSERIDOS  EM

INSTITUIÇÕES  ASILARES  NO  NOSSO

PAÍS.


5

RESUMO

A presente monografia tem como finalidade analisar quais são os fatores que tem contribuído para que os familiares internem seus idosos em instituições asilares. Nota-se que as famílias tem segregado seu idoso em asilos devido a atual conjuntura do país que requer o ingresso de todos no mercado de trabalho para o sustento de maneira digna fazendo com que não tenham tempo para dar atenção necessária ao idoso. Os familiares, por não saberem como lidar com os idosos dependentes para atividades básicas, têm como uma das principais opções colocá-los em instituições asilares. Alguns idosos preferem, por vontade própria, saírem do convívio familiar e social para residir em um asilo já que se sentem como estorvo para a família. Outros, que durante a vida não constituíram família e, assim, estão sozinhos optam por este tipo de instituição. Porém, o modelo de atendimento asilar tem se mostrado inviável trazendo, deste modo, a importância da criação de novas formas de inserção do idoso na família e na sociedade.


6

METODOLOGIA

O universo da referida análise é constituído por profissionais da área de Serviço Social e Terapia Ocupacional que atuam no Abrigo Cristo Redentor.

Primeiramente, foram feitas aproximações teóricas com a literatura e as categorias centrais utilizadas na monografia com o objetivo de obter maior conhecimento para a solução do problema estudado buscando referências sobre o assunto em livros, reportagens, documentos e leis. Foram utilizadas como principais referências Goffman (1961), Camarano (2002), Piloto (1998).

Para a continuação do levantamento de dados será aplicado questionário aberto com o intuito de dar maior liberdade aos participantes de falarem a respeito do assunto tratado. O uso do questionário é importante, pois pode ser preenchido diretamente pelos próprios entrevistados. Foram aplicados questionários a 03 profissionais da área de Serviço Social e três profissionais da área de Terapia Ocupacional.

Após a coleta de dados foi realizada uma apuração dos mesmos através de uma prévia leitura do material, interpretando-os e, logo após, houve a seleção dos aspectos mais relevantes a serem inseridos na pesquisa.


7

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        08

CAPÍTULO I: O envelhecer        10

1.1. - Aspectos gerais sobre o envelhecimento e a questão da velhice        10

1.2. - A questão do envelhecimento populacional no Brasil        16

1.3. - Políticas Públicas destinadas à terceira idade        24

Capítulo II: Espaços de Atenção aos Idosos: Prevalência do modelo asilar        29

2.1. - Análise do espaço institucional        29

2.2. - A questão asilar        34

2.3. - As instituições asilares para idosos no Rio de Janeiro        39

...

Baixar como (para membros premium)  txt (96.3 Kb)   pdf (729.2 Kb)   docx (349 Kb)  
Continuar por mais 54 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com