TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Supervisionado

Por:   •  24/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.741 Palavras (11 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]                        CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ENSINO FUNDAMENTAL CICLO I – 1º AO 5º ANO

Relatório apresentado para a conclusão do componente curricular Estágio Supervisionado Ensino Fundamental Ciclo I -1º ao 5º ano, Solicitado pela Professora Dnd. Elaine Cristina Moreira da Silva supervisora de Estágio do Curso de Pedagogia do UNISALESIANO/Lins

NOME DO ESTÁGIÁRIO: Cristiani Ferreira de Souza

E MAIL: Cris.Cristiani32@gmail.com

TELEFONE FIXO: (14) 3532-2142

TELEFONE CELULAR: (14) 99801116

DATA DE ENTREGA:

PROFESSOR CLÍNICA: Kátia Moura Graça Paixão

NOTA:

SUPERVISOR DE ESTÁGIO: Ms. Elaine Cristina Moreira da Silva

NOTA:

MÉDIA FINAL:

LINS/SP

2014/1

1. INTRODUÇÃO

O presente relatório refere-se a 200 horas de Estágio Supervisionado em Educação Básica Ensino Fundamental Ciclo I, distribuídas entre estágio regência compartilhadas, análise e leitura de bibliografia especializada, encontros de orientação, atendimento pedagógico e aulas de nivelamento.

De acordo com o Regulamento de Estágio do Unisalesiano, que tem como objetivo oferecer ao futuro licenciado as diferentes dimensões da atuação profissional, em instituições educacionais dos sistemas de ensino. Constitui-se de um momento em que os alunos colocarão em prática as competências adquiridas durante o curso de formação e as ampliarão, já que as competências manifestadas nas ações a serem desenvolvidas não se limitam apenas à aquisição de conhecimentos e sim à utilização, integração e mobilização desses conhecimentos.

2. CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO:

Escola: EMEF. “Profª Gessy Martins Beozzo”

Endereço: Rua Irmã Ruth da Costa, 220

Período de funcionamento da escola: 07h às 18h

Nível: Ensino fundamental I

Número de alunos por turno: 122alunos no período matutino e 123 alunos no vespertino.

Atividade realizada: Regência Compartilhada

Período de realização da atividade: 19/03/2014 à 30/05/2014

Nome do Diretor da Unidade Escolar: Fabiana Vitta Florentino

Nome do Coordenador Pedagógico: Elaine Macario

Nome dos professores: Angela  (2º ano B), Rosangela (3º ano C), Simone  Aleixo (5º ano B).

 

RELATÓRIO CLINICA

LOCAL: Clinica do UNISALESIANO

CARGA HORÁRIA REALIZADA – 64 horas

        

O estágio é o momento onde colocamos em prática nosso aprendizado, e por meio deste podemos adquirir e aperfeiçoar nossa prática. O meu estágio não correu como esperado de início estive frente a um novo desafio a criança que atendi tem síndrome de Dow, uma criança sem oralidade, sem limites onde não aceitava não como resposta e sempre que contrariado fazia birras.

Durante todo o atendimento da clinica o aluno veio somente em três atendimentos sendo que os mesmos não foram seguidos assim não podendo dar continuidade em meu trabalho e toda vez que comparecia tinha de dar inicio a todo trabalho já realizado.

Como meu aluno foi muito faltoso ajudei minhas colegas de sala com outras crianças e neste período pude conhecer vários níveis de dificuldades na aprendizagem e buscar meios e recursos diversos para colaborar.

Portanto termino meu estagio de clinica positivamente, pois apesar de não poder dar continuidade a um trabalho que para mim seria muito desafiador e um aprendizado imenso pude contribuir com minhas colegas e aprender que nada é impossível para uma criança o que falta é um olhar humano para estes pequenos cidadãos.  

         

Assinatura do Estagiário

RELATÓRIO: Regência Compartilhada 

LOCAL: EMEF. “Profª Gessy Martins Beozzo”

CARGA HORÁRIA REALIZADA – 126 HORAS

PARECER DO ESTAGIÁRIO

                O estágio proporcionou-me a oportunidade de vivenciar e aplicar na prática o conhecimento teórico adquirido na formação acadêmica, permitindo dessa maneira fazer uma analise critica e reflexiva sobre a Educação Básica do Ensino Fundamental CicloI.

               Durante o estágio observei que quanto mais ricos forem os desafios proporcionados aos alunos, maiores serão suas descobertas, suas aprendizagens, o fascínio pelo mundo que está ao seu redor, favorecendo assim o prazer e a felicidade de aprender a aprender, aprender a viver junto, aprender a ser, aprender a conhecer.

A equipe gestora sabe conduzir muito bem a equipe fazendo sempre um trabalho muito democrático, os professores têm muito empenho no trabalho realizado.

Nas salas onde estagiei notei dificuldades em poucas crianças e estas muito bem acompanhadas com grupos de estudo em horários opostos ou simultâneos.

No segundo ano da professora Angela as crianças estão alfabetizando mas poucas possuem dificuldades nesta etapa em que se encontra e por ser uma escola inclusiva possui uma criança com necessidades especiais mas a mesma também  faz acompanhamento com AEE.

No terceiro ano da professora Rosangela as crianças estão bem avançadas com boa leitura e muito questionadoras, também possui um aluno com necessidades especiais.

No quinto ano da professora Simone pôde observar que é uma turma muito complicada tem alunos com problemas comportamentais e três alunos com necessidades especiais, mas a professora sabe muito bem conduzir a situação e aplicar o conteúdo pedagógico com qualidade e atenção a todos.

Nesta escola todas as crianças que possui necessidades especiais têm um tutor, que orienta e adapta as planilhas da professora para realizarem o trabalho de maneira adequada a cada criança. Para mim o estágio foi muito valioso  pois o aprendizado adquirido neste período foi muito importante pois conheci meios diferentes e peculiar de cada professor a forma de conduzir a postura, tudo isto acrescenta de forma muito positiva na minha formação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (274.6 Kb)   docx (80.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com