TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Supervisionado

Por:   •  9/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 2

JESSICA DE CARVALHO SILVA, RGM:26143151

O Estágio Curricular supervisionado é compreendido como a pesquisa da realidade, ou seja, é a articulação da teoria com uma vivência da prática de aprendizado, indispensável para formar um bom professor que deseja estar preparado para enfrentar adequadamente aos desafios de uma carreira de sucesso. É uma das principais etapas obrigatórias exigidas pelas instituições de ensino, e deve acontecer durante o período acadêmico.

Na teoria, o curso superior proporciona há a abordagem de uma série de assuntos, estudos e aprendizagens, possibilitando ao aluno um prévio conhecimento da realização concreta. Assim, o estágio contribui ao aluno o domínio de instrumentos teóricos, as situações práticas do fazer pedagógico. E a relação entre eles devem sempre caminhar juntos.

A articulação da relação teoria e prática é um processo definidor da qualidade da formação inicial e continuada do professor, como sujeito autônomo na construção de sua profissionalização docente, porque lhe permite uma permanente investigação e a busca de respostas aos fenômenos e às contradições vivenciadas (BARREIRO; GEBRAN, 2006, p. 22).

No estágio envolve situações diversas a fim de ajudar o futuro professor a encarar a realidade do dia-a-dia, fortalecendo e potencializando seus estudos, com a oportunidade de vivenciar de perto, examinando a relação professor-aluno, o papel do professor responsável pela sala, conhecendo as formas de ensino que são ministradas e aplicadas, assegurando as aprendizagens e agregando na construção de novos saberes em desenvolvimento.

O processo interativo entre estagiário e professor deve ser consciente, visando enfrentar os desafios de lidar com o outro, respeitando, trocando experiências e informações, destacando a importância do trabalho coletivo, para proporcionar ao licenciado o domínio de instrumentos, hábitos e habilidades, criando condições para atuar com maior segurança e visão crítica, reflexiva em seu futuro exercício acadêmico.

Vai muito além de uma disciplina exigida do processo de formação, é onde amplia a capacidade de aprendizado, e é de suma importância a integração da prática, levando em considerações as diferentes realidades conforme o contexto sociocultural. Assim, a vivência do estágio constrói um olhar mais sensível a outro ser, onde é de sua responsabilidade transmitir condutas de respeito, empatia, e valores fundamentais, ajudando a seguir um modelo de ensino sobre quais práticas e formas de agir futuramente dentro de uma sala de aula.  É um espaço para adquirir bagagem de conhecimentos, tendo como referências profissionais professores atuantes da área.

Esse processo da realidade fará repensar o seu ensino e a sua pesquisa, elevando ao exercício de seu autoconhecimento e tomada de decisões. Pois é o primeiro contato preparatório frente as condições pedagógicas.

 

REFERÊNCIAS

BORSSOI, Berenice Lurdes. O estágio na formação docente: da teoria a prática, ação-reflexão. Simpósio Nacional de Educação, v. 20, 2008.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com