TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio supervisionado de Educação Infantil

Por:   •  3/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 6

Relatório de estagio Supervisionado Educação infantil

Aluno: Suzana Gonçalves dos Santos

RGM: 26079828

Curso: Pedagogia

Disciplina: Estágio supervisionado de Educação Infantil

Ano/Semestre: 2022/4°semestre.

CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA:

Centro municipal de educação infantil tia Carmelita. Situado na rua dos Lírios , 177, conjunto Itapira, Quatro Barras. Dependência pública . Vinculado na secretaria de educação e esporte de Quatro Barras.O CMEI Carmelita é composto por 5 salas de aula, com uma boa estrutura física  interna e um amplo espaço externo. Contém um refeitório , pátio coberto, dois parquinhos em área externa, uma para crianças bem pequenas e outro para as crianças maiores. Uma Horta projetada pelos funcionários do CMEI , com apoio da prefeitura local,  e uma brinquedoteca, criada para as crianças usufruírem em dias chuvosos. E para completar o espaço , tem a diretoria , a sala dos professores e supervisão juntas. Também possui estacionamento interno.

INTRODUÇÃO:

Quando iniciei o estágio no CMEI tia Carmelita, observei todo funcionamento do estabelecimento de ensino,como um todo.Começando pela professora e os alunos da classe do infantil,que   foi a que escolhi para estagiar. Observei como era a interação com os alunos    e suas  famílias, tendo em vista que eram crianças  bem pequenas de 6 meses a 1 ano e meio de idade; como era a interação da instituição com familia e alunos, e também como era o método de ensino no qual a escola se baseava para trabalhar.

Já inserida no ambiente  da classe do infantil, além da observação que eu realizava durante o período que estava em sala, também ajudei nas tarefas exercidas na rotina diária, como: recepcionar a chegada das crianças, ajudar com a alimentação,observar  e auxiliar nas atividades propostas pela professora e no auxilio com atividades externas, sendo elas livres ou direcionadas.Participando também de momentos com cuidados pessoais e higiene dos pequenos.

A chegada das crianças começava bem cedo por volta das 7:30 da manhã, onde uma funcionária, a diretora ou supervisora recepcionavam no portão, levando cada criança para sua respectiva sala. No horário estipulado pelo estabelecimento por volta das 8:30  as turmas se dirigiam  para o refeitório para  o café da manhã,  com exceção do infantil,(berçario) que recebe o café da manhã na sala. Logo após a refeição os alunos entram em suas salas com as professoras para iniciar as atividades diárias.

As atividades realizadas com os alunos são estipuladas pela coordenação pedagógica da secretária municipal de educação.São temas propostos que geralmente tem  uma semana a quinze dias de duração. Sempre baseado na BNCC e incluindo todos os direitos de aprendizagem. Deixando sempre livre para os professores trabalharem os temas que julgarem pertinentes para sala de aula. Procurando sempre adaptar os direitos de aprendizagem nas atividades propostas, visando a participação dos alunos.

PERFIL DOS PROFESSORES

Durante o período em sala observei a regência  da professora Lilian cristina de Oliveira, regente na sala do infantil,(berçario). A mesma relatou que possue formação em pedagogia desde o ano de 2016, porém ingressou na educação infantil desde o ano de 2012, no concurso de educadora infantil do município.  Ela exerce um método construtivo em sala de aula, visando sempre a autonomia das crianças no cotidiano da classe. Ela exerce sua função em sala com muita maestria, sempre focada, com criatividade e imaginação. Sem perder a doçura e os cuidados básicos com os pequenos, que ainda não são totalmemte independentes. Procura sempre mediar os conflitos que são comuns nessa faixa etária, buscando sempre proporcionar um novo aprendizado com os mesmos.  Estimula os pequenos com atividades lúdicas , onde eles possam explorar todo ambiente em seu entorno. Apesar da  classe ser composta por várias idades diferenciadas estimula todos conforme a necessidade de cada um.

PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES:

As práticas pedagógicas são iniciadas em sala durante a  semana, com o tema sugerido no planejamento semanal, com campos de experiências  que vão despertar  mais conhecimento do aluno, o que vai chamar mais atenção e que estará visando a  necessidade de aprendizagem do aluno. Quando as crianças apresentam alguma dificuldade em relação a rotina em sala, a professora utiliza habilidades que vem de encontro com a necessidade apresentada,trabalhando isso juntamente com o tema proposto naquela semana ou período. Sempre utilizando recursos como: histórias, fantoches, músicas, vídeos, e muitos outros materiais complementares que estão disponíveis para utilização em sala.

A professora exerce um papel fundamental com a turma, gerando um vínculo afetivo muito forte com as crianças, são extremamente amorosas. Os alunos são muito bem acolhidos, a professora é extremamente atenciosa, visando o bem estar de cada aluno em sala, buscando ser sempre paciente na hora das atividades e também no dia a dia. Sem perder o domínio e a autoridade em sala de aula.

Eu percebi que o afeto, assim como o pensador Jean Piaget “O desenvolvimento intelectual em dois componentes: o cognitivo e afetivo” O carinho, são as bases para uma educação infantil de qualidade, pois por serem tão pequenos os alunos precisam sentir que ali eles vão ter carinho, afeto e se sentirem seguros naquele ambiente e assim ter uma aprendizagem natural.

FOCO: MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

Em observação e interação com a turma do infantil escolhi uma atividade com música que foi aplicada em sala,onde era explorado o tema estações do ano, especificamente primavera. Neste dia os bebes foram estimulados a dançar juntos com os colegas, interangindo com  gestos e movimentos, ao som da música “primavera”(vai chuva) do mundo bita. Logo após a atividade também foram estiulados visualmente através do vídeo musical, sendo projetado no teto através de um data show,enquanto descansavam após a atividade. Eles ficaram encantados com as imagens projetadas no teto. Naquele momento constatei que aquela sala era extremamente musical, e que em momentos como estes proporcionados em sala, gerava interação total das crianças, que interagiam de forma positiva, alegre e participativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com