TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O JOGO DAS CORES PROIBIDAS

Por:   •  20/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.088 Palavras (9 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE PEDAGOGIA

PSICOLOGIA SÓCIO-INTERACIONISTA

JOGO DAS CORES PROIBIDAS

[pic 2]

ARARAQUARA

2019

 “JOGO DAS CORES PROIBIDAS”

[pic 3]

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

ARARAQUARA

2019

Sumário

I    – Introdução ......................................................................................4

II – Síntese Teórica ...............................................................................4

III – Descrição do jogo:

  • O jogo ...........................................................................................6
  • Objetivo ........................................................................................7
  • Material ........................................................................................7
  • Regras ..........................................................................................7

IV – Desenvolvimento do jogo:

  • Sujeitos da pesquisa.....................................................................7
  • Local da aplicação.......................................................................7

V - Aplicação da tarefa

  • Tarefa 1.......................................................................................8
  • Tarefa 2.......................................................................................9
  • Tarefa 3......................................................................................10

VI – Analise dos resultados

  • Tabela .........................................................................................11
  • Gráfico.........................................................................................14

VII – Conclusão

Bibliografia

Anexo A – Termos de Consentimento

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido pelas alunas do curso de Pedagogia do 3º/4º semestre, proposto pela disciplina Psicologia Sócio Interacionista e tem como objetivo analisar o desenvolvimento da função simbólica. Ele fundamente-se na abordagem teórica Lev S. Vygotsky, que tem como base os processos do desenvolvimento humano e seus estudos contribuíram muito para a Pedagogia e Psicologia.

Para a realização deste trabalho foi aplicado o “Jogo das Cores Proibidas” que tem como finalidade observar como as crianças fazem uso de signos e instrumentos para auxílio na memorização de regras, observando a existência ou não da fala egocêntrica durante a aplicação do jogo e a habilidade de memorizar as regras.

SÍNTESE TEÓRICA

“A teoria do desenvolvimento e aprendizagem por Vygotsky”

Lev S. Vygotsky, não conseguiu formular uma concepção estruturada sobre o desenvolvimento humano, o que ele nos oferece são reflexões e dados de suas pesquisas sobre vários aspectos do desenvolvimento humano. Vygotsky dedicou seus estudos aos processos das funções psicológicos superiores ou processos mentais superiores que são mecanismos psicológicos mais sofisticados, e seus estudos apontam que o desenvolvimento humano vai além dos aspectos físicos e biológicos, pois para ele, o desenvolvimento também é influenciado pelo meio social e cultural a que pertence.

Neste sentido, a compreensão da concepção teórica apresentada por Vygotsky baseia-se na mediação, Oliveira (1997), diz que “mediação é o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação, na qual a relação passa a ser mediada pelo elemento” (p. 26). Através da mediação nos relacionamos com nosso meio social, e por meio da mediação simbólica que nós desenvolvemos nossas funções psicológicas.

 Na sua relação com o mundo, o homem se utiliza instrumentos materiais e instrumentos psicológicos que são denominados instrumentos e signos. O surgimento dos instrumentos se deu por necessidade de comunicação, são ferramentas materiais que conduzem as atividades externas do homem, possibilitando-o transformar a natureza e ser transformado. É importante ressaltar que os animais também se utilizam dos instrumentos, porém de forma rudimentar.

Os signos são instrumentos que auxiliam os homens nos processos psicológicos, sendo assim internos ao indivíduo. É definido por Oliveira (1997) como “elementos que representam outros objetos” (p. 30), é com auxílio dos signos que o homem consegue comandar suas atividades psicológicas e ampliar sua capacidade de atenção, memoria e acumular informações, pois a memória mediada por signos tem mais capacidade do que a não mediada.

Ao interiorizar os signos, eles se tornam marcas exteriores para o homem, assim, eles passam a fazer representações mentais desse objeto mesmo em sua ausência. Como consequência disso, os signos não são marcas externas isoladas, e sim compartilhadas por indivíduos pertencentes ao mesmo grupo social, possibilitando a comunicação entre os indivíduos e uso da interação social.

A mediação cooperou para que as funções psicológicas se tornassem cada vez mais sofisticadas e controladas pelo homem. É no decorrer do desenvolvimento através da mediação, que adquirimos a linguagem e internalizando os significados.

Para Vygotsky linguagem é entendida como um sistema simbólico fundamental para as interações humanas, assim a linguagem e sua relação com o pensamento ocupam um espaço importante nos seus estudos. Para ele, a linguagem possui duas funções básicas: a primeira é intercambio/interação social e a outra é o pensamento generalizante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (382.3 Kb)   docx (220.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com