TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LIVRO DIDATICO

Por:   •  17/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.699 Palavras (7 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 7

O LIVRO DIDATICO

Sabe-se que a maioria das escolas particulares e públicas oferece a seus alunos o livro didático, os mesmos, servem como fonte que auxilia o professor durante o processo de elaboração de atividades voltadas para o processo de alfabetização. Ou seja, o livro didático, objeto de estudo deste trabalho, está presente na prática escolar servindo como instrumento de reflexão e planejamento da prática docente.

Os materiais didáticos pedagógicos se constituem em um dos fatores determinantes para a qualidade da educação, Por isso torna-se pertinente a análise e a discussão dessa temática, a qual tem por objetivo geral analisar um livro didático de 1º ano de letramento e alfabetização, a fim de investigar se o mesmo contribui para a apropriação do sistema de escrita alfabética identificando quais atividades são priorizadas pelos mesmos para que isso ocorra, portanto, esta pesquisa realizou uma análise sobre as atividades encontradas nos livros didáticos.

DADOS GERAIS DO LIVRO

[pic 1]O livro de nome A ESCOLA É NOSSA – LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO, da autora Marcia Paganini Cavequia, licenciada em letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL_PR) e pós- graduada em metodologia da ação docente pela mesma instituição, palestrante e consultora de escolas particulares e secretarias municipais de educação desde 1996, autora de livros didáticos para o ensino fundamental I e II, editora Scipione, 3º edição, São Paulo.

Este livro é voltado para o primeiro ano do ensino fundamental e compreende sua utilização nos anos 2013, 2014, 2015, o mesmo é composto por 201 paginas, de boa qualidade, sendo 4 paginas com sugestões de leitura para o aluno, 1 de apresentação e 3 de sumario.

No livro há dois tipos de gravuras, são elas fotos reais e desenhos, os dois tipos de imagem aparecem em todo livro relacionados com os textos propostos e atividades, são imagens de fácil compreenção e  percepção das suas caracteristicas considerando olhar da criança, as letras assim como as imagens são bem visiveis, tamanho adequado, forma e traçado, o livro é bem inlustrado e colorido, quase todas as paginas são inlustradas, um elemento que proporciona a criança uma maior curiosidade. [pic 2]

Destacamos que o livro possui mais desenhos do que fotos reais, o que infantializa o livro, a seguir exemplos de imagem no livro, todas as imagens tem uma boa resololução e coloridas :

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

 ASPECTOS RELATIVOS À LEITURA

 Começamos a analise da leitura, destacando a importância dos gêneros textuais de acordo com os PCN, "não se formam bons leitores oferecendo materiais de leitura empobrecidos, justamente no momento em que as crianças são iniciadas no mundo da escrita (...)" (op. cit., p.36). Então, partindo desta ideia destaca-se o fato de que, no ensino da Língua Portuguesa, o educador deve selecionar e oferecer aos educandos uma diversidade de gêneros textuais, que estejam de acordo com a escolaridade e a faixa etária dos mesmos, dessa forma será possível desenvolver momentos significativos e prazerosos com a leitura e a escrita, na sala de aula.

Gênero textual são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns, procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas. Pode-se dizer que se tratam das variadas formas de linguagem que circulam em nossa sociedade, sejam eles formais ou informais. Cada gênero textual tem seu estilo próprio, podendo então, ser identificado e diferenciado dos demais através de suas características.

O livro analisado é sim elaborado de forma a compreender textos em circulação na sociedade e esta adequado á serie proposta, embora pudesse conter mais gêneros textuais atuais. O mesmo traz consigo uma variedade pequena de textos.

A seguir uma tabela com os gêneros textuais presentes no livro:

GÊNEROS TEXTUAIS PRESENTES NO LIVRO

Poema

8

Texto folclórico

1

Texto informativo

6

Texto de Historia

7

Parlenda

2

Cantiga popular

3

Historia em quadrinho

1

Conto de fadas

1

Bilhete

2

Convite

1

Poema

8

Historia só com imagens

1

Foto Legenda

1

Convite

1

Receita

1

O livro trás textos e poemas de autores renomados como: Vinicius de Morais, Cecilia Meireles e Pedro Bandeira, o que julgamos de grande importância para que as crianças desde cedo tenham contanto com a cultura Brasileira.

Como vimos na analise dos gêneros textuais o livro trás diferentes textos, embora as temáticas presentes no livro estejam desatualizadas para com a época que as crianças vivem, os textos na maioria das vezes são pequenos e médios, contatamos que a uma carência em textos longos, o mesmo só aparece uma única vez no conto “Chapeuzinho Vermelho” seguido de atividades de interpretação de textos, e letramento. A figura 4 é um exemplo de texto longo que aparece no livro.

[pic 7]

[pic 8]Como já citamos aqui o livro trás muitos textos curtos, de fácil compreensão, como poemas, parlendas, e cantigas, esses textos vêm seguidos de atividades adequadas para a apropriação do sistema de escrita e leitura, pois utilizam os jogos sonoros como facilitador para a leitura.

Os textos apresentados no livro muitas vezes vêm com a proposta da mediação pelo professor (a), o que torna a leitura mais prazerosa, ouvir uma historia contada ou ler acompanhando a professor (a), embora não notamos uma preparação antes da leitura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (545.4 Kb)   docx (799.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com