TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.681 Palavras (7 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 7

O LÚDICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Maria de Fátima Macena

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Licenciatura Plena e Pedagogia (PED) TG

05/04/15

1 INTRODUÇÃO

Diante das dificuldades encontradas pelos professores das séries iniciais em relação ao ensino da leitura e escrita na sala de aula, percebe-se que alguns têm procurado formas de aprimorar suas práticas pedagógicas por meio de metodologias diferenciadas que levem os alunos ao despertar o gosto pelas aulas.

 Diante dessa realidade percebe-se a importância de uma educação que vise não somente a mera decodificação e codificação de signos linguísticos, mas uma educação centrada nas diferenças entre os educandos respeitando suas inteligências e seu processo de aprendizagem.  Como um suporte a prática pedagógica de educadores a tempos se tem discutido sobre o lúdico e suas contribuições no processo educativo, de forma alegre e dinâmica muitas são as práticas lúdicas: jogos, brincadeiras, contação de histórias, cantigas de rodas, teatro de fantoche, dentre outras.

Todas essas atividades despertam em quem as vivências um mundo de imaginação, criatividade e alegria na construção do processo ensino aprendizagem do aluno. Percebe-se que apesar de contribuir de certa forma na formação  de leitores competentes, tais atividades ainda não estão sendo trabalhadas no cotidiano escolar por alguns professores, talvez por desconhecerem o assunto, esses docentes têm deixado de enriquecer suas práticas em sala de aula. Mas como trabalhar tais atividades? Para quê? Essas são algumas perguntas que surgem no pensamento de educadores. Várias são as formas de se trabalhar o lúdico em sala de aula o professor precisa adequar-se a melhor forma, focando naquelas que possibilitem a melhor aceitação dos alunos e contribuam para o desenvolvimento das chamadas inteligências múltiplas.

Algumas atividades lúdicas podem ser direcionadas para a alfabetização e ensino de língua materna, assim como também para trabalhar certas competências e habilidades nos alunos. No caso da alfabetização os jogos e brincadeiras contribuem de forma significativa, enriquecendo o desenvolvimento intelectual dos mesmos, outras práticas lúdicas, trabalhadas de forma planejada e direcionada podem levar as crianças ao desenvolvimento de suas capacidades lingüísticas, sensório-motor e comunicativas, quando se trabalha com essas atividades o aprendizado torna-se mais prazeroso e divertido.

Efetivar tal proposta no contexto escolar, não tem sido fácil, é necessário que os envolvidos no processo ensino-aprendizado centrem-se em objetivos e metodologias que envolvam essas ricas possibilidades. Precisa-se refletir sobre o uso de tais estratégias no processo de alfabetização; analisar de que forma essas podem contribuir para o domínio da leitura e produção de textos nos anos iniciais do ensino fundamental; reconhecer nessas atividades como novos recursos didáticos para as práticas pedagógicas. Tais objetivos despertam discussões a cerca do uso de tais metodologias para concretizar a proposta de se alfabetizar letrando.

Por meio do trabalho realizado de inserção e intervenção no contexto escolar nas turmas do 1º ao 3º anos de uma escola pública do Município de Marabá, foi realizada uma pesquisa de observação sobre o processo de ensino aprendizagem dos alunos, sendo detectadas inúmeras dificuldades de aprendizagem dos mesmos, mas ao mesmo tempo uma boa aceitação e principalmente interesse no desenvolvimento de atividades lúdicas.

Por meio desta constatação, construí a questão da problematização do artigo, priorizando a investigação da importância e dos benefícios das atividades lúdicas para os alunos no processo de ensino aprendizagem. Assim, durante o estagio supervisionado, procurei por meio da pesquisa participante e do planejamento de trabalho pedagógico para esta turma algumas respostas a esta questão, visando sempre construir melhores condições para a evolução do processo de aprendizagem dos alunos.

Sabemos que é na infância que se têm os primeiros contatos e vivências para desenvolver a aprendizagem, e acredita-se que os jogos e brincadeiras são essenciais na vida das crianças, pois ficam mais motivadas a usarem a inteligência e tornam a aprendizagem mais prazerosa, auxiliando as crianças a desenvolverem a personalidade e sua inteligência.

Neste contexto, tenho como objetivo geral a investigação da importância do Lúdico no processo de ensino-aprendizagem e, especificamente, desenvolver ações junto às crianças buscando um melhor desenvolvimento da aprendizagem em sala de aula por meio do lúdico e observar como estes alunos se comportam frente à realização destas atividades.

Durante o estágio nos Anos Iniciais, realizou-se inúmeras atividades lúdicas com os alunos explorando suas habilidades e instigando-os a desenvolverem seu processo de alfabetização mediante essas atividades.

As crianças dos Anos Iniciais por estarem começando seu processo de ensino aprendizagem necessitam de maior atenção e orientação do educador, pois é nesta etapa que começam aprender a aprender. O lúdico, nesta fase de aprendizagem, é muito importante, pois desperta maior interesse e melhor compreensão por parte dos alunos. É mais fácil ensinar brincando, pois se torna uma atividade mais adaptativa e aceitável uma vez que as brincadeiras ainda fazem parte do seu cotidiano enquanto crianças.

Nesta fase a ludicidade ajuda no desenvolvimento e na autonomia das crianças e nós, como educadores, podemos acompanhar o desenvolvimento dos alunos por meio de suas atitudes, opiniões e suas formas de sentir e pensar, assim como a sua capacidade de atenção, criação, cooperação, memória, interação e integração por meio da proposição e desenvolvimento de atividades lúdicas.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O lúdico tem uma grande importância para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, pois ele serve de facilitador no processo de ensino aprendizagem, estimulando e, ao mesmo tempo, melhorando a prática do educador.

Sabe-se que nos Anos Iniciais o processo de alfabetização pode ser difícil e lento; muitas crianças desenvolvem bem essa etapa, mas algumas encontram um grau de dificuldade maior. Assim, as atividades lúdicas podem servir como incentivadoras, tornando as aulas mais atraentes, possibilitando assim uma aprendizagem significativa e construída de forma participante.  Conforme Piaget (1998) “A atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo, por isso, indispensáveis à pratica educativa”. (Aguiar, 1977, p.58).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com