TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lúdico na aprendizagem escolar

Por:   •  20/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.652 Palavras (15 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 15

O LÚDICO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR

Laíz Pereira

Prof. Sonia Regina Amâncio Martins 

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Pedagogia (PED 0815) – Estágio III

03/12/15

RESUMO

O paper de estágio está direcionado para um contexto lúdico, tendo em vista que sua aplicação foi realizada em cinco dias, com crianças que freqüentam o segundo ano do Ensino Fundamental vespertino. Toda a abordagem feita teve como área de concentração a metodologia de ensino e como tema gerador o lúdico. Fundamentei minhas teorias em vários autores, porém aprofundei meus estudos nas teorias de Santos, Moyles e Cunha, que nos mostram as contribuições do lúdico para o processo de aprendizagem das crianças. O lúdico cria condições para o desenvolvimento das crianças, pois amplia suas possibilidades de pensar e atuar sobre o cotidiano, melhorando seu relacionamento e interação social frente ao mundo que a cerca. O lúdico vai muito além de simples atividades de recreação, passatempo e diversão, pois  possibilita à criança diversos tipos de aprendizagem, é uma maneira de envolvê-las com maior interesse nas atividades propostas, oportunizando momentos alegres e prazerosos. Quando expomos as crianças a situações reais, conseguimos associar seu conhecimento à pratica, e é nessa linha de pensamento que oportunizei as crianças durante o estágio a conhecer, identificar, criar, explorar. É de conhecimento comum que as crianças gostam de brincar, mas na maioria das vezes essas brincadeiras não são canalizadas para buscar conhecimento, e é isso que no paper irei mostrar, como que  o lúdico motiva as crianças no processo de ensino aprendizagem.

Palavras-chave: Lúdico. Aprendizagem. Escola.

1 INTRODUÇÃO

Percebe-se a importância do lúdico nas Séries Iniciais, e o que desenvolve na criança enquanto está brincando, como a criatividade, autonomia, imaginação, socialização, imitação. Sendo assim, pensando em atividades que, de alguma forma, despertasse a curiosidade e interesse por parte das crianças, foi escolhida como área de concentração a metodologia de ensino e como tema o lúdico. Proporcionando o conhecimento com uma aprendizagem mais prazerosa e significativa  aos alunos do Segundo ano do Ensino Fundamental vespertino da Escola Municipal de Educação Básica Tancredo Neves, de Presidente Getúlio.

O lúdico é um elemento significativo no processo de aprendizagem. Ensinando com jogos, brinquedos e brincadeiras podemos fazer com que a atividade fique mais dinâmica, significativa e prazerosa para a criança. Pois enquanto se divertem aprendem e descobrem coisas novas. As atividades lúdicas servem como suportes para que as crianças atinjam níveis cada vez mais complexos no desenvolvimento cognitivo, afetivo, motricidade, inteligência, sociabilidade e a criatividade.

Portanto, nesse paper irei falar como o lúdico é um assunto interessante de se trabalhar nas series iniciais, sendo um elemento significativo no planejamento das atividades, servindo como suporte para manter os alunos mais envolvidos e interessados nas atividades pedagógicas atingindo níveis cada vez mais complexos.

Este projeto tem como objetivo compreender como as crianças aprendem mais e melhor quando o lúdico se faz presente, com a intenção de proporcionar às crianças uma aprendizagem diferente, que elas possam criar, identificar, imaginar, interagir, sempre de forma lúdica, com brincadeiras e jogos, fazendo com que tenham interesse em aprender e descobrir o novo e o diferente.

Tendo como objetivo específico analisar o papel do jogo no desenvolvimento da criança, relatando a importância do lúdico para uma aprendizagem facilitadora e  significativa, refletindo então sobre a aprendizagem a partir da metodologia lúdica.

Os estudos consistiram em primeiro momento de pesquisa, a importância que é ensinar de forma lúdica, com aprofundamento em diversos autores, em seguida no segundo momento mostrará como foi a realização dos dias de estágio no Segundo ano do Ensino Fundamental, mostrando como o lúdico contribuiu de alguma forma para uma aprendizagem mais significativa.

2  O LÚDICO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR

O brincar faz parte da história do homem, independente do local ou cultura em que vive, é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser visto apenas como diversão, mas como um aprendizado. O brincar possibilita a criança diversos tipos de aprendizagem, demonstrando o seu conhecimento, o que deseja, suas emoções, pensamentos, favorece sua imaginação, interpretação, criatividade, motricidade, interação social. E trabalhando com atividades lúdicas e outras brincadeiras, facilita o entendimento das crianças, então com o tema lúdico iremos explorar a sua importância ao trabalhar em sala, compreender como é um excelente facilitador na aprendizagem, incentivando a criança a querer aprender mais.

O brincar na infância deve ser visto como um importante recurso pedagógico, uma maneira mais dinâmica, pode despertar o interesse dos alunos em querer aprender mais, adquirir e construir conhecimento, a interagir e socializar com as crianças. Para Piers e Landau (1980, p. 43 apud MOYLES, 2002, p. 21) o lúdico “desenvolve a criatividade, a competência intelectual, a força e a estabilidade emocional, e... sentimentos de alegria e prazer: o hábito de ser feliz.”

Conforme Santos (2011, p. 12):

O brincar por si só é instrumento de alegria, de diversão, de entretenimento, de praticas das emoções e de construção do conhecimento. Ao levar o lúdico para a escola está-se promovendo algo diferenciado que ajuda os alunos a resgatar o prazer, mudar sua visão de escola e dar um novo sentido ao processo de aprendizagem, pois trabalha com emoções, além de contribuir na concretização de propostas cognitivas que levam a construir conceitos e dominar habilidades, pode transformar as metodologias de ensino. Assim, os jogos, brinquedos, as brincadeiras e as dinâmicas são as ferramentas indispensáveis para a criação de um ambiente criativo, diferente, inovador e significativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (191.4 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com