TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modelo de Terrário Mapa Conceitual

Por:   •  7/6/2022  •  Projeto de pesquisa  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 3

Data e horário de entrega:

Aluno (a): Jullie Hellen dos Santos Soares - 202037066a

Atividade: Modelo de Terrário

2. Desenvolvimento

A escola nova surgiu como uma tendência progressista que veio pra tentar mudar o método tradicional da escola do século XX. O ensino tradicional tinha uma metodologia de ensino na qual o aluno era tido como um coadjuvante e o foco era o professor, ele é quem tem o conhecimento e o aluno que decora e reproduz tal conhecimento era tido como o “bom aluno”. Os criadores de tal movimento achavam que tal estilo de educação não condizia com a realidade social, já que não preparavam os alunos para se adaptarem aos problemas do convívio social, portanto era necessária uma mudança desse método.

Tal mudança se daria pela ação e não pela instrução, a educação através da ação se daria através da experimentação laboratorial dos alunos, ou seja, o aprender fazendo valorizando a ação dos alunos, tendo uma maior participação do aluno. Os educadores adeptos desse modelo acreditavam que a escola tem o papel de democratizar cidadãos. Esse movimento ele veio tentar fazer a educação acompanhar a evolução da ciência e da psicologia, acompanhando a teoria do desenvolvimento de Piaget. Ou seja, a educação deveria acompanhar o aluno respeitando suas fases do desenvolvimento.

O movimento da escola nova acredita que somente por meio da educação é possível criar uma sociedade justa, igualitária e baseada em fundos democráticos. Portanto, para desenvolver o conhecimento o escolanovismo considera algumas características para a escola como essenciais para esse desenvolvimento: centralizar a aprendizagem nas necessidades dos alunos, compor o currículo com assuntos importantes para o social, o ensino da observação e do pensamento crítico, dar valor á bagagem dos alunos, preparação para um mundo em constante mudança, inclusão de aspectos humanos como a razão, a emoção e o físico, além da oferta ampliada da educação de forma democrático, gratuita e laica.

Para John Dewey, filósofo que influenciou a elite brasileira em tal movimento, a educação era um necessidade social e por isso as pessoas devem ser “melhoradas” para dar continuidade em seus conhecimentos sociais.

No Brasil, os ideais do escolanovismo foram trazidos por Rui Barbosa em 1882. Já em 1930, Vargas assume o governo provisório e “dá” as práticas pedagógicas que a revolução reivindicava. Os intelectuais educadores brasileiros, baseados nos pensamentos de Dewey e Durkheim, se juntam e criam o Manifesto dos Pioneiros, tendo como personagem principal Fernando de Azevedo.

O documento “Manifesto dos pioneiros” foi um marco histórico para o movimento da escola nova em nosso país, visto que tal documento foi escrito por 26 educadores, lançado em 1932, apesar de sua formação ter começado nas primeiras décadas do século XX, com Rui Barbosa. Esse documento influenciou os debates para a formulação da primeira LDBE e na organização do sistema nacional de educação como conhecemos atualmente.

O Manifesto dos Pioneiros se inicia da seguinte forma:

“Na hierarquia dos problemas nacionais, nenhum sobreleva em importa^ncia e gravidade ao da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com