TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  28/4/2021  •  Dissertação  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 4

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ATIVIDADE INDIVIDUAL

No momento atual para que haja educação e suas metodologias de ensino sejam postas em prática tem sido um desafio pra todos, o fato é que se precisa inovar pra manter o interesse dos alunos em relação as aulas virtuais, o que já estava sendo difícil presencialmente. Quanto ao retorno das aulas, as escolas deveriam vir, mesmo que hibridas, tomando medidas de higiene e adotando as recomendações do MEC junto ao Ministério da Saúde, como o uso de máscaras e álcool em gel e também o distanciamento dos alunos, atitudes essas que devem permanecer não somente na sala de aula, mas em todas as áreas sociais.

Analisando os fatos no cotidiano de várias instituições educacionais e observando de modo amplo o ano de 2020, onde o mundo “parou” por conta da pandemia do coronavírus e principal motivo para o alto índice de educação a distância, a modalidade da educação infantil foi a mais atingida pela falta de estrutura, despreparo dos professores e divergências sociais, era necessário adequar-se, aprender o novo.

Ao olhar nesse sentido e encarando as dificuldades que ganharam uma proporção maior ao conciliar estudo virtual e aprendizado. A questão do adquirir conhecimento surgiu com o seguinte impasse, é que através das mídias sociais as crianças tem um desfio maior em aprender conteúdos e exercer tarefas solicitadas; enquanto ao assistir desenhos animados e escutarem músicas, a proporção de captação das informações é maior. Então o que de fato deveria ser apresentado para esta modalidade de ensino? Quais metodologias devem ser inseridas?

Sabe-se também que os únicos recursos além das tecnologias são os pais. Eles, os pais e responsáveis, além da função natural de cuidar, alimentar e criar, passam a ser educadores, passam a controlar e supervisionar as aulas como também a realização das atividades e sanando as dúvidas recorrentes. Para àqueles que trabalham, representado pela grande maioria, acabam tendo que esticar os horários habituais de modo de encaixar essa nova tarefa.

Estes dois olhares de buscar métodos de ensino e compreender a realidade dos alunos, são de fundamental importância para entender até quando o ensino remoto tem seus benefícios, como de fato devem ser avaliados, e se tem mesmo alcançado uma proporção significativa de estudantes, já que nem todos tem acesso ao celular ou computador, como também o acesso à internet.

As soluções para o enfrentamento desse “parar os estudos” foram surgiram na proposta de acrescentar conteúdos comuns e presentes na rotina das crianças, como os valores morais e sociais a serem agregados no contexto familiar, utilizar dos materiais de casa (água, sabão, terra, grãos) para trabalhar as atividades, dos vídeos presentes na internet, manusear diferentes aplicativos descobertos e liberados por plataformas digitais, e outros. E, quanto aos professores, junto com outros colegas, amigos e familiares foram descobrindo, trabalhando e compartilhando as experiências nessa variedade de conteúdo escondido nas telas. O tal Currículo Emergencial, como sugerido pelo Observatório da Infância e Educação Infantil da UNEB (2020) – Universidade do Estado da Bahia, ganhou realidade e ação promotora de ensino a distância para a educação infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com