TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PEDAGOGO HOJE NA ESCOLA BRASILEIRA

Por:   •  27/1/2018  •  Artigo  •  2.339 Palavras (10 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE DOCTUM DE ADMINISTRAÇÃO E EDUCAÇÃO DE VITÓRIA - DOCTUM

REDE DE ENSINO DOCTUM

CURSO DE PEDAGOGIA

NOME(s) COMPLETO(s) DO(s) ACADÊMICO(s)

TÍTULO: SUBTÍTULO (se houver)

VITÓRIA

2016

NOME(s) COMPLETO(s) DO(s) ACADÊMICO(s)

CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA.

CESAP-ES

NELIA

QUEM É O PEDAGOGO HOJE NA ESCOLA BRASILEIRA?

VITÓRIA-ES

2017

ROSILENE

QUEM É O PEDAGOGO HOJE NA ESCOLA BRASILEIRA?

Projeto apresentada ao curso de Especialização em Serviço Social da Faculdade CESAP- Espírito Santo, como requisito parcial para a obtenção do titulo de Especialista Educação Infantil e Séries Iniciais.

Orientador (a):

VITÓRIA-ES

2017

SUMÁRIO

1. Apresentação do Projeto 4

2. Problema de Pesquisa 4

2.1 Como o Projeto Político Pedagógico unido as tecnologias podem auxiliar na construção de uma escola democrática? ...4

3. Hipótese 5

4. Objetivo Geral 6

4.1 Objetivos Específicos 6

5. Justificativa 6

6. Revisão de Literatura 6

7. Metodologia 9

8. Cronograma 9

9. Referências 10

1. APRESENTAÇÃO DO PROJETO

1.1-Quem é o Pedagogo na Escola Brasileira?

O trabalho tem como objetivo, pesquisar sobre a importância desse profissional na escola brasileira, mostrar sua postura em relação á diverso setores, principalmente no que tange a educação. O pedagogo pode atuar em diversas áreas, seja ela dentro ou fora escola. O cotidiano dentro da escola já é conhecido por todos, mas ele pode estar atuando também em eventos empresas, hospitais, ONG’s, mostrando que o seu lugar pode ser dentro ou fora da escola, pois onde há ensino, há prática pedagógica. É importante que o pedagogo seja determinado em seu trabalho, para que assim possa detectar a raiz dos problemas e o solucionar da melhor forma possível, procurando sempre auxiliar o corpo docente da escola ou o grupo no qual auxilia. Um bom pedagogo procura ver sempre todos os lados da moeda, as diversas possibilidades antes de resolver um problema, pois diante de um problema pode-se ter diversas forma de solucioná-lo e o pedagogo deve auxiliar o regente da melhor forma para que isto ocorra. Ser pedagogo independe de sexo, é uma profissão para ambos os sexos, porém é preciso se dedicar e gostar do que faz, pois há grandes desafios na profissão e o pedagogo é peça chave dentro da escola, devendo estar sempre atualizado com cursos de especialização, pois apenas a graduação não é suficiente. Ser pedagogo deve ser algo que deve vir do coração, assim como qualquer outra profissão, precisamos fazer o que gostamos nos dedicando e colhendo resultados satisfatórios de nosso trabalho, resultado de nosso empenho e dedicação. Por isso a pesquisa vem dar ênfase ao tema. A pesquisa será bibliográfica, enfatizando autores como GARDNER E BARRETO.

2. PROBLEMA DE PESQUISA

2.1-Qual a importância da atuação do Pedagogo na Educação, e diversos outros setores, pertinentes ao seu cargo?

A importância do pedagogo na instituição, seja na educação básica, seja no ensino superior. O inspetor escolar assume a função de mediador para garantir a organização e funcionamento da instituição; o pedagogo ou o técnico em assuntos educacionais assume a difícil tarefa de articular ensino, pesquisa e extensão, atendendo a comunidade interna externa para a divulgação da especificidade do fazer pedagógico e administrativo da instituição do ensino superior. O pedagogo está sempre auxiliando o regente de classe com o direcionamento de atividades a serem desenvolvidas visando sempre um melhor desenvolvimento da turma, com melhores resultados e alcançando os objetivos traçados. O profissional precisa abrir mão do tradicionalismo, buscando novas tecnologias, bem como novos recursos adentrando ao contexto inovador, saindo do espaço tradicional sala de aula e buscando se inovar cada dia, visando o aprendizado do aluno, como prioridade. Afirmações que revelam o que precisa ser repensado no uso das tecnologias, por todo profissional, inclusive o da educação. Por isso a escolha do tema, e essa pesquisa dá ênfase a este aspecto, buscando em autores renomados, como, BARRETO e GARDNER.

3. HIPÓTESE.

Vivemos em um mundo Globalizado, a época da ditadura acabou, hoje, toda sociedade pode opinar, é uma democracia, que passou a atender a todas as camadas da sociedade. A partir da lei 9394 de 1996 LDB,(Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a educação passou a ter outra cara, que vem dar às escolas a elaboração do Projeto Político Pedagógico . A elaboração do projeto político pedagógico é de extrema importância para a instituição escolar, pois a escola é um organismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com