TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE ATIVIDADES EMERGENCIAIS

Por:   •  18/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.607 Palavras (7 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Bases Epistemológicas da Educação

                                        PLANO DE ATIVIDADES EMERGENCIAIS 

3º Período de Pedagogia

Prof. Luiz Marles

Aluna: Anna Julia Amorim de Souza

O presente texto tem por objetivo expor uma analise a cerca do livro, ”O que é educação?” do autor Carlos Rodrigues Brandão, abordando pontos importantes do referido livro e analisando com a atual situação da educação, assim como expor ideias pessoais a partir  do que foi compreendido na leitura desse texto.

Minha visão sobre a ideia do autor Carlos Rodrigues Brandão é que como o mesmo diz no primeiro parágrafo do seu livro o seguinte “todos nós somos sujeitos à educação todos os dias” o que pode entender é que a educação não só vem do ato de ir à escola aprender as disciplinas fazer tarefas, não, a educação é dada a partir do momento em que o individuo consegue extrair algo como forma de algum tipo de aprendizado a partir do que  aprende com o meio em que ele vive.

Outra coisa que pode se destacar sobre a leitura deste livro é que cada grupo ele tem uma forma de aprendizado uma forma de aprender também e de ensinar como ele cita o exemplo dos índios que foram fazer um tratado com os governantes nos Estados Unidos então ele destaca que na carta em que os índios escreveram esses governantes que a forma como ele ensinava os seus guerreiros era muito diferente da forma que as pessoas da cidade ensinavam as pessoas que moravam na cidade.

 Dessa forma se as pessoas que eram ensinadas por esses governantes passassem um tempo na aldeia afim de aprender com os indígenas também não conseguiriam exercer esse  aprendizado na cidade, ou seja, de nada iria servir o aprendizado que os guerreiros iam receber para sua aldeia tão quanto de nada serviria se alguém na cidade viesse aprender com os indígenas.

Percebe-se também que os indígenas em sua carta foram bem educados em sua carta para com os governantes que os colonizaram, pois os mesmos agradecem e explicam a forma com que eles ensinavam os seus guerreiros e as demais pessoas que viviam nessas aldeias, e explica como essa concepção era de fato notória, ou seja, eles tinham a percepção de que essas diferentes formas de ensinamento não era valida para ambos se adaptarem para poder sobreviver em seus respectivos meios sociais.

O fato que podemos notar é que não é diferente dos dias atuais, pois ainda sim existem culturas diferentes, e cada cultura tem a sua forma de aprendizado, mas devemos deixar claro que ir para escola é essencial para aprende de uma forma geral, diversas outras coisas que não se aprende através somente da educação cultural, pois cada cultura tem a sua forma, cada religião é de um jeito, cada tipo de sobrevivência é único, então as formas de educação são distintas entre si.

Dessa forma podemos compreender que a escola não é o único lugar em que se pode obter educação as pessoas podem aprender de acordo com a sua cultura, com seus costumes, no meio em que vive ou de acordo também com as suas necessidades, e a forma que ela vai exercer esse conhecimento na sua vida seria a ideia de pratica da educação, tanto quanto na sociedade ela tem que ser aplicada, então na forma com que as pessoas adquirem suas crenças e os valores ou como elas formam suas ideias de acordo com os momentos em que a sociedade vai passando, isso melhora a forma com que as autoridades vão adaptando novos meios e novas formas para trabalhar com a educação.

Há muitos lugares, por exemplo, que a educação ela não é dada através da escola às vezes não tem uma instituição escolar no determinado local então as crianças esse grupo social desse determinado local ele precisa de uma forma de educação essa forma de educação ela vai ser dada através dos mais velhos dos costumes nesse grupo então as crianças vão aprendendo desde pequena como viver neste local muita das vezes como sobreviver se adaptando esse modo de vida. Educação no geral ela serve para organizar impor as regras para que tenha uma ordem na sociedade.

Outro fato importante que ele diz no livro é que os antropólogos eles não caracterizam esse tipo de ensinamento, por exemplo, por exemplo, nas tribos como educação porque para eles a educação é dada por meio escolar de certo modo as tribos não tem esse tipo de educação formal. Ou seja, com isso as crianças elas aprendem o quê tenha necessidade para poderem sobreviver no meio em que vivem. Creio que tudo ao nosso redor, nós traz a curiosidade ou vontade de aprender algo, então é muito importante sempre estar disposto a aprender.

As formas de educação são muito diversificadas, até mesmo dentro da escola, em que se aprendem várias matérias com assuntos diferentes, coisas que aconteceram em épocas pouco ou muito distantes da de hoje. E a educação se renova a cada dia, são coisas e situações novas que vão surgindo ao longo dos anos. A educação é uma forma de moldar a sociedade, de dar forma e sentindo para as coisas, seja para um agricultor que cuida da sua terra para dar bons frutos, seja para o educador, o mediador que cuida e ensina seus alunos para se tornarem indivíduos afim de contribuir para com a sociedade em que estão inseridos.

A educação não é repassada somente através da escola e de um professor, em qualquer grupo social existe educação dessa forma as maneiras educação devem ser definidas como sendo algo diversificado ela está presente desde os primórdios quando os homens das cavernas tinham que desenvolver técnicas para sobreviver e assim foram se passando para as demais gerações. Então nada mais é que, uma transferência de saber de uma pessoa para outra, a educação formal por outro lado está para fazer a sua função trazer ensinamento aqueles que frequentam uma instituição de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (190.3 Kb)   docx (52.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com