TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE TRABALHO DOCENTE

Por:   •  1/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.062 Palavras (9 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..........................................................................................................        4

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...................................................................................5

PLANO DE TRABALHO DOCENTE...........................................................................8

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................10

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11

INTRODUÇÃO

Essa proposta tem o intuito dedestacar a importância do letramento,

reconhecendo o ambiente no qual o aluno esta submetido no ensino e aprendizagem, e utilizando de auxilios ligados às linguagens tecnológicas e multimodais, sendo assim que haja uma aprendizagem significativa, sendo que a tecnologia é algo frequente no cotidiano das crianças.

Na aprendizagem da escrita, é comum oaluno apontar problemas na aprendizagem, o professor, deve então ver o educandocomo sujeito do próprio aprendizado, utilizando atividades que sejam significativas.

O contexto atual busca um novocomportamento do sujeito à frente desse novo mundo tecnológico. E essa mudança tem trazido alterações sociais e culturais, proporcionando a aquisição de competências na utilização de mídias digitais.

Portanto esse trabalho ocorre no conceito de alfabetização eletramento, mostrando  informações do seu ato docente e sua importância no decorrer do período escolar, esclarecendo, a questão do letramento em uma área tecnológica, assim assegurarum conhecimento significativo para o aluno.

Objetivos

O objetivo maior desse projeto é apresentaraos alunos as matérias que devem ser passadas na aula, mas utilizar uma metodologia tendo o foco nautilização de leituras e escritas como auxiliar na aprendizagem, e também utilizar os recursos tecnológicos  

É esperado que os alunos no final do projeto tenham a competência de ler e compreender o conteúdo que foi apresentado como um texto completo e não apenas palavras individuais, e também que consigam escrever textos sem que acaberem tendo dificuldades no decorrer da escrita e que apresente sentido.

Justificativa

De acordo com o resultado da prova diagnóstica, que apresentou desempenho dos alunos inferior ao esperado pela diretora, nós professores nos reunimos para elaborar um plano de desenvolvimento nas habilidades de leitura e escrita dos alunos para que os mesmos consigam atingir o desempenho básico para a série cursada.

.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo Soares (2010) o processo de criação da escrita entende a

assimilação de códigos agregados a um sistema de escrita. O progresso da escrita, ocorre de forma gradual e depende da influência dada diante da interação do aluno com os modelos convencionais ligados à língua. Assim, é permitida a relação dos saberes novos aos conceitos iniciais já assimilados, ocasionando em um avanço no nível de escrita.

Ferreiro e Teberosky (1985) mostram que a aquisição da escrita percorre níveis de conceptualização, sendo esses níveis intitulado como hipóteses de escrita. Dentre as hipóteses de escrita que a criança tem que ultrapassar para ser vista alfabetizada estão: a hipótese pré-silábica, ficandoem primeiro nível que o aluno passa na construção da língua escrita. A hipótese silábica, a qual pode incluir valor sonoro ou não, a hipótese silábica- alfabética, a qual é estipulada como um nível intermediário entres as hipóteses silábicas e a hipótese alfabética e, por fim, a hipótese alfabética.

A alfabetização e o letramento são termos paralelos, porém, inseparáveis.

Sendo assim, esse equívoco conceitual, se revela as diferenças entre alfabetização e letramento, porém, é observável um equilíbrio entre os dois processos. Assim, pode ser vista a alfabetização como um componente do letramento, visto que este não se limita somente à construção da capacidade de ler e escrever. Um indivíduo letrado tem a competência de integrar seus conhecimentos em âmbito social.

O processo de letramento compreendido com os conceitos de Soares (2006)  abrange três etapas, sendo a compreensão, a racionalização e a transformação. Portanto, o letramento vai além das habilidades de ler e escrever ela inclui um conceito mais amplo, o que promove o indivíduo a atuar de maneira efetiva em seu meio.

Dessa forma, o letramento é classificado mais do que grafar e decodificarpalavras, é ampliar a compreensão de ler e escrever, é entender um significado mais complexo composto nas habilidades de leitura e de escrita, é buscar a compreensão de plenitude da realidade observada e ouvida, além dos conhecimentos já adquiridos. Alfabetizar em um âmbito de letramento e exige a utilização de diferentes linguagens sem determinar limites.

Apesar do letramento e a alfabetização ser considerados fenômenos diferentes, os dois processos precisam ocorrer simultaneamente. Por isso:

[...] a pessoa que aprende a ler e a escrever – que se torna alfabetizada – e que passa

a fazer uso da leitura e da escrita, a envolver-se nas práticas sociais de leitura e de

escrita – que se torna letrada – é diferente de uma pessoa que não sabe ler e escrever

– é analfabeta – ou, sabendo ler e escrever, não faz uso da leitura e escrita – é

alfabetizada, mas não é letrada, não vive no estado ou condição de quem sabe ler e

escrever e pratica a leitura e a escrita (SOARES, 2006, p.36).

Soares (2006) cita Street (1984), que caracteriza o padrão de ideias do letramento, sendo o processo que distingue as maneiras que as técnicas de leitura constituem em determinado contexto social e não apenas em seu contexto cultural. Nesse caso, o letramento tem ideias específicas dentro das instituições e esferas sociais, alterando à medida que esse contexto se transforma. O modelo ideológico exibe uma crítica em relação à escrita e à leitura, entende que as técnicas de letramento envolvem da sociedade e das ideologias apresentada nela, e são empregadas para manter as práticas e relações sociais existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (98.3 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com