TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLURALISMO CULTURAL NOS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO

Por:   •  31/5/2020  •  Dissertação  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

O pluralismo cultural nos processos de escolarização.

Como tratar do processo de escolarização de uma sociedade que se diz democrática?

Sendo que o que se entende é o processo educacional deve estar a serviço da democracia amplamente, propiciando uma escolarização que atenda as demandas de inclusão e qualidade. Porém a realidade brasileira nos mostra que não é assim que ocorre, uma estratificação social e uma injusta distribuição de renda não tem como garantir nem sustentar os direitos básicos que garantam a cidadania.

Vivemos em um país com uma sociedade miscigenada e desigual, então quando falamos sobre a questão pluricultural, não é uma opção trata-se da sua própria natureza, já que precisamos entender que o pluralismo cultural é o que nos permite essa integração, sobre o princípio de respeito ao ser humano e de tolerância ao outro.

A história da escolarização dos povos nos traz uma cultura de aprendizagem ditada sempre pela classe dominante, contudo a função básica da aprendizagem e interiorizar a cultura seja ela dominante ou não pois a criança nasce para aprender.

Cada sociedade gera sua cultura de aprendizagem, porém há uma crítica apresentada ao novo etnocentrismo é a de que este ira gerar uma espécie de confinamento do aluno na sua própria cultura.

Já a reestruturação e o aumento dos sistemas de ensino, de forma à garantir o acesso à escola para todos, este gera dificuldades para manter o profissional do magistério, onde nos deparamos com urgência na evolução do aprender de formas culturais para que a demanda possa ser atingida. Já que o mesmo se mostra frágil diante das exigências da educação comum e da crescente população diferenciada.

A partir dessas reflexões críticas sobre instituições e ações curriculares, é preciso construir um currículo básico que responda a desorientação histórica,  nos levando a uma reorientação, adequação e melhoria. Sendo que, o pensamento multiculturalista nos  possibilita a fundamentação adequada as proposições políticas nesse sentido.

Como já mencionado, além de todas essas questões na mudança de implantação do sistema de aprendizagem, temos que olhar para a questão da formação dos professores e  de como introduzir esse material sobre o pluralismo cultural em sua formação, para que este tenha condições de atender essa demanda, são questões importantes que já não pode mais ser deixada de lado. Surge a urgência de construção teórica onde o professor resgate da cultura que o aluno é portador e assim não se limitando apenas a prescrever o que deve ser ensinado. Não havendo essa mudança no currículo não há como haver a promoção da equidade social.

Ainda sobre a formação dos professores na sua base de formação, a história da África, a cultura do negro no Brasil, e a própria história do negro de um modo geral, gera problemas cruciais para novas leis que prescrevem esse conhecimento para as escolas.

A solução se conflita no cotidiano do processo de escolarização, considerando as seguintes categorias: o saber, o político social, o cultural, o epistemológico e o pedagógico.

A legítima apropriação para a construção da nuclearidade cultural, a ruptura com o dualismo, currículo comum/ currículo compulsório e cultura do indivíduo, cultura da humanidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (31.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com