TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROFESSOR E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR

Por:   •  23/1/2020  •  Monografia  •  3.772 Palavras (16 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 16

O PROFESSOR E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR

Priscila Teixeira Nascimento Malaquias (a)[1]

Orientadora: Kellen Cristina Silva(a)[2]

        

Resumo

O presente trabalho permitiu elucidar a realidade da inclusão no ambiente escolar. Primeiramente foi realizado um levantamento da história da inclusão, as conquistas e os espaços adquiridos com o tempo. Também foram discutidos como o modelo educacional vigente tem tratado esse assunto, levando  em conta que a escola é um espelho da sociedade logo tem as diferenças apresentadas em seu contexto. O processo de inclusão no Brasil começa com implantação de escolas especiais e atualmente estamos vivendo a era chamada de educação inclusiva que oferece muitos desafios para o ambiente escolar. Desafios esses citados no decorrer do artigo, bem como possibilidades de soluções. Sendo que os principais desafios se encontram na pratica pedagógica da escolarização dos alunos com necessidades especiais, e também, na formação do professor frente a essas novas demandas no contexto educacional. Assim percorrendo marcos históricos e reconhecendo a necessidade de ressignificar as praticas de inclusão, reconhece-se que é preciso criar espaços para que as diferenças possam ser aceitas e trabalhadas sem estigmatizar, mas incluindo, colocar como parte do todo, um processo educacional.

Palavras-chave: Inclusão, necessidades especiais, desafios, praticas pedagógicas.


THE TEACHER AND THE CHALLENGES OF INCLUSION IN REGULAR EDUCATION

Abstract

The present study allowed elucidating the reality of inclusion in the school environment. First, a survey was made of the history of inclusion, the achievements and the spaces acquired over time. We have also discussed how the current educational model has addressed this issue, taking into account that the school is a mirror of society soon has the differences presented in its context. The process of inclusion in Brazil begins with the implementation of special schools and we are currently living the era called inclusive education that offers many challenges for the school environment. Challenges mentioned in the course of the article, as well as possibilities for solutions. Being that the main challenges are in the practical pedagogy of the schooling of students with special needs, and also, in the teacher training in front of these new demands in the educational context. Thus, by traversing historical milestones and recognizing the need to re-signify inclusion practices, it is recognized that spaces must be created so that differences can be accepted and worked without stigmatizing, but including, as part of the whole, an educational process.

Keywords: Inclusion, special needs, challenges, pedagogical practices.

1. INTRODUÇÃO

              Ao longo da historia, o ser humano vem conquistando direitos, emancipando seu campo de atuação na sociedade, aumentando suas possibilidades e desenvolvendo seu potencial. Varias são as conquistas, vários são os espaços adquiridos.

             O espaço educacional tem um grande caminho histórico percorrido, e hoje a educação enfrenta mais um desafio de incluir. Por que mais um? Durante a história, nível social foi incluído, mulheres, negros, etc. Hoje temos o desafio de incluir as pessoas com necessidades especiais. Na verdade esse termo inclusão designa a condição de “abrir espaços para que todos possam exercer seus direitos básicos”. Neste caso, abrir espaço para que pessoas com deficiência possam desenvolver suas potencialidade no âmbito escolar e participar ativamente da comunidade.

         O modelo educacional vigente há algum tempo mostra sinais de esgotamento. Segundo Celedón (2005), faz-se necessária uma transformação, uma vez que o Brasil é um país de multiplicidades étnicas, culturais, religiosas etc. Mantoan (1997, p.6) aponta que

“A diversidade no meio social é, especialmente no ambiente escolar, fator determinante do enriquecimento das trocas, dos intercâmbios intelectuais, sociais e culturais que possam ocorrer entre os sujeitos que neles interagem”

Esta afirmação assim corrobora com o discutido e demonstra que a escola pode ser vista como é um espelho da sociedade, principalmente ao considerar que é nela que estão inseridas as diferenças e igualdades contidas na sociedade. A igualdade reside no fato de que todos somos seres humanos, e as diferenças estão nas características individuais de cada um.

Desta forma, o ambiente inclusivo propicia trocas ricas de interação social e afetiva, mediante diversidades de características. Quanto mais cedo as crianças tiverem oportunidade de estabelecer um convívio inclusivo, melhor ela saberá com lidar com as diferenças em vários aspectos da vida humana. A inclusão beneficia a todos no contexto através das trocas e aprendizagem sócio-cognitivo de resolução dos conflitos no contexto social. (CARVALHO, 1999; CELEDÓN, 2005; SAINT-LAURENT, 1997).

       Como já apresentado anteriormente, a educação inclusiva visa proporcionar o acolhimento das diferenças no âmbito educacional. Hoje se tem muitas propostas, e a comunidade educacional estão bem mobilizadas quanto a esta questão. Porém nem sempre foi assim, a educação inclusiva é recente. A história da educação inclusiva assinala que o processo de inclusão escolar na qual vivemos hoje, começou com a integração e não inclusão.

        Moussatché (1997) aponta que existe um número insuficiente de pesquisas e estudos a respeito do processo de integração da diversidade, e dentre alguns escritos sobre a história da deficiência, encontram-se referenciais em escritos religiosos – como Tamuld – que exime quaisquer responsabilidades de pessoas “doentes”, enquanto as leis de Esparta e da Antiga Roma os condenavam a morte. Na Europa medieval, ora os consideravam divinos, ora criaturas malignas em pacto com o demônio, o que deixa explícita a pouca participação do conhecimento científico. Entretanto, com a evolução histórica, momentos favoráveis influenciaram a ciência e demandaram um olhar mais compreensivo neste tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (170.7 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com