TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO

Por:   •  11/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  5.174 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO

A leitura como fonte de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental

  • O presente projeto de ensino tem como finalidade trabalhar a importância da leitura e escrita no desenvolvimento das series iniciais do ensino fundamental, como recurso primordial em sala de aula para o desenvolvimento do aluno e para a efetivação das atividades propostas a turma, a leitura é indispensável nessa etapa onde o aluno está sendo alfabetizado ou está em fase de aprimorar os conhecimentos adquiridos na fase de alfabetização

O interesse em trabalhar o seguinte tema foi em decorrência da necessidade apresentada por crianças principalmente na fase de alfabetização, onde as mesmas enfrentam muitas vezes dificuldades inicialmente em ler e escrever, sendo assim o tema partiu através de observações realizadas durante realização de projeto e execução dos mesmos em sala de aula através  dos estágios realizados pela faculdade

A escrita é uma das diversas formas que o ser humano utiliza para se comunicar, a leitura por sua vez é uma forma de todos nós nos mantermos informados de assuntos importantes para a sociedade como um todo, ´hoje tudo que encontramos a nossa volta é movido pela leitura e escrita.

Cognitivo de cada criança, onde devemos levar em consideração o tempo que cada criança tem para aprender a ler e escrever, sem que seja forçada e sem que pule etapas da alfabetização, podemos levar em conta que toda criança que convive em um ambiente já alfabetizador desde bebê terá uma grande facilidade em aprender e isso não será uma alfabetização precoce e sim a criança estará respondendo a estímulos que teve desde as fases iniciais de sua vida.

  • Os objetivos traçados foram Objetivo geral:

 Possibilitar a interação entre os alunos em sala de aula e promover histórias de forma que possa estabelecer cada vez mais o gosto pela leitura.

Objetivos específicos:

 Aprimorar a leitura e a escrita

Desenvolver a coordenação motora

Proporcionar momentos de reflexão

Trabalhar a cultura brasileira

Promover momentos de interação entre professor e alunos através de atividades e trabalhos em grupo.

  • A metodologia utilizada no respectivo projeto de ensino  tem como base um referencial teórico e bibliográfico de livros, revistas, jornais e demais artigos, pesquisa de campo realizado em uma escola da rede privada de ensino.

  • Os principais autores abordados dentro do projeto foram Freire que diz que que “a leitura de mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele”. Para que que o aluno compreenda e tenha uma visão periferia do mundo é necessário que o mesmo consiga ler tudo o que está a sua volta pois informações sempre estão vinculadas a outras informações
  • A pesquisadora argentina, Delia Lerner, trata das especificidades do ensino da escrita em contexto de estudo nas diversas disciplinas escolares. No campo da pesquisa, Delia comenta o trabalho que está desenvolvendo acerca da interdidátida, no qual analisa a leitura e a escrita como objetos de ensino e também como ferramentas de aprendizagem de conteúdos de outras áreas.

 E Lenner É preciso derrubar os velhos paradigmas que concebem o ensino de língua portuguesa como mera e simplesmente o ensino da gramática normativa; que concebem a própria língua reduzida à gramática e as suas respectivas normas e fórmulas. É preciso fazer da sala de aula um ambiente propício para se desenvolver a leitura e a escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (116.3 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com