TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.654 Palavras (19 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 1]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11][pic 12]

[pic 13]

TÍTULO DO TRABALHO:

Subtítulo do Trabalho, se Houver

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de ........

Orientador: Prof.  

Chaves, Mayara Cristina. Título do trabalho: O Papel do Professor na Inclusão. 2013 Números total de folhas. Projeto de Ensino em Educação- Pedagogia– Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Assis, 2013-10-11.

RESUMO

DIANTE DE MUITOS DOS DESAFIOS ENCONTRADOS PELA PROPOSTA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA APRESENTA, O PAPEL QUE O PROFESSOR DESEMPENHA NESSE CONTEXTO MERECE ESPECIAL ATENÇÃO. O ATOR DO CENÁRIO EDUCATIVO TEM EM SUAS MÃOS GRANDE PARTE DA RESPONSABILIDADE SOBRE OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DOS EDUCANDOS. SÃO OS PROFESSORES QUE APONTAM AS DIFICULDADES DESSE PROCESSOE DENUNCIAM SUAS INQUIETAÇÕES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO EFICAZ DA INCLUSÃO. REFLETIR E DISCUTIR SUA FUNÇÃO NA DINÂMICA PEDAGÓGICA E SUAS POSSIBILIDADES DE AÇÃO PODEM CONTRIBUIR PARA MINIMIZAR MUITAS DAS DIFICULDADES VIVENCIADOS PELO EDUCADOR.O PAPEL DO PROFESSOR É SE FAZER ESPECIALIZADO E DOMINAR O “ESPECIAL” NECESSÁRIO PARA QUE O COMUM DA APRENDIZAGEM ACONTEÇA NA ROTINA DA ESCOLA PARA TODOS,COM RESPEITO AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS.

Palavras-chave: Inclusão. Professor. Educação Especial.


SUMÁRIO

1. Introdução....................................................................................................

2 Revisão Bibliográfica ...................................................................................

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................

3.1Tema e linha de pesquisa...........................................................................

3.2 Justificativa.................................................................................................

3.3 Problematização.........................................................................................

3.4 Objetivos....................................................................................................

3.5 Conteúdos.................................................................................................

3.6 Processo de desenvolvimento...................................................................

3.7 Tempo para a realização do projeto..........................................................

3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................

3.9 Avaliação....................................................................................................

4 Considerações Finais...................................................................................

5 Referências..................................................................................................



  1. INTRODUÇÃO

Grande parte dos professores afirma não estar preparado para trabalhar com pessoas portadoras de deficiência e com pessoas com necessidades educacionais especiais. Outros professores não estão abertos a esta preparação ou não querem aprender, afirmando que já existem profissionais especializados em educação especial. E é pensando nisso que esse projeto foi feito pensando na pesquisa do trabalho do professor diante da inclusão no meio escolar.

Chegamos ao seguinte problema: como os professores organizam sua prática pedagógica para atender alunos com necessidades especiais?

Com isso temos o objetivo de avaliar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores, no que se diz respeito ao atendimento das necessidades dos alunos com deficiência intelectual em fase de alfabetização. Os objetivos são necessariamente analisar o funcionamento da escola no que se refere aos aspectos organizacionais, estruturais e de funcionamento, avaliar se os materiais didáticos são utilizados, conforme a necessidade e possibilidade dos alunos, conhecerem os meios usados para que o aluno seja de fato incluso e por último verificar se o professor desenvolve práticas pedagógicas que atendam as necessidades educacionais especiais.

Diversos estudos têm nos mostrado que a inclusão traz benefícios para alunos com necessidades especiais e para aqueles que não tenham nenhum tipo de deficiência.

Os recursos necessários serão colhidos através da observação e entrevista com o professor.

A avaliação ficará por conta do que for colhido de dados e vivências no local da escola escolhida.

Quando o aluno deficiente aparece em interação com o professor, é entendido como tendo potenciais para além da deficiência fazia supor, como diz Rodrigues (2007).


  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A história da atenção á pessoa com necessidades educacionais especiais tem se caracterizado pela segregação acompanhada pela conseqüente e gradativa exclusão, sobre diferentes argumentos, dependendo do momento histórico focalizado.

A forma de pensar e por conseqüência a forma de agir com relação á deficiência enquanto fenômeno e á pessoa com necessidades educacionais especiais enquanto ser, modificaram-se no decorrer do tempo e das condições sócio-históricas.

Praticamente não se dispõe de dados objetivos a respeito de como se caracterizava a relação entre sociedade e deficiência nos meados da vida cotidiana em Roma e na Grécia Antiga. Pode-se, entretanto, encontrar, na literatura da época, bem como na Bíblia, passagens que permitem interferir sobre sua natureza e procedimentos.

Por outro lado, a organização sociopolítica se fundamentava no poder absoluto de uma minoria, associada á absoluta exclusão dos demais das instâncias decisórias e administrativas da vida em sociedade. Caracterizava-se essencialmente, pela existência de dois agrupamentos sociais: o da nobreza senhores que detinham o poder social, e o populacho – considerados sub humanos,dependentes economicamente e propriedade dos nobres.

Nesse contexto, a pessoa diferente com limitações funcionais e necessidades diferenciadas,era praticamente exterminada por meio de abandono o que não representava um problema de natureza ética ou moral.A Bíblia traz referências ao cego,ao manco e ao leproso, a maioria dos quais sendo pedintes ou rejeitados pela comunidade,seja pelo medo de doença,seja porque se pensava que eram almadiçoados pelos deuses.Kanner(1964) relatou que a única ocupação para os retardados mentais encontrada na literatura antiga é a de bobo ou de palhaço, para a diversão dos senhores e de seus hóspedes.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)   pdf (201 Kb)   docx (39.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com