TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Paper Sobre Musicalização

Por:   •  27/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 5

A musicalização na Educação Infantil

  1. Edna Casulin Yano¹

Larissa Layane Oliveira Tinum

Wanessa Katzjarowski

Tailde Leine da Silva Lima

Rebeca Lopes de Araújo

  1. Helena Deperão Lopes Pereira²

  2. INTRODUÇÃO

              É primordial usar-se métodos eficazes e atualizações para a educação infantil, como ferramentas e objetivos de alcançar um aprendizado com bons resultados. Dessa maneira, surge a musicalização, conhecimento que trabalha com ritmos e estimula diversas funções cerebrais nas crianças, principalmente em sua fase infantil.

            Diversos estudos provam os efeitos positivos que a música, bem trabalhada, causa nas áreas do cérebro e a cada década os neurocientistas fazem avanços em relação ao estudo.

“Nas últimas décadas, os neurocientistas têm utilizado exames de ressonância magnética funcional e tomografia por emissão de pósitrons para observar as atividades cerebrais em tempo real.
Com esses equipamentos, os pesquisadores foram capazes de monitorar o cérebro de indivíduos durante diversas atividades, desde aquelas que envolviam problemas matemáticos até as relacionadas à música.
Durante essas análises, foi observado que em momentos de leitura ou resolução de problemas matemáticos ocorre a ativação de certas áreas do cérebro. Já em atividades que envolvem música, notou-se que múltiplas áreas do cérebro são ativadas.”

Neste artigo, haverá detalhadamente os fundamentos e importância da musicalização na escola e como usar esse instrumento a favor da educação infantil, aflorando o desenvolvimento cognitivo, estimulando a criatividade, potencializando memória e concentração, coordenação motora, e o principal, como fazer acontecer.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A musicalização é uma metodologia pedagógica que tem uma importância marcante na educação do indivíduo. É na música que conseguimos expressar os nossos sentimentos, seja eles qual for.

Segundo as autoras Craidy e Kaercher, “ a musica é uma linguagem criada pelo homem para expressar suas ideias e seus sentimentos, por isso está tão próxima de todos nós”. ( CRAIDY;KAERCHER, 2001, p. 130).

Com isso a maior preocupação de um docente em sala de aula é como vamos ensinar, sendo por meio de instrumentos, ou pelos sons que o corpo faz. Não é só colocar música e ensiná-las a cantar é

“desenvolver o pensamento artístico, diversificando-as contextualizando-as, motivando a curiosidade e a investigação, interligando aulas de Arte que pressupões intrinsecamente o trabalho como pensamento artístico”. (PIMENTEL, 2010, p. 212).

O trabalho com ritmo, melodia, e harmonia, explora habilidades e ensina novos conteúdos em sala de aulas e fora dela, podemos criar como exemplo de musicalização fora da sala de aula, e experimentando levar as crianças para um lugar onde tem árvores e pássaros, assim eles conseguem identificar os sons dos animais, e usando a onomatopeia como o som que o passarinho faz, ou o grilo, ou ate mesmo a cigarra.

“O aprendizado de música, além de favorecer o desenvolvimento afetivo da criança, amplia a atividade cerebral, melhora o desempenho escolar dos alunos e contribui para entregar socialmente o indivíduo.” (BRÉSCIA, 2003, p. 81).

A música na educação infantil traz muitos benefícios para o desenvolvimento das crianças como: estimular a coordenação motora, a percepção sonora e a alfabetização. Contribui para saúde mental, a inteligência emocional e a formação da personalidade, desenvolve a sensibilidade, a criatividade, o senso rítmico, a imaginação, a memória, o respeito ao próximo e a afetividade. Sobre a linguagem musical e expressão corporal podemos afirmar que:

Não há dúvidas que as crianças pequenas adoram se movimentar. Elas vivem e demonstram seus estados afetivos com o corpo inteiro: se estão alegre, pulam, correm e brincam ruidosamente. Se estão tímidas ou tristes, encolhem-se e sua expressão corporal é reveladora do que sentem. Henri Wallon nos lembra que a criança pequena utiliza seus gestos e movimentos para se apoiar seu pensamento, como se este se projetasse em suas portas. O movimento é uma linguagem, que comunica estados, sensações, ideias: o corpo fala. Assim é importante que na Educação Infantil o professor possa organizar situações e atividades, em que as crianças possam conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo. ( MELO, 2011, p. 134).

A escola pode contar com diversas atividades lúdicas, Para Gatti (2012), a musica se torna uma aliada importantíssima, tanto pela sua interdisciplinaridade, quanto pela interação em atividades escolares e para todas as outras desenvolvidas para as crianças. A Lei de Diretrizes da Base da Educação, n° 9.394, de 20 de Dezembro de 1996 dispõem sobre a obrigatoriedade do ensino da musica na educação básica, alterada e sancionada pela Lei n° 11.769, de 18 de Agosto de 2008 no qual prevê “ A musica deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente  curricular.”( BRASIL, 2008).Quando a criança participa de atividades com a musica, permite-se a ela um conhecimento de si mesma, através do seu desenvolvimento corporal. Weigel (1988) e Barreto (2000), afirmam que essas atividades contribuem para o desenvolvimento cognitivo e linguístico, psicomotor e socioafetivo da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (238 Kb)   docx (303.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com