TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de Ensino na Escola

Por:   •  29/11/2018  •  Resenha  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  2.119 Visualizações

Página 1 de 4

LIBÂNEO, José Carlos. O Processo de Ensino na Escola. In________. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 1992, P. 77-82.

No capitulo 4 do livro Didática de José Carlos Libâneo, aborda a importância de compreender o processo de ensino e aprendizagem na sala de aula e suas características nesse mesmo processo; as relações entre professor, aluno e a matéria no decorrer do desenvolvimento de ensino.

Libâneo aponta que o ensino tradicional, ou seja, aquele em que o professor apenas passa a matéria, o aluno recebe e reproduz mecanicamente o que absorveu, ainda é muito existente na maioria das escolas e com isso os alunos vão acumulando dificuldades e, assim, caminhando para um fracasso futuramente.

Segundo Libâneo (1992 p.78-79):

O ensino deve ser mais do que isso, compreende ações conjuntas do professor e dos alunos pelos quais estes são estimulados a assimilar, consciente e ativamente, os conteúdos e os métodos, de assimilá-los com suas forças intelectuais próprias, bem como a aplicá-las, de forma independente e criativa, nas varias situações escolares e na vida pratica. [...] o ensino é um processo, ou seja, caracteriza-se pelo desenvolvimento e transformação progressiva das capacidades intelectuais dos alunos em direção ao domínio dos conhecimentos e habilidades, e sua aplicação.

Da mesma forma, Libâneo (1992) afirma que o papel do professor é essencial para o processo de ensino, pois além de em ministras as aulas, também estabelece objetivos sociais e pedagógicos, seleciona e organiza os conteúdos e sempre dispor uma comunicação compreensível e clara com os alunos para que os mesmo consigam desenvolver suas habilidades e capacidades de pensar e colocar na pratica. Além disso, o autor realça a necessidade de livros didáticos em sala de aula, acredita-se ser um recurso auxiliar cujo o uso depende da iniciativa e imaginação do professor, porem não devendo ficar refém apenas dele para ter uma boa aprendizagem.

Assim, Libâneo expõe (1992, p.79):

Por essa razão, é fundamental que o professor domine bem a matéria para saber selecionar o que é realmente básico e indispensável para o desenvolvimento da capacidade de pensar dos alunos.[...] O trabalho do docente, portanto, deve ter como referencia, como ponto de partida e como ponto de chegada, a pratica social, isto é, a realidade social, política, econômica, cultural da qual tanto o professor como os alunos são parte integrante.

O autor aponta o ensino como função principal do processo de transmissão e assimilação dos conteúdos do saber escolar para que desenvolvam as capacidades cognoscitivas dos alunos, isto é, as energias mentais disponíveis no individuo, ativadas e desenvolvidas no processo de ensino, que apresenta estreita relação com os conhecimentos, podendo ser a observação, a percepção, a compreensão, o raciocínio, a memória e entre outros. Com isso, ensino requer um caráter bilateral, no qual combinam a atividade do professor de ensinar com a atividade do aluno em aprender.

Libâneo (1992, p. 80) discorre que o processo de ensino faz interagir dois momentos indissociáveis:

A transmissão e assimilação ativa dos conhecimentos e habilidades. Na transmissão o professor organiza os conteúdos e os torna didaticamente assimiláveis, prove as condições e os meios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com